Seleção defronta o México, esta terça-feira, para os oitavos do Mundial Sub-17
A Seleção Nacional Sub-18 prosseguiu, este domingo, com a preparação em Doha, tendo em vista o encontro dos oitavos-de-final do Campeonato do Mundo Sub-17.
O conjunto nacional tem uma sessão de treinos no Complexo Desportivo de Al Thumama, agendada para as 15h30 locais, mais três horas que em Portugal Continental.
A Equipa das Quinas enfrenta, esta terça-feira, a sua congénere do México, às 13h00 lusas, no Campo 3 do Aspire Academy, com o encontro a ter transmissão em direto e exclusivo no Canal 11. Em caso de triunfo dos comandados de Bino Maçães, Portugal jogará nos quartos-de-final diante do vencedor do Suíça x República da Irlanda (terça-feira, 14h45 portuguesas).
A final do torneio mundial está marcada para o próximo dia 27 de novembro, às 19h00 locais, no Estádio Internacional Khalifa, em Doha.
O Treinador Nacional, Bino Maçães, convocou 21 jogadores para o certame mundial.

Em declarações ao Canal 11, o internacional Alex Tverdohlebov comentou o triunfo nos 16-avos-de-final: "uma vitória muito bem conseguida, fomos uma equipa muito organizada durante os 90 minutos, soubemos defender e atacar, aproveitando os erros do adversário. Soubemos ser uma grande equipa e entendo que a vitória veio daí".
O guardião luso analisa ainda o próximo oponente, a seleção do México: "uma equipa muito aguerrida, tal como é característico das equipas sul-americanas. Mas, vamos ter de contrariar as mais-valias deles com a nossa qualidade, teremos de ser uma família dentro de campo, sabemos para o que vamos, somos Portugal e só temos um resultado em mente: a vitória."
Para Tverdohlebov, "a relação entre nós (guarda-redes) é boa, uma competição saudável. O facto de termos três guarda-redes permite-nos ter em treinos uma boa dinâmica, o que nos permite criar mais situações de jogo e a qualidade aqui é muito grande, o que nos ajuda a elevar os índices de agressividade e concentração para os jogos. Mais, a oportunidade que eu tive de jogar o primeiro jogo foi muito boa, pois estou a representar o meu país, ainda por cima numa competição destas, onde todos queriam estar e jogar. Agora tenho estado junto dos meus colegas a treinar e a ajudar todos aqueles que jogarão, para que a vitória seja nossa".
Por fim, Alex entendo que estar num Mundial "é uma mais-valia para o nosso currículo e o facto de termos sido Campeões da Europa é algo do passado, sabendo sim que nos acarreta uma responsabilidade, mas o que nos dá mais responsabilidade é este símbolo que levamos ao peito".

Eis a lista de convocados para o Mundial Sub-17:
Guarda-redes: Alex Tverdohlebov (Sporting CP), Romário Cunha (SC Braga) e David Rodrigues (SC Braga)
Defesas: Daniel Banjaqui (SL Benfica), Gabriel Dbouk (SC Braga), Yoan Pereira (FC Porto), José Neto (SL Benfica), Martim Chelmik (FC Porto), Ricardo Neto (SL Benfica) e Mauro Furtado (SL Benfica).
Médios: Santiago Verdi (Vitória SC), Rafael Quintas (SL Benfica), Zeega (Vitória SC), Tomás Soares (SL Benfica), Bernardo Lima (FC Porto) e Miguel Figueiredo (SL Benfica)
Avançados: João Aragão (SC Braga), Duarte Cunha (FC Porto), Steven Manuel (SL Benfica), Mateus Mide (FC Porto) e Anísio Cabral (SL Benfica)
Alinhamento dos oitavos-de-final (hora portuguesa):
18 de novembro | terça-feira
12h30 - Itália x Uzbequistão
12h30 - Uganda x Burkina Faso
13h00 - México x Portugal - DIRETO CANAL 11
13h30 - Brasil x França
14h45 - Suíça x República da Irlanda
15h15 - Coreia do Norte x Japão
15h45 - Áustria x Inglaterra
15h45 - Marrocos x Mali
Quartos-de-final (horário a definir):
21 de novembro | sexta-feira
Vencedor (México x Portugal) x Vencedor (Suíça x República da Irlanda)
Vencedor (Marrocos x Mali) x Vencedor (Brasil x França)
Vencedor (Áustria x Inglaterra) x Vencedor (Coreia do Norte x Japão)
Vencedor (Itália x Uzbequistão) x Vencedor (Uganda x Burkina Faso)
Meia-Final: 24 de novembro - segunda-feira
Final: 27 de novembro - quinta-feira
Galeria dos campeões:
1985: Nigéria
1987: União Soviética
1989: Arábia Saudita
1991: Gana
1993: Nigéria
1995: Gana
1997: Brasil
1999: Brasil
2001: França
2003: Brasil
2005: México
2007: Nigéria
2009: Suíça
2011: México
2013: Nigéria
2015: Nigéria
2017: Inglaterra
2019: Brasil
2023: Alemanha
A Nigéria é o país mais títulado, com cinco títulos, seguindo-se a seleção brasileira, com quatro conquistas.