Bino: "todos os detalhes contam"

Seleção Sub-18

Declarações do Treinador Nacional e de Romário Cunha antes da meia-final

A Seleção Nacional Sub-18 ultima, este domingo, todos os pormenores, tendo em vista o encontro da meia-final do Campeonato do Mundo FIFA Sub-17.

Bélgica, México e Suíça foram os adversários que os lusos tiveram de derrotar para aqui chegar, faltando o Brasil para alcançar algo que nunca foi feito na história do futebol português: a presença numa final do Mundial Sub-17.

A Equipa das Quinas tem a sessão de trabalho agendada para as 13h00 (hora portuguesa), em Doha, no Complexo Desportivo de Al Thumama, apontando todas as baterias para o encontro da meia-final, agendado para segunda-feira, às 16h00 lusas, diante da congénere do Brasil. Em caso de vitória nacional, os comandados de Bino Maçães disputam o título mundial diante do vencedor do Áustria x Itália, com o encontro final calendarizado para o próximo dia 27 de novembro, às 19h00 locais, mais três horas que em Portugal Continental, no Estádio Internacional Khalifa, em Doha.

Ao chegar a esta fase da competição, Portugal repete, assim, o feito de 1989, ainda com a designação de sub-16 e com Bino como jogador, a seleção nacional que contava com nomes como Luís Figo, Emílio Peixe ou Abel Xavier, alcançou a sua melhor prestação, ao terminar no terceiro lugar.

O Treinador Nacional conta com todos os 21 convocados disponíveis para o embate frente aos canarinhos.

Em declarações ao Canal 11, o Treinador Nacional Bino Maçães e o guardião Romário Cunha realizaram a antevisão da partida, mostrando uma vontade imensa de "fazer história" por Portugal.

Bino Maçães, Treinador Nacional, em discurso direto:

"Nesta fase do campeonato, esperamos muitas dificuldades, como é lógico. Mas também, acredito que o Brasil pensará o mesmo em relação à nossa equipa, será um jogo difícil, com uma boa equipa, com jogadores potentes, uma equipa que nos criará dificuldades, com alguns pontos que podemos explorar, à semelhança dos outros jogos. Esperamos conseguir recuperar bem os jogadores, pois isso será fundamental, com muitos jogos, um desgaste muito grande, mas se estivermos ao nosso nível, acredito que teremos a possibilidade de fazer história."

Brasil conta com três jogadores suspenso, ao contrário de Portugal que tem a folha limpa: "Nesta fase, todos os detalhes contam, quer ao nível do jogo, quer no desempenho dos jogadores. É verdade que o Brasil utilizará jogadores que ainda não jogaram e, eventualmente, também não terão o ritmo que deveriam ter, sendo que devemos aproveitar esse fator. Do nosso lado, estou muito contente pela maturidade e gestão que os jogadores conseguiram ter e fazer contra a Suíça, mesmo estando muito bem em termos defensivos e de agressividade, pois contar com todos será sempre fundamental, pois serão todos precisos."

"No estádio tenho tido esse cuidado de agradecer o apoio dos nossos adeptos, mas quero agora agradecer a toda a comunidade portuguesa presente aqui no Catar, porque tem sido muito importante os nossos jogadores não se sentirem sozinhos. É verdade que os pais estão cá, tal como alguns empresários e gente do futebol que nos têm apoiado bastante, mas sem esta comunidade não seria a mesma coisa, pois temos tido a bancada de Portugal sempre cheia e isso é sempre um incentivo enorme." 

Romário Cunha, guarda-redes luso, em discurso direto:

"Esperamos um jogo difícil, vamos ter de fazer um jogo muito competente para estarmos ao nosso nível, estamos preparados, sabemos que teremos um desgaste extra, estamos prontos para o que vier e, acima de tudo, o mais importante é a equipa estar forte, unida e prometemos estar a esse nível."

Brasil venceu nos 16-avos-de-final e oitavos-de-final através da marcação de grandes penalidades: "Nós preparamos todos os jogos para esse ponto, para a minha posição isso ainda é mais importante, mas fazêmo-lo sempre , sabemos que o Brasil já decidiu dois jogos através das grandes penalidades, vamos preparar claramente esse ponto, mas acho que não será preciso, porque a equipa está forte e não vai chegar a esse momento."

"Acima de tudo, foi a nossa consistência ao longo dos jogos desde que esta geração começou a ficar mais unida, os resultados foram evidentes, o que corresponde à quantidade de vezes que a nossa baliza fica a zeros e acho que isso é muito importante, para depois num Campeonato do Mundo dar uma força extra à equipa e é algo que nos pode motivar a todos."

Guarda-redes preparado para manter a baliza a zeros? "Claro, estou sempre preparado para isso, para ajudar a minha equipa ao máximo e é isso que eu tenho tentado fazer no Campeonato do Mundo."

 

Eis a lista de convocados para o Mundial Sub-17:

Guarda-redes: Alex Tverdohlebov (Sporting CP), Romário Cunha (SC Braga) e David Rodrigues (SC Braga)
Defesas: Daniel Banjaqui (SL Benfica), Gabriel Dbouk (SC Braga), Yoan Pereira (FC Porto), José Neto (SL Benfica), Martim Chelmik (FC Porto), Ricardo Neto (SL Benfica) e Mauro Furtado (SL Benfica).
Médios: Santiago Verdi (Vitória SC), Rafael Quintas (SL Benfica), Zeega (Vitória SC), Tomás Soares (SL Benfica), Bernardo Lima (FC Porto) e Miguel Figueiredo (SL Benfica)
Avançados: João Aragão (SC Braga), Duarte Cunha (FC Porto), Stevan Manuel (SL Benfica), Mateus Mide (FC Porto) e Anísio Cabral (SL Benfica)

Meia-Final:

24 de novembro | segunda-feira (hora portuguesa)

13h30: Áustria x Itália 
16h00: Portugal x Brasil

Final: 27 de novembro - quinta-feira

Galeria dos campeões:

1985: Nigéria
1987: União Soviética
1989: Arábia Saudita
1991: Gana
1993: Nigéria
1995: Gana
1997: Brasil
1999: Brasil
2001: França
2003: Brasil
2005: México
2007: Nigéria
2009: Suíça
2011: México
2013: Nigéria
2015: Nigéria
2017: Inglaterra
2019: Brasil
2023: Alemanha

A Nigéria é o país mais títulado, com cinco títulos, seguindo-se a seleção brasileira, com quatro conquistas.


;
;
23 de Novembro 2025
Foto

FPF

Notícias