Luís Conceição: "Vamos criar muitas dificuldades"

Futsal Fem. - Seleção A

Selecionador Nacional no Media Open Day que precede a participação de Portugal no Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, nas Filipinas

FOTOGALERIA

Luís Conceição, Selecionador Nacional que prepara Portugal para a participação no primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, a disputar entre 21 de novembro e 7 de dezembro, nas Filipinas, reiterou, esta sexta-feira, que “o grande objetivo é chegar às medalhas”, tal como afirmara aquando do sorteio que remeteu a Seleção Nacional para o Grupo C, com Tanzânia, Japão e Nova Zelândia. À conversa com os jornalistas, no Media Open Day que juntou no FPF Arena Portugal os principais órgãos de Comunicação Social nacionais, abordou os favoritos, os adversários e as escolhas para este momento “histórico”.

Certo de que surgirão “seleções interessantes, com um bom nível, de forma a promover o futsal feminino”, o Selecionador Nacional vê nas Filipinas a “oportunidade de mostrar o valor” de um grupo de atletas com qualidade e experiência”. “Podemos ter uma palavrinha a dizer, vamos criar muitas dificuldades aos adversários. Sabemos que vai ser muito difícil, mas para os outros também será”, assegurou. Questionado sobre os favoritos, apontou, “claramente, Brasil e Espanha”. Recordou os torneios mundiais que precederam este Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, pelos quais o Brasil passou “sem perder um jogo”. O outro favorito, apontou Luís Conceição, reparte a Península Ibérica:  a Espanha, “tricampeã europeias”, é “muito forte” e, “hoje as coisas estão bastante equilibradas” entre as seleções vizinhas, que se desafiam para crescerem. O Japão, adversário de Portugal no Grupo C, “tem uma seleção muito engraçada” e, no mapa do futsal asiático, “a Tailândia tem crescido bastante”. De volta à Europa, Itália, reforçada com talento brasileiro, “vai criar dificuldades”. A Argentina também se destaca entre as equipas mais fortes.

No Grupo C, a Tanzânia apresenta um futsal mais “físico”, que “vai criar mais dificuldade”. “O jogo vai estar mais aleatório, mais desorganizado, vamos tentar aproveitar”, antecipou. Japão e Nova Zelândia são equipas com as quais Portugal se tem cruzado, nos torneios internacionais que abriram caminho a este inédito e muito esperado Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, que o Selecionador Nacional prepara com 15 atletas. Referências do crescimento da modalidade ficaram fora do plano, mas não da memória nem do respeito de Luís Conceição.

“Isto partiu de uma base. Depois da última final do Campeonato da Europa de 2023, olhámos o que vinha à frente: tínhamos dois anos para preparar este Mundial”, recordou. A opção foi “pegar nesta geração que tem muita qualidade e dar-lhe a oportunidade de ir crescendo connosco”, explicou. “Olhámos a dois anos, precisávamos renovar, estávamos com muita gente acima dos 30 anos, e agora olhamos para aqui e temos um misto de muita juventude, com duas ou três atletas com mais idade. Este foi o pensamento. Claro que a Inês [Fernandes], a Cátia [Morgado], a Sara [Ferreira], a Carla [Vanessa], a Pisko, que já deixou; a própria Naty, num passado muito recente, eram muito a imagem do nosso futsal feminino, juntamente com algumas que ainda estão aqui, felizmente”.

Recorde as 15 convocadas por Luís Conceição para representar Portugal no primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal:

Guarda-redes: Alexandra Melo (SL Benfica), Ana Catarina Pereira (SL Benfica) e Maria Odete Rocha (GCR Nun'Álvares)

Fixo: Inês Matos (SL Benfica)

Fixo / Ala: Ana Azevedo (GCR Nun'Álvares), Ana Catarina Ribeiro "Kika" (Leões Porto Salvo) e Ana Sofia Gonçalves "Fifó" (SL Benfica)

Ala: Carolina Pedreira (Poio Pescamar), Helena Nunes (Futsi Atlético Navalcarnero), Catarina Silva "Kaká" (GCR Nun'Álvares), Maria Pereira (SL Benfica) e Raquel Santos (SL Benfica)

Pivot: Débora Lavrador (Poio Pescamar), Janice Silva (SL Benfica), Lídia Moreira (GCR Nun'Álvares)

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

Programa da Seleção Nacional Feminina de Futsal*

8 de novembro | sábado
10h30 - Treino (FPF Arena Portugal)
17h20 - Roda de imprensa
17h30 - Treino (FPF Arena Portugal)

9 de novembro | domingo
16h00 - Jogo de treino

10 de novembro | segunda-feira
Folga

11 de novembro | terça-feira
12h30 - Concentração das Atletas - Hotel Moxy, Alfragide
17h30 - Treino (FPF Arena Portugal)

12 de novembro | quarta-feira
10h30 - Treino (FPF Arena Portugal)
17h20 - Roda de imprensa
17h30 - Treino (FPF Arena Portugal)

13 de novembro | quinta-feira
10h30 - Treino (FPF Arena Portugal)
12h00 - Roda de imprensa
20h45 - Partida para as Filipinas, via Dubai

14 de novembro | sexta-feira
21h35 - Chegada ao Aeroporto de Manila (Filipinas)

*O restante programa será divulgado, oportunamente, no site da Federação Portuguesa de Futebol.


;

Notícias