Seleção A

Roberto Martinez: "Ganhar os dois jogos e, depois, pensar no futuro"

Seleção A

Selecionador Nacional fez antevisão das partidas com R. Irlanda e Arménia

O Selecionador Nacional, Roberto Martinez, fez, esta sexta-feira, a antevisão das duas últimas partida de qualificação para o Mundial do Canadá, EUA e México, frente, respetivamente, a República da Irlanda, em Dublin, e Arménia, no Porto.  

Portugal, líder isolado do grupo, que está a dois pontos de garantir a qualificação para o Campeonato do Mundo 2026, joga com a República da Irlanda, na 5.ª jornada, no próximo dia 13 de novembro, às 19h45, no Aviva Stadium.

 Dia 16 de novembro, às 14h00, no Estádio do Dragão, Portugal fecha, frente à Arménia, a fase de qualificação.

Roberto Martinez, em discurso direto:

"É importante lembrar que novembro é sempre um estágio difícil, não sei porquê, mas é sempre um período difícil. Ainda assim, o nosso foco é apurar para o Mundial - o 9.º na história de Portugal. Depois, temos de pensar em melhorar, acho que fizemos um bom jogo frente à Hungria, mas queremos melhorar em relação aos últimos 20 minutos dessa partida e aprender a controlar melhor o jogo. Agora, queremos ganhar os dois jogos e depois pensar no futuro".

"O que é importante para nós é o contexto do estágio, são os últimos jogos do apuramento. O que fizemos é importante. Temos dois dias para preparar o jogo com a Irlanda, temos de usar jogadores que já trabalharam. Não há um jogador para substituir o Nuno Mendes, provavelmente é o melhor do mundo neste momento. Precisamos de procurar soluções, dar um equilíbrio na ala. É importante utilizar o trabalho feito nos últimos estágios".

"Há jogadores que não estão aptos, Nuno Mendes e Tavares, e jogadores a voltar, Cancelo, Neves e Rafael Leão, e ainda o Carlos Forbs. É um perfil muito especial, um jogador rápido, vertical, mas que consegue jogar nas duas alas. Acho que é muito importante. Novembro é um estágio em que já têm minutos. Está no melhor momento da carreira, já passou por várias experiências. Está a ter um papel muito importante na sua equipa. Merece, parabéns para o Carlos e pelo trabalho feito nos sub-21".

"Não podemos falar no Mundial. O foco é ter um grupo de jogadores para chegar ao Mundial. Depois temos muitos jogadores com qualidades nos pré-convocados como o Félix Correia, o Tomás Araújo, que estão a fazer uma grande época. Mas o foco agora é apurar. Vamos discutir e falar sobre o Mundial porque temos de apurar primeiro".

"Se O Pedro Neto conseguir entrar na convocatória na sua equipa, também vai poder ajudar na seleção. Se o Chelsea não o convocar, então não pode entrar. Quanto ao Carlos Forbs, é um jogador que já acompanhamos há muito tempo. Foi um jogador que desde a primeira vez que o vi, nos sub-17, que o achei diferente. É do perfil do Pedro Neto ou do Francisco Conceição e pode jogar nas duas alas. Marcar dois golos ao Barcelona pesou bastante na decisão e mostra a qualidade".

"É sempre bom ouvir as ideias do capitão, porque não existe nenhum jogador com mais de 200 internacionalizações. É um exemplo para o grupo, pela dedicação com que veste a camisola da Seleção e está muito focado para o apuramento do novembro. De resto, o foco é o apuramento e vou proibir falar em mais do que isso. No estágio de setembro fizemos 6 pontos e 4 em outubro, foi muito bom, mas precisamos de fazer mais neste dois jogos".

"É um orgulho e é um sinal do que a equipa está a fazer. A Liga das Nações no formato mais exigente de sempre, ganhar à Alemanha e à Espanha foi muito bom. Mas ver o Vitinha e o Nuno Mendes também nomeados é também um sinal do bom trabalho que temos feito".

"É uma reflexão a fazer. No futebol, é preciso criar um ambiente competitivo e mexer quando precisamos de mexer. Acho que o apuramento em setembro foi exemplar e agora temos de criar competitividade para preparar o futuro. Temos jogadores que estão em grande momento nas suas carreiras e depois temos outros que estão a bater à porta. Todos os anos aparecem jogadores no futebol português que podem acrescentar qualidade ao balneário da seleção. Mas para isso, tens de ter um motivo para mexer".


;
;
7 de Novembro 2025
Foto

FPF/Diogo Pinto

Notícias