Ricardo Azevedo, Treinador Nacional, aborda o derradeiro jogo de preparação da Seleção Nacional A Feminina de Futsal, antes do arranque do Mundial
Ricardo Azevedo, Treinador Nacional que integra a equipa técnica da Seleção Nacional A Feminina de Futsal liderada por Luís Conceição abordou, este domingo, as expectativas para o jogo de preparação com a Colômbia, o último teste antes do arranque do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, nas Filipinas. "Esperamos um jogo com muita intensidade, uma seleção jovem, com jogadoras de qualidade, inclusivamente, com duas nomeadas para melhor jovem do mundo, uma das quais ganhou", afirmou, numa alusão a Nicole Mancilla Solis e a Karen Sofia Torres. Em janeiro, a primeira foi considerada a Melhor Jogadora Jovem de Futsal do Mundo, numa lista final que, além da compatriota, incluiu também a portuguesa Carolina Pedreira.
"Vai ser um jogo muito intenso, muito competitivo, à semelhança do que muitas das seleções que vão estar neste Mundial nos vão trazer como problemas, e também por isso quisemos jogar com um adversário que nos traga desafios semelhantes àqueles que vamos enfrentar. Inclusivamente, a Tanzânia tem um estilo de jogo semelhante ao da Colômbia", explicou, em declarações a fpf.pt. A equipa africana, recorde-se, é a primeira que Portugal defronta, no Grupo C, a 23 de novembro. Seguem-se Japão, no dia 26, e Nova Zelândia, a 29.

As características e o poderio colombiano asseguram um teste de nível elevado e com especificidades à medida do que a Seleção Nacional A terá pela frente, neste primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, no país do Sudeste Asiático onde se encontra em estágio, desde a noite de sexta-feira. "Preparar-nos para adversários com os quais não costumamos jogar tantas vezes" é importante. "A Colômbia é um adversário muito forte, ficou em terceiro na classificação da CONMEBOL, vai trazer dificuldades que não são habituais, a nível europeu, portanto, é bom para nos preparar para todo o tipo de adversário que vamos ter. Muitas seleções têm o mesmo modelo de jogo e o mesmo tipo de estratégia", reforçou Ricardo Azevedo: "A Colômbia joga muito em 3x1, aliás, essa pivot muito forte, de muita qualidade, é uma das referências; defensivamente, é uma defesa tipicamente muito individual, muito física. Vamos ter de nos adaptar e perceber que esse tipo de jogo pede-nos outras soluções, por isso, é um bom adversário para esta altura e vai ser importante para percebermos se estamos a caminhar no sentido que queremos para começar este Mundial".
A sete dias do primeiro desafio do Grupo C, "Portugal está a crescer", afirmou: "Portugal está a crescer; estamos no bom caminho. Ainda há coisas para afinar, mas, globalmente, o grupo está bem, focado. Temos trabalhado bem, tem assimilado o que queremos, cada vez melhor. Vamos chegar à competição no nível que queremos".
Portugal defronta a Colômbia, amanhã, às 15h30 locais (mais oito horas do que em Portugal Continental), no pavilhão do complexo Ninoy Aquino Stadium, em Manila.

Recorde as 15 convocadas por Luís Conceição para o primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal:
Guarda-redes: Alexandra Melo* (SL Benfica), Ana Catarina Pereira (SL Benfica) e Maria Odete Rocha (GCR Nun'Álvares)
Fixo: Inês Matos (SL Benfica)
Fixo / Ala: Ana Azevedo (GCR Nun'Álvares), Ana Catarina Ribeiro "Kika" (Leões Porto Salvo) e Ana Sofia Gonçalves "Fifó" (SL Benfica)
Ala: Carolina Pedreira (Poio Pescamar), Helena Nunes (Futsi Atlético Navalcarnero), Catarina Silva "Kaká" (GCR Nun'Álvares), Maria Pereira (SL Benfica) e Raquel Santos (SL Benfica)
Pivot: Débora Lavrador (Poio Pescamar), Janice Silva (SL Benfica), Lídia Moreira (GCR Nun'Álvares)
* Não está inscrita.
MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES
Programa da Seleção Nacional Feminina de Futsal**
16 de novembro
11h30*** - Treino (ginásio)
17 de novembro
15h30 - Jogo de preparação Portugal-Colômbia (Pavilhão Ninoy Aquino)
**Sujeito a alterações. Restante programa a divulgar, oportunamente, no site da Federação Portuguesa de Futebol.
***Hora local; mais oito horas do que em Portugal continental.