Liga 3 Placard

Amora vence Caldas

Liga 3 Placard

Encontro referente à 11ª ronda.

O Amora surpreendeu o Caldas, na noite deste domingo, ao vencer por 2-1, graças aos golos de João Oliveira e Mauro Antunes. O conjunto da casa ainda reduziu por intermédio de Ewandro Santos, já ao minuto 90, mas a reação surgiu demasiado tarde para alterar o desfecho. Com este resultado, a equipa orientada por Nuno Presume ascende à quinta posição da tabela, somando agora 15 pontos, enquanto o Caldas mantém o terceiro lugar, com 18 pontos.

O Caldas entrou muito determinado e instalou-se, desde cedo, no meio-campo adversário, impondo um futebol simples e  prático. A sua formação aproximou-se com frequência da área de Diego Andrade, mas encontrou pela frente um adversário sereno e bem organizado e capaz de controlar quase todas as investidas sem sobressaltos. Prova disso é que o primeiro lance realmente perigoso surgiu, apenas, aos 15 minutos, e até pertenceu aos visitantes: João Oliveira, de cabeça, na sequência de um cruzamento de Dino Semedo, deixou o primeiro aviso.

Pouco depois, seria o próprio João Oliveira a inaugurar o marcador. Dino Semedo tocou para Mauro Antunes no corredor esquerdo, e, apesar da pressão, o extremo conseguiu cruzar para a área, onde o ponta-de-lança português, com uma excelente execução, rematou de pé esquerdo, à meia-volta, assinando um belo golo aos 25 minutos.

A reação da equipa da casa foi imediata. Num curto intervalo, Ricardo Alexandre dispôs de duas claras oportunidades para restabelecer a igualdade. Primeiro, atirou ligeiramente ao lado (27’); depois, viu Diego Andrade realizar uma defesa extraordinária (30’). Antes do intervalo, João Oliveira voltou a criar perigo num cabeceamento à figura de Wilson Soares (38’), e Matheus Palmério, também de cabeça após canto, rematou para fora (45’). Já em tempo de compensação (45’+4’), João Rodrigues testou novamente os reflexos de Diego Andrade, que voltou a responder com qualidade.

A primeira parte terminou com um bom ritmo e várias ocasiões, deixando o desfecho totalmente em aberto para a etapa complementar.

Com naturalidade, o Caldas lançou-se ao ataque na etapa complementar, agora com novas soluções ofensivas. Ewandro Santos e Miguel Velosa deram maior dinâmica ao setor adiantado, conferindo frescura e profundidade a uma equipa que passou largos minutos instalada no meio-campo contrário, sempre à procura do empate e com evidente insistência.

Contudo, apesar do volume ofensivo, a formação da casa revelou grandes dificuldades em romper o bloco defensivo do Amora, agora muito mais compacto e coordenado. A linha recuada dos visitantes manteve-se consistente, segura e criteriosa na gestão de todos os lances, anulando por completo as tentativas de criação adversárias. Assim, apesar da pressão constante, as oportunidades de golo praticamente não existiram.

E foi precisamente numa das raras aproximações do Amora à área de Wilson Soares que surgiu o segundo golo. João Oliveira acelerou pelo corredor esquerdo e cruzou rasteiro para o coração da área, onde apareceu Mauro Antunes, oportuno, a finalizar (72’). A equipa da casa ainda reduziu a desvantagem já sobre o minuto 90, através de um excelente remate de Ewandro Santos. Antes desse golo, Miguel Velosa e João Rodrigues tiveram duas boas ocasiões para devolver esperança ao Caldas, mas ambas foram desperdiçadas, adiando o único tento que viria a surgir já demasiado tarde para alterar o rumo do encontro.

FICHA DE JOGO
CALDAS SC, 1  AMORA FC, 2 (0-1 ao intervalo)
Liga 3 Placard,Série B 2025/26
Jornada 11
Campo da Mata
Árbitro
: João Afonso
Árbitros assistentes: Roberto Santos e Francisco Silva Quarto árbitro: Pedro Vieira
CALDAS SC: Wilson Soares, Zé Ricardo, Pipo, Pepo (Yordy, 24’), Matheus Palmério (Miguel Velosa, 46’), Ricardo Alexandre (Luís Farinha, 78’), Diogo Clemente, Duarte Maneta, João Rodrigues ( Cap.), Rui Carreira (Ewandro Santos, 46’), Zé Gata (Gonçalo Chaves, 61’).
Suplentes não utilizados: Duarte Almeida, Nuno Januário, Gonçalo Barreiras, David Lopes.
Treinador: José Vala
Disciplina: cartão amarelo para Ewandro Santos (67’), Duarte Maneta (90’+2’), Diogo Clemente (90’+5’).
AMORA FC: Diego Andrade, Renzo Trotta, Mauro Antunes, João Oliveira, Pedro Teixeira (Jonathan Lima, 89’), Ednilson Furtado (Ablaye Diop, 72’), Tiago Duque (Cap.), (Marlom Oliveira, 88’), Hélio Cruz, Wendel Souza (Tiago Correia, 80’), Dino Semedo (Joaquim Marques, 80’), Fábio Pala.
Suplentes não utilizados: Iuri Miguel, Tony, Filipe Marques, Edney Ribeiro.
Treinador: Nuno Presume
Disciplina: cartão amarelo para Diego Andrade (45’), Mauro Antunes (45’+4’), Joaquim Marques (82’), Tiago Duque (86’).

Golos: 0-1 (João Oliveira, 25’), 0-2 (Mauro Antunes, 73’), 1-2 (Ewandro Santos, 90’).

Homem do jogo: Mauro Antunes (Amora

O experiente médio foi peça indispensável nesta vitória, assinando uma assistência e um golo. Realizou uma exibição cheia de personalidade, num encontro em que João Oliveira seguiu-lhe o exemplo, destacando-se igualmente pela qualidade do seu desempenho e também com um golo e uma assistência.

 


;

Notícias