Seleção Sub-18

Bino: "só podemos ganhar este jogo se trabalharmos muito"

Seleção Sub-18

Treinador Nacional e Bernardo Lima perspectivam duelo com a Suíça.

A Seleção Nacional Sub-18 realiza, esta quinta-feira, no Catar, o último treino antes dos quartos-de-final do Mundial Sub-17.

O derradeiro momento de preparação da Equipa das Quinas está marcado para as 12h30 portuguesas, no Complexo Desportivo de Al Thumama, apontando todas as baterias para o próximo encontro dos lusos, agendado para sexta-feira, às 14h45 (hora portuguesa), diante da congénere da Suíça. Em caso de vitória nacional, os comandados de Bino Maçães disputam a passagem à final com o vencedor do Marrocos x Brasil. O encontro do título mundial está calendarizado para o próximo dia 27 de novembro, às 19h00 locais, mais três horas que em Portugal Continental, no Estádio Internacional Khalifa, em Doha.

O Treinador Nacional conta com todos os 21 convocados disponíveis para o desafio.

Em declarações ao Canal 11, Bino Maçães e o internacional Bernardo Lima fizeram a antevisão do embate frente aos helvéticos, elogiando o adversário e garantindo que tudo farão para marcarem presença nas meias-finais do Campeonato do Mundo FIFA Sub-17.

Bino Maçães, Treinador Nacional, em discurso direto:

Suíça: “Para estar nesta fase, é porque mereceu cá estar à semelhança de Portugal, por isso tem de ser uma boa equipa. Depois, vejo aqui algumas semelhanças com a seleção da Bélgica, com jogadores que jogam muito bem, com bons princípios ofensivos, sabem aquilo que fazem, uma equipa bem trabalhada e que nos irá criar muitas dificuldades. Temos de ter muita atenção em termos defensivos, naquilo que são as maiores forças do nosso adversário, para estarmos eficazes e conseguirmos neutralizar aquilo que possam ser as suas mais-valias. No entanto, tal como as outras equipas, existem pontos onde podemos explorar e acho que o vamos conseguir fazer, se estivermos bem e serenos com bola.”

“À medida que a competição vai avançando, é importante permanecermos serenos e fiéis aquilo que costumamos fazer, sendo fundamental para atingirmos outros patamares, pois é isso que queremos: pensamos somente neste jogo, queremos vencê-lo para continuarmos aqui.”

Mudanças no onze: “É aquilo que tenho dito aos jogadores, mais com o que tenho dito aqui, falando até nas últimas antevisões, que o castigo do Tomás Soares condicionou aquilo que seria a nossa abordagem ao jogo, pois tínhamos de pensar no todo, não só naqueles que podiam jogar de início, mas também os que podiam acrescentar quando precisássemos. Por exemplo, nós marcámos quando alteramos a equipa na parte ofensiva e no meio-campo, acabando por fazer mais três golos. Isto diz muito da capacidade dos nossos jogadores, tanto dos que jogam como aqueles que entram, e depois de estarem muito focados em poder ajudar a equipa jogando 10/30 minutos ou o jogo todo, isso para nós é fundamental. Para os treinadores é muito importante termos todos os jogadores mentalmente disponíveis para nos ajudar, porque vamos precisar de todos.”

“É verdade que mais na primeira fase houve aqui mais correções da nossa parte, por serem importantes, sendo que agora também é importante lhes darmos alguma confiança e serenidade que entendo serem fundamentais, até porque o trajeto deles tem sido excelente e queremos os nossos jogadores moralizados, com os pés bem assentes no chão e conscientes que só podemos ganhar este jogo se trabalharmos muito. O nosso processo defensivo será fundamental, eu já lhes disse que ganhámos o Campeonato da Europa muito devido ao nosso processo defensivo, na vontade que tivemos de entreajuda. Agora, para ganharmos um Campeonato do Mundo ou para podermos progredir isso terá de estar presente, até porque depois, em termos ofensivos, nós temos qualidade, com bons princípios, criando situações onde colocamos bastantes dificuldades aos nossos adversários e se formos fiéis a nós próprios, acredito que faremos um bom jogo, para progredirmos neste Mundial.”

Bernardo Lima, internacional português, em discurso direto:

“Esperamos um grande jogo, são os quartos-de-final de um Mundial, todas as equipas são fortes, as equipas são competitivas, esperamos um jogo competitivo, mas faremos de tudo para ganharmos este jogo.”

Rotatividade: “Acho que é importante a gestão que o Mister faz, porque sabemos que são muitos jogos, de muita intensidade, com o calor também a afetar muito e, por isso, temos de estar todos preparados para quando formos chamados a jogar e intervir. É importante gerir, para estarmos todos a 100%.”

Suíça: “Já vimos o adversário, tem uma boa equipa, com jogadores com qualidade, gostam de jogar tal como nós, mas estamos preparados para fazermos um bom jogo e passarmos às meias-finais.”

Bernardo Lima é um dos capitães da equipa: “Já falamos sobre isso, é um sinal de confiança por parte do Mister, também já estou habituado a ser capitão no clube, mas é um sinal de responsabilidade e tenho de aproveitar muito bem essa oportunidade.”

Espírito do Grupo: “Estamos todos muito confiantes, tal como temos estado até agora, acho que temos feito um grande Mundial e queremos continuar, queremos estar nas meias-finais e tudo faremos por isso.”

Eis a lista de convocados para o Mundial Sub-17:

Guarda-redes: Alex Tverdohlebov (Sporting CP), Romário Cunha (SC Braga) e David Rodrigues (SC Braga)
Defesas: Daniel Banjaqui (SL Benfica), Gabriel Dbouk (SC Braga), Yoan Pereira (FC Porto), José Neto (SL Benfica), Martim Chelmik (FC Porto), Ricardo Neto (SL Benfica) e Mauro Furtado (SL Benfica).
Médios: Santiago Verdi (Vitória SC), Rafael Quintas (SL Benfica), Zeega (Vitória SC), Tomás Soares (SL Benfica), Bernardo Lima (FC Porto) e Miguel Figueiredo (SL Benfica)
Avançados: João Aragão (SC Braga), Duarte Cunha (FC Porto), Stevan Manuel (SL Benfica), Mateus Mide (FC Porto) e Anísio Cabral (SL Benfica)

Alinhamento dos quartos-de-final (hora portuguesa):

21 de novembro | sexta-feira

12h30 - Áustria x Japão
13h30 - Itália x Burkina Faso
14h45 - Portugal x Suíça
15h45 - Marrocos x Brasil

Meia-Final:

24 de novembro | segunda-feira

Vencedor (Áustria x Japão) x Vencedor (Itália x Burkina Faso)
Vencedor (Portugal x Suíça) x Vencedor (Marrocos x Brasil)

Final: 27 de novembro - quinta-feira

Galeria dos campeões:

1985: Nigéria
1987: União Soviética
1989: Arábia Saudita
1991: Gana
1993: Nigéria
1995: Gana
1997: Brasil
1999: Brasil
2001: França
2003: Brasil
2005: México
2007: Nigéria
2009: Suíça
2011: México
2013: Nigéria
2015: Nigéria
2017: Inglaterra
2019: Brasil
2023: Alemanha

A Nigéria é o país mais títulado, com cinco títulos, seguindo-se a seleção brasileira, com quatro conquistas.


;
;
20 de Novembro 2025
Foto

FPF

Notícias