Goleada à Argentina na meia-final do Mundial Feminino de Futsal, nas Filipinas
Portugal é o primeiro finalista da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, a decorrer nas Filipinas. A Seleção Nacional A, liderada por Luís Conceição, venceu, esta sexta-feira, a Argentina, por 7-1, na meia-final disputada em Pasig (Manila), com uma exibição de sonho, avassaladora, que anulou por completo as adversárias.
Espanha e Brasil entram na quadra às 12h00 (fuso horário de Lisboa) para discutir a outra vaga na final histórica de domingo.

Aos 57 segundos já se ouvia Xutos & Pontapés no PhilSports Arena, banda sonora dos golos portugueses no Campeonato do Mundo Feminino de Futsal. Carolina Pedreira assistiu Lídia Moreira no remate de primeira do 0-1 que fez soar "A minha casinha", escolha adequada para o que se seguiu, o espetáculo de uma equipa que se instalou na quadra com o domínio de quem se sente em casa.
Como noutras ocasiões, Portugal soube simplificar o jogo. Antes de o inundar com talento criativo, cerrou os dentes e fez uma parede à frente de Ana Catarina Pereira, a cortar quaisquer hipóteses ao jogo físico que a Argentina procurava. Pouco depois de marcar, Lídia Moreira estava na área a atrapalhar o remate de Melina Quevedo (3'). Aos 6', Janice Silva e Maria Pereira travaram, a dois tempos, Mailen Romero. Ficou provado que a agilidade do futsal das portuguesas estava preparada para resistir sem perder a vocação criativa. Janice Silva mostrou-o, aos 7', num passe longo para Inês Matos, encostada à linha, na direita, encontrar Fifó solta ao segundo poste para fazer o 0-2.

Fiel à identidade, a Seleção Nacional A foi atrás da felicidade em cada lance. Aos 9', Lídia Moreira interceptou uma reposição de bola e fez o 0-3, que abalou definitivamente as adversárias.
A Argentina pediu um minuto, mas não se recompôs, porque a quadra era de Portugal, de uma equipa inteira, coesa no domínio, como Janice Silva mostrou, aos 10', quando Janice Silva recuperou no meio-campo progrediu em tabela com Fifó e antecipou-se à defesa no remate para o 0-4. Aos 11', Fifó fez algo parecido, ao iniciar o lance que viria a consumar o 0-5, com assistência de Maria Pereira.
O 0-6, aos 15' ofereceu o retrato perfeito da partida, com o atraso de Ana Azevedo para Fifó, que esperou que a capitã avançasse na quadra para lhe devolver a bola lá na frente e vê-la depois tirar do caminho Melina Quevedo e Trinidad d'Andrea, com toda a classe, para dar ao marcador a expressão de goleada. A Argentina teve a melhor oportunidade do primeiro tempo aos 18', quando Carolina Nuñez ganhou espaço, mas não teve lucidez e rematou por cima.

O segundo tempo abriu com novo golo português, que começou nos pés de Janice Silva e teve Maria Pereira a assistir Inês Matos no 0-7, ao segundo poste (21'). A partida conheceu, então, uma fase mais incaracterística, com a Argentina a tentar impor o jogo físico, de novo sem sucesso e com um par de cartões amarelos para Lucia Rossi e Luciana Natta. Na baliza portuguesa, Ana Catarina Pereira opos-se com a bravura do costume a um livre potente de Agostina Chiesa (25').
Aos 37', Lídia Moreira e Carolina Pedreira ficaram perto de aumentar a vantagem mas acabou por ser Romero, aos 38´, a marcar o tento de honra das argentians nesta partida histórica para Portugal.

Ficha de jogo
Campeonato do Mundo Feminino de Futsal
Meia-final
PhilSport Arena (Pasig, Manila, Filipinas)
1º árbitro: Tayana Moreno (VEN)
2º árbitro: Mariia Myslovska (UKR)
3º árbitro: Noelia Gutierrez Muñoz (ESP)
4º árbitro: Kimberly Valverde (CRC)
Cronometrista: Gelareh Nazemi (IRN)
ARGENTINA 1-7 PORTUGAL (0-6 ao intervalo)
ARGENTINA (cinco inicial): Trinidad d’Andrea (GR), Lara Villalba, Carina Nuñez, Ana Ontiveros e Agostina Chiesa
Suplentes: Silvina Espinazo (GR), Maca Espinoza, Lucia Rossi, Julia Dupuy, Melina Quevedo, Luciana Natta, Mailen Romero e Melany Orellana
Selecionador nacional: Nicolas Noriega
Golos: 1-7 Mailen Romero (38´)
Disciplina: cartão amarelo para Lucia Rossi (21') e Luciana Natta (26')
PORTUGAL (cinco inicial): Ana Catarina Pereira (GR), Kika, Ana Azevedo, Carolina Pedreira e Lídia Moreira
Suplentes: Maria Odete Rocha (GR), Inês Matos, Helena Nunes, Kaká, Débora Lavrador, Janice Silva, Fifó, Maria Pereira e Marta Teixeira
Selecionador nacional: Luís Conceição
Golos: 0-1 Lídia Moreira (1'), 0-2 Fifó (7'), 0-3 Lídia Moreira (9'), 0-4 Janice Silva (10), 0-5 Fifó (10'), 0-6 Ana Azevedo (15'), 0-7 Inês Matos (21')
Disciplina: -.