Jogo a contar para a jornada 6 da Liga BPI
Valadares Gaia e Vitória SC empataram (1-1), nesta tarde de domingo, num jogo em que os golos surgiram ainda no primeiro tempo, e no qual a expulsão de Daniela Santos (39’) condicionou bastante a estratégia da equipa de Vila Nova de Gaia. O Valadares ocupa o quinto lugar, com oito pontos, seguido pelo seu adversário de hoje, com menos um ponto.
O Valadares Gaia entrou praticamente a ganhar: no seu primeiro ataque a sério (5’) marcou. Érica Meg, de fora da área, rematou, a bola desviou no corpo de Débora Maciel, sobrando para Jennie Lakip, que, já na grande área, de pé esquerdo, fez o 1-0. O golo madrugador reforçou o ânimo da equipa, que, com grande à-vontade, insistiu no ataque — uma postura atrevida e confiante, na procura de uma vitória sólida. Érica Meg voltou a ameaçar (17’), mas a nova grande oportunidade surgiu num toque de Beatriz Barbosa que, na sequência de um pontapé de canto, só não fez o 2-0 porque Débora Maciel evitou o golo mesmo sobre a linha fatal.

O Valadares prolongou este bom momento até à expulsão da sua jogadora Daniela Santos (39’), por acumulação de cartões amarelos, o que permitiu ao adversário crescer um pouco. Essa nova postura resultou no golo do empate (45’+1’), de penalty, convertido por Vanessa Marques, a castigar uma falta de Érica Meg sobre Betinha. O intervalo chegou, assim, com o empate a um golo, numa primeira fase em que as gaienses foram claramente superiores.
A segunda metade perdeu alguma espectacularidade, algo compreensível, dado que o Valadares Gaia jogava com menos uma jogadora, mas a sua equipa nunca deixou de procurar a vitória. Beatriz Barbosa ainda tentou surpreender (54’), mas a grande oportunidade desta fase pertenceu ao adversário: Betinha, com um forte pontapé, à entrada da área, (71’), viu a bola embater no poste. Apesar da inferioridade numérica, o Valadares Gaia manteve-se firme na procura do golo, criando algumas situações de perigo e mostrou determinação até ao apito final. Erica Meg voltou a desassossegar a defesa vitoriana (90’+1’) com um remate forte, mas a bola saiu junto à barra. Já no último minuto do tempo de compensação, o Vitória criou uma nova ocasião para desfazer o empate, com uma bola colocada na área entre várias jogadoras, mas um corte providencial evitou qualquer situação preocupante.

FICHA DE JOGO:
VALADARES GAIA 1-1 VITÓRIA SC ( 1-1 ao intervalo)
Liga BPI
Jornada 6
Estádio Dr. Jorge Sampaio
Árbitra: Cátia Duarte
Árbitras assistentes: Andreia Botelho e Bebiana Soares Quarta árbitra: Telma Frade
VALADARES GAIA: Carolina Alves, Sara Monteiro (Cap.), Morgan Stone, Daniela Santos, Érica Meg, Jennie Lakip (Laura Luis, 87’), Vânia Duarte (Érica Ventura, 87’), Inês Meninas, Inês Barge (Carolina Ferreira, 68’), Daniela Areia Santos, Beatriz Barbosa.
Suplentes não utilizadas: Maria Candela, Louisa Aniwaa, Ana Cruz, Ana Teles, Carlyn Presley, Inês Silva.
Treinador: Zé Nando
Disciplina: cartão amarelo para Daniela Santos (9’ e 39’), Inês Meninas (59’), Érica Ventura (90’+9’); cartão vermelho para Daniela Santos (39’).
VITÓRIA SC: Tiffany Sornpao, Débora Maciel, Babi, Mia Foster (Maria Salgado, 89’), Maria Gaspar (Irlanda Lopes, 76’), Betinha Silva (Cap.), Carolina Pocinho, Madeline Gravante (Dária Kaminska, 76’), Joana Dantas (Maria Baleia, 46’), Vanessa Marques, Mafalda Mariano (Jaime Turrentine, 66’).
Suplentes não utilizadas: Adriana Rocha, Sara Brasil, Maria Ribeiro, Ticha Teixeira.
Treinador: Ivo Roque
Disciplina: cartão amarelo para Madeline Gravante (56’), Betinha Silva (61’).
Golos: 1-0 (Jennie Lakip, 5’), 1-1 (Vanessa Marques, 45’+1’, de penalty).
