Vitória, por 2-0, diante da Suíça, coloca a Equipa das Quinas pela segunda vez nesta fase da competição. Brasil é o próximo adversário.
A Seleção Nacional Sub-18 venceu, esta sexta-feira, a sua congénere da Suíça, por 2-0, nos quartos-de-final do Mundial Sub-17.
Mateus Mide e José Neto foram os autores dos golos lusos, em Doha, no Aspire Academy,
Com esta vitória, os comandados de Bino Maçães disputam a passagem à final, esta segunda-feira, com o Brasil. O encontro do título está calendarizado para o próximo dia 27 de novembro, às 19h00 locais, mais três horas que em Portugal Continental, no Estádio Internacional Khalifa, em Doha.
Ao chegar a esta fase da competição, Portugal repete, assim, o feito de 1989, ainda com a designação de sub-16 e com Bino como jogador, a seleção nacional que contava com nomes como Luís Figo, Emílio Peixe ou Abel Xavier, alcançou a sua melhor prestação, ao terminar no terceiro lugar.
DECLARAÇÕES
JOSÉ NETO - MELHOR EM CAMPO

Quanto ao jogo, o conjunto nacional criou a primeira grande oportunidade, logo aos dois minutos, com Banjaqui a centrar, com a bola a sobrar para José Neto, para o lateral atirar, de primeira, cruzado, com a redondinha a passar a centímetros do poste esquerdo de Brogli.
Aos 21 minutos, as emoções soaram nos dois lados, primeiro para os lusos, com Lima a isolar Anísio, para o avançado português rematar para apertada defesa do guardião helvético. Já no contra-ataque, os comandados de Luigi Pisino conseguiram transportar rapidamente o esférico até à baliza contrária, com Mladen Mijalovic a tentar a sua sorte, mas Romário Cunha disse presente e negou o golo adversário. Nem três minutos tinham passado e a Equipa das Quinas voltava a criar perigo, Banjaqui na direita a passar por todos, para deixar atrasado, com Stevan Manuel a falhar o alvo.
Portugal tanto que tentava que chegaria finalmente à vantagem, aos 41 minutos, com Anísio Cabral a dominar de peito no centro da área, deixando a bola pronta para Mateus Mide inaugurar o marcador, fazendo o primeiro da partida.

Segunda parte, segundo golo
A turma das quinas não poderia desejar melhor arranque da 2ªParte, quando na sequência de um cruzamento do lado direito, a bola atravessa toda a área e vai parar ao flanco oposto, concretamente aos pés do lateral José Neto. O internacional dominou, respirou e rematou forte de pé esquerdo, com a bola entrar onde mora a coruja, no ângulo superior direito da baliza suíça.
Tic tac, tic tac, Portugal está com um pé e meio na meia-final do Mundial sub-17, com os atletas nacionais a permanecerem no comando do jogo e a conseguirem parar as ofensivas do país da Europa Central. Mas, os helvéticos não desistiam e voltavam a ameaçar, aos 81 minutos, com Mijajlovic a aparecer na área, a conseguir trocar as voltas a um defesa português e rematar forter para defesa de Romário, impedindo o golo com a perna esquerda.

(em atualização)
Ficha de Jogo
Campeonato do Mundo FIFA Sub-17 2025
Doha, Catar
Quartos-de-final
Aspire Academy (Campo 3)
PORTUGAL 2-0 SUÍÇA (1-0 ao intervalo)
Árbitro: Hyun Jai Choi (KOR)
Árbitros Assistentes: Giyol Bang (KOR) e Jinhee Cheon (KOR)
4ºÁrbitro: Sander Van der Eijk (NED)
PORTUGAL: Romário Cunha (GR), Daniel Banjaqui (Gabriel Dbouk, 64'), Martim Chelmik, Mauro Furtado, José Neto, Rafael Quintas - CAP. (Zeega, 82'), Bernardo Lima (João Aragão, 75'), Mateus Mide (Tomás Soares, 64'), Duarte Cunha (Santiago Verdi, 74'), Stevan Manuel e Anísio Cabral
Suplentes: Alex Tverdohlebov (GR), David Rodrigues (GR), Yoan Pereira, Ricardo Neto e Miguel Figueiredo
Treinador: Bino Maçães
Disciplina: cartão amarelo para Daniel Banjaqui (9') e José Neto (56')
SUÍÇA: Noah Brogli (GR), Oliver Mambwa, Gil Zufferey - CAP., Giacomo Koloto, Mladen Mijalovic (Nevio Scherrer, 72'), Erblin Sadikaj, Marco Correia, Ethan Bruchez, Adrien Llukes, Sandro Wyss e Jill Stiel (Jeremie Barererwa, 86')
Suplentes: Theodore Pizarro (GR), Kader Cherif (GR), Celestin Steimer (GR), Dario Kaufmann, Miran Sinani, Justin Eglin, Aleksander Sekulic, Leonit Ibraimov, Nico Lazri
Treinador: Luigi Pisino
Disciplina: cartão amarelo para Oliver Mambwa (34') e Jill Stiel (39')
Golos: 1-0, Mateus Mide (41'); 2-0, José Neto (53')

Alinhamento dos quartos-de-final (hora portuguesa):
21 de novembro | sexta-feira
Áustria 1-0 Japão
Itália 1-0 Burkina Faso
14h45 - Portugal x Suíça
15h45 - Marrocos x Brasil
Meia-Final:
24 de novembro | segunda-feira
Áustria x Itália
Vencedor (Portugal x Suíça) x Vencedor (Marrocos x Brasil)
Final: 27 de novembro - quinta-feira
Galeria dos campeões:
1985: Nigéria
1987: União Soviética
1989: Arábia Saudita
1991: Gana
1993: Nigéria
1995: Gana
1997: Brasil
1999: Brasil
2001: França
2003: Brasil
2005: México
2007: Nigéria
2009: Suíça
2011: México
2013: Nigéria
2015: Nigéria
2017: Inglaterra
2019: Brasil
2023: Alemanha
A Nigéria é o país mais títulado, com cinco títulos, seguindo-se a seleção brasileira, com quatro conquistas.