Carolina Ferreira decidiu no último lance
A equipa do Racing Power desejava manter a invencibilidade na prova, perante um adversário que vinha de duas derrotas seguidas. As locais entraram determinadas a ocupar o seu meio campo ofensivo, a procurar os espaços para conseguir vantagem. No entanto, as gaienses respondiam e foram as primeiras a assustar a defensiva contrária, inclusive tiveram um penalti assinalado, posteriormente anulado pelo VAR. No minuto seguinte, foi o vídeo-árbitro que alertou para uma mão de Beatriz Barbosa na área do Valadares Gaia e o castigo máximo foi confirmado; na conversão, Pamela Gonzalez permitiu a defesa da guardiã Carolina Alves.

Aos 27', a equipa da casa esteve quase a inaugurar o marcador, mas Inês Gonzalez, servida por Pamela Gonzalez, atirou rasteiro ao lado do poste. Logo depois, a reação do Valadares Gaia foi parada pela intervenção de Michaely Bihina, que defendeu um remate forte de Jennie Lakip, após solicitação em profundidade de Inês Barge. Perto do intervalo (43'), foi Erika Meg que obrigou a guarda-redes camaronesa a uma defesa incomum e o nulo prevaleceu até ao último apito.
Na segunda parte, o equilíbrio e o jogo repartido manteve-se e o resultado final era uma incógnita incontestável. Neuza Besugo foi a primeira a tentar o golo (52'), no entanto o disparo saiu à figura da guardiã nortenha. Depois foi a vez de Mafalda Barboz tentar a sua sorte, mas o desfecho foi o mesmo. O ritmo diminuiu e a partida era disputada na zona intermediária, com poucas aproximações de perigo. A grande oportunidade para desfazer o 0-0 aconteceu aos 75 minutos, quando Morgan Stone atirou de muito longe e proporcionou uma excelente intervenção a Michaely Bihina.
A guarda-redes da casa voltou a brilhar, aos 83', defendendo um disparo da recém entrada Carlyn Presley. As gaienses estiveram por cima na etapa complementar e quando todos esperavam o nulo, Laura Luís lançou Carolina Ferreira (96'), as duas jogadoras saídas do banco, e fez o único golo da tarde num remate forte e colocado.
Com esta vitória, o Valadares Gaia sobe ao terceiro lugar com 7 pontos, enquanto o Racing Power está na quarta posição com 6.

FICHA DE JOGO
RACING POWER FC 0-1 VALADARES GAIA FC (0-0 ao intervalo)
Liga BPI
5.ª jornada
Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal
Equipa de arbitragem:
Árbitro: Vera Esteves
Árbitros assistentes: Cristiana Costa e Andreia Botelho
Quarto árbitro: Sophia Rosa
Vídeo Árbitro:Ricardo Diogo
Assistente de vídeo árbitro: Paulo Barradas
RACING POWER: Michaely Bihina; Marta Ferreira, Susan Duah, Ana Nogueira e Madalena Marau; Dana Benitez (Patrícia Barreiros, 70'), Neuza Besugo (Catarina Realista, 90'), Pamela Gonzalez (cap.) e Mafalda Barboz (Aitana Montoya, 81'); Ezekiel (Haakenson, 90') e Inês Gonçalves.
Suplentes não utilizados: Ana Rita Oliveira, Shelby High, Ticha, Iris e Mariana Rosa
Treinador: Yerai Martin
Disciplina: cartão amarelo para Dana Benitez (60'), Pamela Gonzalez (62')
VALADARES GAIA: Carolina Alves; Sara Monteiro (cap.), Daniela Areia Santos, Inês Meninas e Inês Barge (Ana Teles, 85'); Daniela Santos, Erica Meg (Erica Ventura, 59') e Morgan Stone; Beatriz Barbosa (Carlyn Presley, 74'), Jennie Lakip (Laura Luís, 85') e Vânia Duarte (Carolina Ferreira, 74').
Suplentes não utilizados: Maria Candeia, Ana Cruz, Inês Silva e Louisa Aniwaa.
Treinador: José Nando
Disciplina: cartão amarelo para Beatriz Barbosa (16'), Erica Ventura (66')
Golos: 0-1 por Carolina Ferreira (96'
Melhor em campo: Carolina Ferreira
A jogadora do Valadares Gaia, Carolina Ferreira, foi a grande protagonista do encontro. Entrou nos últimos minutos, mas ainda foi a tempo de decidir o jogo, com um excelente remate no derradeiro lance da partida.
