Vitória portuguesa, por 0-5, sobre o México, nos oitavos-de-final do Mundial Sub-17
A Seleção Nacional Sub-18 venceu, esta terça-feira, a sua congénere do México, por 0-5, em encontro relativo aos oitavos-de-final do Campeonato do Mundo Sub-17.
Rafael Quintas (16', GP), Anísio Cabral (48'), Zeega (81'), Miguel Figueiredo (83') e Yoan Pereira (85') marcaram os golos lusos.
Em Doha, os comandados de Bino Maçães enfrentam agora nos quartos-de-final o vencedor do Suíça x República da Irlanda (terça-feira, 14h45 portuguesas).
A final do torneio mundial está marcada para o próximo dia 27 de novembro, às 19h00 locais, no Estádio Internacional Khalifa, em Doha.
DECLARAÇÕES
Duarte Cunha - Homem do Jogo

Quanto ao jogo e com o México a defender em bloco baixo, apostando nas transições rápidas, a primeira grande oportunidade foi portuguesa. Aos seis minutos, o capitão Quintas recebe no centro do terreno, tira um adversário do caminho e deixa em Stevan, que ao ver José Neto a galopar na esquerda, coloca a bola no lateral, para o mesmo tentar o cruzamento rasteiro, parado pelo guardião Santiago Lopez.
Aos 16 minutos e depois de muitas tentativas da seleção portuguesa, Zeega sofre falta na área, por parte de Navarra, com o árbitro chileno a apontar para a marca da grande penalidade. A 11 metros da baliza, Rafael Quintas não vacilou e rematou colocado para o primeiro da Equipa das Quinas. Aos 19 minutos, o México tenta responder ao golo, ao subir as linhas de pressão, mas a formação de Bino Maçães seguiu confiante e tranquilo no jogo.

Aos 36 minutos, o Treinador Nacional pediu um video-assistant por uma possível expulsão para Jose Navarro, por agressão a Bernardo Lima, com o juiz Fernando Vejar Díaz a dar razão ao conjunto luso, reduzindo o país dos Astecas a dez unidades.
A poucos minutos do descanso, Zeega recebe no lado direito, assistindo Bernardo Lima, com o médio português a atirar rasteiro, de pé direito, com o esférico a falhar por pouco o alvo, com o resultado a permanecer inalterado até ao intervalo.
No reatar do duelo, a formação das quinas entrou a marcar, com Zeega a isolar o suspeito do costume, com Anísio Cabral a receber calmamente, contornar o guarda-redes adversário e colocar a redondinha no fundo das redes. Os comandados de Bino Maçães queriam mais e continuaram a pressionar alto, tanto que aos 68 minutos estiveram, novamente, perto do golo, com uma receção orientada de Mateus Mide, que atirou bem perto do poste da baliza de López.
O jogo pedia e Portugal concretiza, com Mateus Mide numa jogada individual na esquerda, a encontrar Zeega no centro da área, num autêntico golo à ponta-de-lança, a fazer o 0-3 no marcador. A poeira ainda não tinha assentado e Miguel Figueiredo já aproveitava um ressalto na grande área para finalizar e aumentar a contagem de Portugal, para Yoan Pereira fazer o quinto luso, momentos depois, a passe de João Aragão.

Ficha de Jogo
Campeonato do Mundo FIFA Sub-17 2025
Doha, Catar
Oitavos-de-final
Aspire Academy (Campo 3)
MÉXICO - PORTUGAL
Árbitro Principal: Fernando Vejar Díaz (CHI)
Árbitros assistentes: Juan Serrano (CHI) e Carlos Poblete (CHI)
4ºÁrbitro: Bruno Perez (PER)
MÉXICO: Santiago Lopez (GR), Adrian Villa, Michael Corona, Ian Olvera, Luis Gamboa, Aldo de Nigris (Lucca Vuoso, 59'), Jose Navarro, Oscar Pineda, Inigo Borgio (Kenneth Martinez, 45'), Jorge Sanchez (Maximo Reyes, 49') e Jhonnatan Grajales - CAP.
Suplentes não utilizados: Abdon Turrubiates (GR), Matias Velazquez (GR) e Ignacio Lopez
Treinador: Carlos Carino
Disciplina: cartão vermelho para Jose Navarr (36') e Santiago Lopez (88'); cartão amarelo para Jhonnatan Grajales (46') e Lucca Vuoso (63')
PORTUGAL: Romário Cunha (GR), Daniel Banjaqui, Martim Chelmik, Mauro Furtado, José Neto, Rafael Quintas - CAP. (Santiago Verdi, 75'), Bernardo Lima (Mateus Mide, 63'), Zeega, Duarte Cunha (João Aragão, 68'), Stevan Manuel (Yoan Pereira, 68') e Anísio Cabral (Miguel Figueiredo, 63')
Suplentes não utilizados: Alex Tverdohlebov (GR), David Rodrigues (GR), Gabriel Dbouk e Ricardo Neto
Treinador: Bino Maçães
Disciplina: cartão amarelo para Miguel Figueiredo (65') e Martim Chelmik (79')
Golos: 0-1, Rafael Quintas (16', GP); 0-2, Anísio Cabral (48'); 0-3, Zeega (81'); 0-4, Miguel Figueiredo (83'); 0-5, Yoan Pereira (85')

Alinhamento dos oitavos-de-final (hora portuguesa):
18 de novembro | terça-feira
12h30 - Itália x Uzbequistão
12h30 - Uganda x Burkina Faso
13h00 - México x Portugal - DIRETO CANAL 11
13h30 - Brasil x França
14h45 - Suíça x República da Irlanda
15h15 - Coreia do Norte x Japão
15h45 - Áustria x Inglaterra
15h45 - Marrocos x Mali
Quartos-de-final (horário a definir):
21 de novembro | sexta-feira
Vencedor (México x Portugal) x Vencedor (Suíça x República da Irlanda)
Vencedor (Marrocos x Mali) x Vencedor (Brasil x França)
Vencedor (Áustria x Inglaterra) x Vencedor (Coreia do Norte x Japão)
Vencedor (Itália x Uzbequistão) x Vencedor (Uganda x Burkina Faso)
Meia-Final: 24 de novembro - segunda-feira
Final: 27 de novembro - quinta-feira
Galeria dos campeões:
1985: Nigéria
1987: União Soviética
1989: Arábia Saudita
1991: Gana
1993: Nigéria
1995: Gana
1997: Brasil
1999: Brasil
2001: França
2003: Brasil
2005: México
2007: Nigéria
2009: Suíça
2011: México
2013: Nigéria
2015: Nigéria
2017: Inglaterra
2019: Brasil
2023: Alemanha
A Nigéria é o país mais títulado, com cinco títulos, seguindo-se a seleção brasileira, com quatro conquistas.