Nem golo(s), nem aproximação…
U. Santarém e Amora empataram (0-0) num encontro da 13.ª jornada da Série B da Liga 3 Placard em que as ocasiões de golo fizeram greve geral. Em termos classificativos, perderam mais com o ponto atribuído os encarnados, que desceram ao 9.º e penúltimo lugar, enquanto os azuis mantiveram a 6.ª posição.
Apesar de a estatística, já ao intervalo, assinalar 9 remates para cada lado (e quase metade deles enquadrados), a verdade é que não houve qualquer motivo de perigo no jogo todo, que terminou com 18-16 remates, qual deles o mais inofensivo.

O lance mais espetacular foi uma bicicleta de Éberth demasiado alta e torta (39’), num ambiente de pelotão a rolar tranquilamente na planície, para continuar com as analogias velocipédicas.
Com tão grande carestia de ocasiões de golo, torna-se forçoso assinalar um cruzamento largo, para o segundo poste, a que Águas chega atrasado (69’), fazendo da U. Santarém a equipa mais “próxima” de chegar o golo, que continuou uma miragem até final.
A jogar em casa e a 4 pontos do quarteto do topo, a U. Santarém estava impedida de ceder mais pontos. O Amora, com mais 3 pontos e um histórico cem por cento vitorioso fora com o treinador Nuno Presume, também precisava de recuperar os 2 cedidos na última ronda, para tentar reposicionar-se no grupo que lutará pela subida.

FICHA DE JOGO
UD SANTARÉM 0-0 AMORA FC
Liga 3 Placard – 1.ª Fase – Série B
13.ª jornada
Campo Chã Padeiras
Árbitro: Fa Sanha
Assistentes: Emanuel Henriques e Filipe Silva
Quarto árbitro: Leonardo Dias
UD SANTARÉM: Hidalgo; João Ricardo, Pedro Pereira, Rodeia, Eberth (Bamba, 82’), Marco Grilo [cap], Águas (Tiago Madeira, 82’), Rodrigo Teixeira (Rui Silva, 33’), Nuno Reis, Tomás Castro (Noah, 82’) e David Monteiro (Ventura, 62’).
Suplentes não utilizados: Pedro Teixeira, Fuller, Rafa Midões e Edu Marcante.
Treinador: Carlos Fernandes
Disciplina: amarelo a Rodeia (46’), Nuno Reis (57’), Marco Grilo (84’) e Rui Silva (87’).
AMORA FC: Diego Andrade; Tiago Correia, Renzo Trotta, Mauro Antunes [cap], João Oliveira (Edney Ribeiro, 90’+3), Pedro Teixeira (Joaquim Marques, 82’), Ednilson Furtado (Ablaye Diop, 65’), Hélio Cruz, Wendel Souza, Dino Semedo (Tony, 65’) e Fábio Pala.
Suplentes não utilizados: Heloine Correia, Marlon Couto, Jonnathan Lima, Gustavo Barros e Filipe Marques.
Treinador: Nuno Presume
Disciplina: amarelo a Ednilson Furtado (11’) e Hélio Cruz (87’).
Homem do Jogo: Éberth (U. Santarém)
Éberth, por tentar mais
Num encontro em que o rigor manda esclarecer que não houve Homem do Jogo – ninguém teve qualquer ação decisiva –, o ponta-de-lança dos santarenos foi contemplado, pelo facto de ter sido aquele que mais tentou desfazer o nulo, quase sempre com remates de longe.
Éberth, inclusivamente, tentou de bicicleta (39’), mas a acrobacia saiu desconjuntada, como quase tudo o que se viu no Chão das Padeiras.
