Seleção A Futsal

Bernardo Paçó: "Preparados para dar uma boa resposta"

Futsal - Seleção A

O guarda-redes destaca a importância dos dois jogos com a Ucrânia.

A Seleção Nacional de Futsal já trabalha na FPF Arena Portugal. A Equipa das Quinas concentrou-se esta segunda-feira e já realizou um treino dando início ao estágio de preparação que contempla dois jogos com a Ucrânia.

BILHETES DISPONÍVEIS

A Equipa das Quinas prossegue a preparação para o Campeonato da Europa 2026. O conjunto português liderado por Jorge Braz vai enfrentar a congénere ucraniana no Pavilhão Dr. Eduardo Mansinho, em Tavira, a 19 e 21 de dezembro, com ambos os jogos marcados para as 19h45.

Neste arranque de trabalhos, Bernardo Paçó foi o porta-voz da equipa. O guardião luso diz que o grupo está empenhado em voltar aos bons momentos: "Sentimo-nos bem e confiantes. Estamos preparados para dar uma boa resposta ao mau resultado contra a Eslovénia no último estágio. Não fomos tão competitivos nem tão disciplinados defensivamente como costumamos ser. O último jogo ensinou-nos que temos de estar sempre atentos e no nosso máximo. Uma das características desta equipa é competir nos limites", revelou.

Sobre o adversário deste momento de preparação, o internacional português destaca a capacidade dos ucranianos: "Já conhecemos a Ucrânia muito bem, são um dos favoritos para vencer o Campeonato da Europa. Vai ser um duplo confronto muito interessante para nós. Sabemos que o adversário é muito competitivo, lutam até ao limite e serão dois grandes jogos, certamente", confessou.

Relativamente à convocatória final, Bernardo Paçó coloca o foco no trabalho diário: "Existe sempre ansiedade. Se for convocado será a minha primeira competição com a Seleção Nacional AA. No entanto, estou focado no dia a dia e muito feliz por estar aqui neste grupo. Para mim já é um grande privilégio estar nestes estágios de preparação a ajudar a equipa. Depois, se em janeiro estiver nos convocados será um orgulho enorme", acrescentou.

Deafiado a olhar para o lado individual, o jogador que pertence aos quadros do Sporting CP evidencia maturidade e humildade: "Acho que estou num bom momento, sinto que estou a conseguir mostrar o que sou, a assimiliar certas coisas como o foco e a concentração. No entanto, sei que ainda há muita coisa para evoluir e estou empenhado em continuar a crescer", finalizou.

 

Trata-se de um regresso da Seleção Nacional a Tavira. O último encontro da Equipa das Quinas no Pavilhão Dr. Eduardo Mansinho realizou-se em outubro de 2013, num jogo de preparação com Espanha (1-1).

Recorde-se que Portugal estará no Grupo D do Europeu juntamente com Itália, Polónia e Hungria. Esta será a 11.ª participação de Portugal numa fase final de um Europeu, que vai na 13.ª edição. Portugal apenas não esteve nas edições 1996 e 2001, sendo que organizou o Euro em 2007 (Gondomar). A Equipa das Quinas, recorde-se, é a atual bicampeã em título (2018 Eslovénia e 2022 Países Baixos). A fase final será disputada entre 21 de janeiro e 7 de fevereiro de 2026. Confira aqui o calendário de jogos do Euro.

Olhando para as 12 partidas entre Portugal e Ucrânia, verifica-se um equilíbrio assinalável. Entre jogos de preparação e encontros decisivos em fases finais, Equipa das Quinas soma cinco vitórias, três empates e três derrotas. O último confronto disputou-se em agosto de 2024, em Viseu, na preparação para o Mundial do Uzbequistão. Recorde-se que a Ucrânia foi 3.º classificada no último Campeonato do Mundo e chegou às meias-finais da última edição do Euro.

HISTÓRICO COM A UCRÂNIA
ACREDITAÇÃO MEDIA DISPONÍVEL
DOSSIÊ DE IMPRENSA

Eis a lista de convocados:

Guarda-redes: Edu (El Pozo Murcia, Espanha), André Correia (SL Benfica) e Bernardo Paçó (Sporting CP);

Fixos: André Coelho (SL Benfica) e Tomás Paçó (Sporting CP);

Fixo/Ala: Afonso (SL Benfica);

Alas: Tiago Brito (SC Braga), Pany Varela (SL Benfica), Silvestre (SL Benfica), Lúcio Rocha (SL Benfica), Kutchy (SL Benfica), Pauleta (Sporting CP), Bruno Coelho (Riga Futsal, Letónia) e Miguel Ângelo (Fortitudo Pomezia, Itália);

Pivôs: Neves (SC Braga) e Rúben Góis (Rio Ave FC).

Programa da Seleção Nacional:

15 de dezembro | segunda-feira
13h30: Concentração - Cidade do Futebol
18h00: Treino - FPF Arena Portugal

16 de dezembro | terça-feira
11h30: Treino - Ginásio
18h00: Treino - FPF Arena Portugal

17 de dezembro | quarta-feira
11h30: Treino - FPF Arena Portugal
15h30: Partida para Tavira
19h00: Chegada a Tavira

18 de dezembro | quinta-feira
11h30: Treino - Ginásio
18h00: Treino - Pavilhão Dr. Eduardo Mansinho

19 de dezembro | sexta-feira
19h45: PORTUGAL x UCRÂNIA - Pavilhão Dr. Eduardo Mansinho

20 de dezembro | sábado
11h30: Treino - Ginásio
18h00: Treino - Pavilhão Dr. Eduardo Mansinho

21 de dezembro | domingo
19h45: PORTUGAL x UCRÂNIA - Pavilhão Dr. Eduardo Mansinho


;
;
15 de Dezembro 2025
Foto

André Sanano/FPF

Notícias