Encontro decorre em Lisboa e reuniu cerca de 200 delegados provenientes de sindicatos de jogadores de todo o mundo
O presidente da FPF, Pedro Proença esteve, na manhã desta terça-feira, na sessão de abertura da Assembleia Geral da FIFPro, encontro que decorre em Lisboa e que reuniu cerca de 200 delegados provenientes de sindicatos de jogadores de todo o mundo. A organização, que celebra este ano o seu 60.º aniversário, voltou a juntar especialistas, dirigentes e representantes do setor para debater os principais desafios que marcam o presente e o futuro do futebol profissional.
Pedro Proença destacou a importância do trabalho da FIFPro e sublinhou a premência de um diálogo constante entre as entidades que regulam e organizam o futebol global.
Entre os temas em análise estiveram questões jurídicas, contratuais e desportivas, com especial foco na crescente sobrecarga dos calendários competitivos e no impacto que esta tem na gestão de carreira dos atletas.
Num contexto em que o futebol vive uma expansão competitiva sem precedentes, Proença reforçou a necessidade de encontrar um equilíbrio que proteja os jogadores e preserve a qualidade do espetáculo. “Com um calendário internacional exigente, que obriga a que todas as entidades internacionais dialoguem e encontrem as melhores soluções competitivas; mas que defenda sempre o mais importante do futebol: o talento dos jogadores!”, afirmou.
O presidente da FPF aproveitou ainda o momento para elogiar o trabalho do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Portugal e do seu líder, Joaquim Evangelista, também membro da direção da FIFPro. “O Sindicato dos Jogadores de Portugal aderiu à FIFPro em 1986 e hoje é um dos sindicatos mais ativos na defesa dos interesses dos jogadores; e este importante papel em muito se deve a Joaquim Evangelista; a presença de Joaquim Evangelista no Board da FIFPro é um dos cargos de maior prestígio do futebol português”.
A Assembleia Geral prossegue ao longo do dia, com mesas-redondas, apresentações e grupos de trabalho dedicados à construção de soluções sustentáveis para o futebol profissional mundial.
