Débora Lavrador: “É muito mais exigente, mas é para isso que trabalhamos”

Futsal Fem. - Seleção A

Portugal defronta Argentina nas meias-finais do primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, nas Filipinas

A Seleção Nacional A Feminina de Futsal prepara-se para enfrentar a Argentina, nas meias-finais do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, a decorrer nas Filipinas, com o rigor e a ambição que a conduziram ao lote das quatro melhores, depois de eliminar Itália, com um triunfo por 7-2 e um registo acumulado de 30 golos marcados e três sofridos. Portugal volta a entrar na quadra do PhilSports Arena, em Pasig (Manila), na sexta-feira de manhã - 10h00, no fuso horário de Lisboa, com transmissão direta na RTP 2, em diferido no Canal 11 e online, em FIFA+. "Já digerimos bem essa vitória e agora é preparar-nos para o que aí vem, o jogo com a Argentina", comentou, esta quarta-feira, Débora Lavrador, 29 anos, a quem a experiência em Espanha tem permitido cruzar-se com algumas das próximas adversárias.

A viver a terceira temporada na liga espanhola, ao serviço do Poio Pescamar, depois de passagens por Marin e Burela, Débora Lavrador tem uma visão mais próxima das protagonistas da Argentina. "Tem jogadoras com bastante experiência, algumas que jogam em Espanha, contra mim; então, dá para perceber que têm muita qualidade. E é uma equipa sul-americana, é mais física, mais intensa do que estamos habituadas, na Europa", explicou.

A cada etapa superada neste Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, o nível de dificuldade aumenta e este é o tipo de desafios que a equipa acolhe de braços abertos. "Agora, estamos nas quatro melhores seleções do mundo, aqui, então, claramente, é muito mais exigente, mas é para isso que trabalhamos e que estamos preparadas", referiu Débora Lavrador, porta-voz de uma equipa a postos para esta fase em que o tempo de recuperação é mais reduzido, com três jogos em seis dia, de terça a domingo. "Estamos bem, porque também temos um departamento médico muito bom, que está sempre disponível para nos ajudar a fazer o que quer que seja necessário, e por causa disso estamos em perfeitas condições para jogar", declarou.

Débora Lavrador chega a este torneio histórico mais madura e dá por válida a aposta na carreira em Espanha. "A nível individual, técnico, cresci bastante. É um campeonato extremamente competitivo: mesmo que jogues com o último classificado, é sempre competitivo e por aí cresci, enquanto atleta", analisou, feliz pela presença neste primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal. Desafiada a resumir a experiência em poucas palavras, elegeu uma, "orgulho". "É um orgulho estar aqui com estas pessoas a representar o nosso país. É um orgulho", sublinhou, animada por esta caminhada feita de vitórias que representa a concretização de um sonho coletivo: "Só falta um jogo para estarmos na final, portanto, vamos encará-lo e preparar-nos da melhor forma e, se Deus quiser, vamos estar na final."

Argentina-Portugal e Espanha-Brasil definem, na sexta-feira, os finalistas da primeira edição do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal.

Recorde as 15 convocadas por Luís Conceição para o primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal; consulte o  MEDIA GUIDE para mais informações:

Guarda-redes: Alexandra Melo* (SL Benfica), Ana Catarina Pereira (SL Benfica) e Maria Odete Rocha (GCR Nun'Álvares)
Fixo: Inês Matos (SL Benfica)
Fixo / Ala: Ana Azevedo (GCR Nun'Álvares), Ana Catarina Ribeiro "Kika" (Leões Porto Salvo) e Ana Sofia Gonçalves "Fifó" (SL Benfica)
Ala: Carolina Pedreira (Poio Pescamar), Helena Nunes (Futsi Atlético Navalcarnero), Catarina Silva "Kaká" (GCR Nun'Álvares), Maria Pereira (SL Benfica) e Marta Teixeira (GCR Nun’Álvares)
Pivot: Débora Lavrador (Poio Pescamar), Janice Silva (SL Benfica), Lídia Moreira (GCR Nun'Álvares)

Não está inscrita.

Programa da Seleção Nacional Feminina de Futsal**

3 de dezembro
16h30 - Treino (ginásio)

4 de dezembro

14h45 – Conferência de imprensa (PhilSports Arena)
18h00 – Treino (Ninoy Aquino Stadium)

5 de dezembro
18h00 – Argentina-Portugal 10h00 no fuso horário de Lisboa
 

**Sujeito a alterações. Restante programa a divulgar, oportunamente, no site da Federação Portuguesa de Futebol.
***Hora local; mais oito horas do que em Portugal continental.


;

Notícias