Jogo muito intenso no Berço
O Vitória SC B conseguiu levar de vencida a Sanjoanense nos instantes finais do jogo da 9ª jornada da Série A da 1ª Fase da Liga 3 Placard. O golo solitário de Miguel Vaz (90’) permitiu aos vimaranenses registarem o primeiro triunfo neste duelo, à quinta tentativa, alcançando também um resultado favorável, que lhes fugia desde agosto.
O golo decisivo surgiu já na reta final, após mais uma jogada bem organizada, pela direita, à qual faltou o acerto defensivo sanjoanense na zona central, que prevalecera até então. Hugo Nunes recebeu um lançamento longo, controlou e assistiu Miguel Vaz ao primeiro poste, numa variação do que havia acontecido por diversas vezes após o intervalo, com muitas incursões vitorianas no ataque, sobretudo pela esquerda, onde Gui Paula deu nas vistas.

Apesar de manter-se sempre enérgica na disputa de todos os lances, a Sanjoanense baixou bastante o rendimento na segunda metade, tendo apenas uma ocasião perigosa, na sequência de um pontapé de canto, com Ruben Cardoso a cabecear ao lado (73’).
Numa primeira parte já bastante intensa e animada, o Vitória SC B começou por criar mais perigo. Gui Paula até meteu a bola na baliza (4’), mas estava em posição de fora-de-jogo. E, no minuto seguinte, à boca da baliza, falhou a emenda ao cruzamento rasteiro de Hugo Nunes.

Entre os 20 e os 30 minutos, a Sanjoanense aproveitou um apagão vimaranense para também cheirar o golo. Federico Cezar acertou no poste (20’), quando ficou desmarcado por um cruzamento de Miguel Lopes que Rica Rocha deixou passar por baixo do pé. O próprio Miguel Lopes podia ter feito muito melhor ao escapar à marcação de Rica Rocha (23’) e novamente Federico Cezar obrigou a Gui Ribeiro a voar para evitar o golo (30’), rematando sem demora a bola que ganhou no 1x1 com Thiago Balieiro.

No terceiro quarto de hora, o Vitória SC B recompôs-se e podia ter aberto o ativo no cabeceamento de Thiago Balieiro (34’), após canto, ou no remate intencional de Rodrigo Duarte (43’) que contou com a oposição atenta de João Monteiro.
FICHA DE JOGO
VITÓRIA SC B 1-0 AD SANJOANENSE
(0-0 ao intervalo)
Liga 3 Placard
1ª Fase – Série A
9ª jornada
Campo nº 5 da Academia do Vitória SC
Equipa de arbitragem
Árbitro: João Pinho
Árbitro assistentes: Carlos Andrade e Marcelo Adriano
Quarto árbitro: Tiago Mendes
VITÓRIA SC B: Gui Ribeiro; Rodrigo Duarte (Dani Carvalho, 60’), Thiago Balieiro, Hugo Nunes [cap.], Fernando Azevedo (Miguel Vaz, 60’), André Oliveira, Rica Rocha (Rafael Alcobia, 90’+1), Francisco Dias, Gui Paula (João Martins, 83’), Miguel Nogueira (Afonso Vieira, 60’) e Rodrigo Silva.
Suplentes não utilizados: Gui Cardoso, Mathias Tepe, Martim Duarte e Rika.
Treinador: Gil Lameiras
Disciplina: cartão amarelo para Rodrigo Silva (27’), Fernando Azevedo (35’), Rica Rocha (54’), Francisco Dias (61’) e João Martins (90’+5).
AD SANJOANENSE: João Monteiro; Janico, Nando, Ruben Cardoso, Filipe Maio, João Daniel [cap.], Edu Pinheiro, João Couto (Lucas Correia, 73’), Miguel Lopes (Sérgio Mosquera, 81’), Talles (Vasco Gomes, 57’) e Federico Cezar (Sebastian Mosquera, 81’).
Suplentes não utilizados: André Duarte, Alan Caló, Rui Santos, Janner Collazos e Tipote.
Treinador: Juan Cruz
Disciplina: cartão amarelo para Janico (31’) e Sabastian Mosquera (90’+3).
Golo: 1-0, Miguel Vaz (90’).

Homem do Jogo:
Miguel Vaz (Vitória SC B)
Entrou no último terço do jogo e nem sequer teve muitas ações, como, por exemplo, o capitão Hugo Nunes, que lhe fez a assistência para o primeiro poste. Mas, Miguel Vaz estava lá quando foi preciso, antecipando-se a Janico para dar o toque subtil que fez a bola fugir das mãos de João Monteiro. E, se fosse necessário, também estaria para a recarga, mais lesto do que os opositores.