Académica e Caldas empatam sem golos

Liga 3 Placard

Nulo vale ao Caldas a liderança provisória da Série B

O Caldas assegurou, ainda que à condição, a liderança da Série B da Liga 3, ao empatar a zero, este sábado à tarde, frente à Académica, em Coimbra. A equipa estudantil foi superior, na maior parte do tempo, e dispôs das melhores ocasiões de golo, mas a solidez defensiva do adversário — e, sobretudo, a exibição inspirada do guarda-redes Wilson Soares — garantiram a divisão de pontos.

A Académica entrou autoritária, assumindo a iniciativa, e reivindicou a posse de bola, instalando-se no meio-campo adversário. Nesta fase inicial, claramente desequilibrada, a equipa de Coimbra exibiu bons momentos de futebol e criou algumas oportunidades para desfazer o empate.

Nuno Barbosa deu o primeiro aviso (8’), com um cabeceamento forte, após um pontapé de canto. Pouco depois, Leandro Silva, com um remate-surpresa (13’), obrigou Wilson Soares a uma defesa atenta. A Académica jogava melhor, com critério e intensidade, perante um adversário que se defendia com disciplina, fechando todos os caminhos para a sua baliza.

A melhor ocasião surgiu ao minuto 20: Cascavel, numa boa iniciativa individual, obrigou o guarda-redes caldense a uma defesa difícil. Na resposta imediata, os visitantes deram finalmente um ar da sua graça, quando Duarte Maneta, de cabeça, atirou à barra na sequência de um canto. Foi, contudo, uma exceção numa primeira parte dominada pela Académica, que atacou mais e melhor, perante um adversário concentrado na proteção da sua área e que raramente conseguiu sair em contra-ataque com perigo.

Na reabertura do jogo, a Académica entrou mais consistente e disposta a assumir o controlo das operações. Desta vez, o seu adversário já não se limitou a fechar-se apenas no seu meio-campo, pois procurou também explorar o ataque. Leandro Silva, o mais inconformado dos estudantes, esteve perto do golo aos 59 minutos: o médio, entre três adversários, rematou forte de pé direito, mas encontrou Wilson Soares pela frente, com uma defesa de grande nível. Na resposta, Miguel Velosa (61’) obrigou Carlos Alves a defesa apertada para canto.

A Académica manteve a iniciativa e intensificou a pressão, com o meio-campo a funcionar bem, mas a definição no último passe e na finalização continuavam a falhar. A equipa da casa insistiu na procura do golo, embora sem criar ocasiões claras neste segundo tempo, muito por mérito da organização defensiva do adversário. As suas intenções ficaram ainda mais comprometidas na reta final (81’), quando Edson Farias foi expulso, facilitando a tarefa da equipa visitante.

FICHA DE JOGO

ACADÉMICA 0-0 CALDAS
(0-0 ao intervalo)

Liga 3 Placard
Série B - Jornada 9
Estádio Cidade de Coimbra

Equipa de arbitragem
Árbitro:
Vasco Mira
Árbitros assistentes: Ulisses Nascimento e Francisco Oliveira
Quarto árbitro: Nuno Guerra

ACADÉMICA: Carlos Alves; Ricardo Teixeira, Guilherme Silva, Leandro Silva (cap.), António Montez (Fran, 69’), Nuno Barbosa (Nuno Pereira, 84’), Edson Farias, Kaká, Marcos Paulo, Cuba (Candeias, 69’) e Cascável (Camilo Triana, 84’).
Suplentes não utilizados: Nuno Macedo, Tiago André, Gabi, Jorge Karseladze, Béni.
Treinador: António Barbosa
Disciplina: cartão amarelo para António Montez (23’), Edson Farias (64’ e 81’), Guilherme Silva (66’); cartão vermelho para Edson Farias (81’).

CALDAS: Wilson Soares; Zé Ricardo (David Lopes, 85’), Pipo, Pepo, Matheus Palmério (Yordy, 46’), Diogo Clemente (Zé Gata, 85’), Nuno Januário (Ricardo Alexandre, 76’), Miguel Velosa (Gonçalo Chaves, 63’), Duarte Maneta, João Rodrigues (cap.) e Rui Carreira.
Suplentes não utilizados: Duarte Almeida, Tiago Catarino, Luís Farinha, Ewandro Santos.
Treinador: José Vala
Disciplina: cartão amarelo para Matheus Palmério (19’), Zé Ricardo (28’), Duarte Maneta (36’), Yordy (51’), Nuno Januário (52’), Pipo (90’+4’).

Homem do jogo
Wilson Soares (Caldas)

Wilson Soares foi o grande responsável pelo ponto conquistado pelo Caldas em Coimbra. O guarda-redes assinou uma exibição segura e decisiva, mostrando grande firmeza durante a fase de maior pressão ofensiva da Académica. Wilson Soares manteve a baliza inviolável e travou três remates que levavam selo de golo: dois de Leandro Silva (13’ e 59’) e um de Cascavel (20’). Sempre bem posicionado e com bons reflexos, transmitiu confiança à defesa e foi, sem dúvida, o jogador mais influente.

Confira aqui todos os resultados e classificações da Liga 3 Placard.

 

 


;

Notícias