Marcelo Rebelo de Sousa recebeu Campeões do Mundo no palácio de Belém
A Seleção Nacional campeã do Mundo de sub-17, equipa técnica, liderada por Bino Maçães, toda a comitiva e o Presidente da FPF, Pedro Proença, foram, esta sábado, recebidos no Palácio de Belém pleo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Depois de viajarem até à residência oficial do Chefe de Estado no autocarro panorâmico que os recebeu no aeroporto Humberto Deglado, toda a comitiva nacional foi homenageada por Marcelo Rebelo de Sousa.
Na ocasião, na Sala das Bicas, depois de Rafael Quintas, capitão de equipa, colocar em exposição, numa peanha o troféu de campeão do Mundo sub-17, coube a Bino Maçães dirigir as primeiras palavras em nome da comitiva que foi cumprimentada, individualmente e calorosamente, pelo Presidente da República.

O Treinador Nacional agradeu a honra de poder estar presente e poder apresentar o troféu em Belém, assim como o apoio do líder da FPF: "Excelentíssimo senhor Presidente da República, obrigado pelo convite. É uma honra estarmos aqui presentes. Queria também agradecer ao presidente da FPF por todo o apoio que nos proporcionou assim como agradecer aos meus jogadores porque tiveram um desempenho fantástico. Foi o culminar da maturidade que foram apresentando, foram grande. Obrigado a todos."

O Presidente da FPF, Pedro Proença, também agardeceu a receção: "Queria agradecer por nos ter recebido hoje. Passados 34 anos, somos campeões do Mundo. Permita-me neste momento começar por agradecer a estes jovens que passados 5 meses do campeonato da Europa nos deram esta alegria. Jovens que se calhar não sabem o que fizeram. O futuro do futebol português está garantido. Depois, ao nosso treinador, ao mister Bino, que só ele sabe o quanto foi difícil convecê-lo depois de ser campão da Europa a mantê-lo motivado. Garantiu-me que íamos ser campeãos do mundo. E fomos. Muito obrigado pelo que fez pelo povo português. Permita-me deixar uma palavra de elogio aos clubes de futebol de Portugal, a esta transversalidade, que tem permitido que estes jovens possam trazer alegrias", disse.
O líder federativo também agradeceu a Marcelo Rebelo de Sousa todo o seu apoio: "O Presidente tem sido o grande embaixador do futebol português e de todos os desportos em Portugal. Dissemos que somos capazes. Continuaremos neste nivel de exigência, sem a arrogância, mas nesta nova era do futebol portuguêss, poder garantir a todos: habituem-se, vamos continuar a ganhar, vamos continuar a ganhar!", finalizou.

Já o Presidente da República sublinhou, num discurso emotivo, ofereceu uma "palavra especial" a Pedro Proença, por "ter arrancado em força e com o pé direito", com os sucessos que tem tido: "Este é muito saboroso e estamos todos, o País, muito felizes por este contributo para o prestígio de Portugal", disse.
Marcelo Rebelo de Sousa também elogiou profusamente Bino Maçães: "É de uma alegria, de uma energia e de uma força indomáveis. Como foi referido pelo Presidente da FPF, acabou de ganhar um Europeu, podia esperar e ver. Podia não quer correr o risco de nãos e sair tão bem. Não, arriscou e ganhou. Ganhou porque esta equipa é espetacular e estes jovens são espetaculares. Cada um de vocês é espetacular!", afirmou.
O chefe do Estado evocou ainda "o peso do futebol" no mundo e depois de evocar Eusébio, Cristiano Ronaldo, José Maria Pedroto, Figo, João Vieira Pinto, Rui Costa, Jorge Costa ou Carlos Queirós, anunciou que, 34 anos depois do mundial sub-20 de 1991, vai condecorar os jogadores, apesar de serem ainda tão novos: "Já combinei com o Presidente da FPF, vão descansar, passar tempo com a família, perceber o que se passou, recordar cada segundo desta final, e no dia 2 de janeiro, para começar em força o próximo ano, aqui terei as vossas condecorações da Ordem de Mérito. Serão os mais jovens a recebê-las nestas circunstâncias mas vocês merecem", finalizou.
