Seleção Nacional A Feminina de Futsal prepara o primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, nas Filipinas
Portugal prepara a participação na primeira edição do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal com "um grupo muito bom", garante Helena Nunes. O torneio com fase final a disputar nas Filipinas tem pontapé de saída marcado para o dia 21 de novembro e a Seleção Nacional A Feminina de Futsal trabalha com a ambição no máximo.
"O objetivo de Portugal é: onde vai, ganhar. Quando chegamos a uma fase final, o nosso objetivo é ganhar; é fazer tudo para ganhar e vamos lutar por isso", assumiu a ala, 23 anos, que antecipa um torneio aliciante. "Vai haver muitas surpresas, há muitas equipas que não conhecemos e todos os jogos vão ser muito difíceis, mas há sempre nomes mais sonantes - Brasil, Espanha, Itália ou o próprio Japão são nomes mais sonantes e conhecidos entre nós", analisou.
O sorteio colocou Portugal no Grupo C, com Tanzânia, Japão e Nova Zelândia, um "grupo desafiante". "Estamos a jogar o primeiro Mundial e acho que vai ser um grupo desafiante. O jogo contra o Japão é o jogo mais complicado mas, acima de tudo, é um grupo em que não sabemos muito bem o que nos espera. Vamos trabalhar sobre ele", comentou, serena perante os desafios que se colocam à Seleção Nacional, um "grupo muito unido". "Já estamos a trabalhar juntas há muito tempo - muitas, desde as seleções jovens. Temos experiência com a juventude, é um grupo muito bom", assegurou, e essa base sustenta a confiança.
O talento também suporta a ambição portuguesa no Campeonato do Mundo Feminino de Futsal e o currículo de Helena Nunes, é disso exemplo. Aos 23 anos, a ala do Atlético Navalcarnero (Espanha) já foi campeã em Portugal e em Espanha, onde joga atualmente, além de ter contribuído para a conquista Campeonato do Mundo Universitário Feminino de Futsal e dos Jogos Olímpicos da Juventude (sub-19). Disputar a fase final do primeiro Mundial feminino é uma oportunidade que abraça com os olhos a brilhar: "Este é o meu maior sonho, ganhar um Mundial pela Seleção principal, pelo meu país. Era a cereja em cima do bolo".
Eis as 15 convocadas por Luís Conceição para representar Portugal no primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal:
Guarda-redes: Alexandra Melo (SL Benfica), Ana Catarina Pereira (SL Benfica) e Maria Odete Rocha (GCR Nun'Álvares)
Fixo: Inês Matos (SL Benfica)
Fixo / Ala: Ana Azevedo (GCR Nun'Álvares), Ana Catarina Ribeiro "Kika" (Leões Porto Salvo) e Ana Sofia Gonçalves "Fifó" (SL Benfica)
Ala: Carolina Pedreira (Poio Pescamar), Helena Nunes (Futsi Atlético Navalcarnero), Catarina Silva "Kaká" (GCR Nun'Álvares), Maria Pereira (SL Benfica) e Raquel Santos (SL Benfica)
Pivot: Débora Lavrador (Poio Pescamar), Janice Silva (SL Benfica), Lídia Moreira (GCR Nun'Álvares)
MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES
11 de novembro | terça-feira
12h30 - Concentração das Atletas - Hotel Moxy, Alfragide
17h30 - Treino (FPF Arena Portugal)
12 de novembro | quarta-feira
10h30 - Treino (FPF Arena Portugal)
17h20 - Roda de imprensa
17h30 - Treino (FPF Arena Portugal)
13 de novembro | quinta-feira
10h30 - Treino (FPF Arena Portugal)
12h00 - Roda de imprensa
20h45 - Partida para as Filipinas, via Dubai
14 de novembro | sexta-feira
21h35 - Chegada ao Aeroporto de Manila (Filipinas)
*O restante programa será divulgado, oportunamente, no site da Federação Portuguesa de Futebol.