Ebru Köksal: “Agora posso fazer pressão para que haja mais inclusão"

Portugal Football Summit

Líder da Women in Football fala no seu trabalho para que haja igualdade de oportunidades entre homens e mulheres

No painel “O Nosso Jogo: Criar Mudança”, Ebru Köksal, líder da Women in Football, partilhou no Portugal Football Summit, num painel promovido pela Fundação FPF, a experiência sobre como organizações e equipas podem ser agentes de mudança, promovendo um futebol como elemento gerador de inclusão e igualdade.

Ebru Köksal começou por abordar a sua experiência profissional e a diferença entre o futebol e a banca. “São dois setores dominados pelos homens, mas a banca continua a ser um pouco mais transparente, pela forma como o desempenho é medido, e como podemos encontrar oportunidades para o futuro na nossa carreira. Já no futebol as coisas não são tão claras, existem muitas redes em que as mulheres não fazem parte, aliás, 80 centro das oportunidades que tive à minha frente em 25 anos no futebol foi através dessas redes e conexões”, referiu.

A líder da Women in Football falou sobre a sua paixão pela igualdade entre homens e mulheres no futebol. “Tinha noção de que se eu falhasse iria provar ao mundo que as mulheres não podiam gerir um clube de futebol, por isso, sentia que tinha de fazer um bom trabalho para as mulheres poderem aspirar a ter papéis de relevo. Não era só na Turquia, via que no futebol internacional não havia mulheres em mais lado nenhum, eu era a única CEO”, confessa.

Em 2014 tudo mudou. “Sentia-me muito sozinha e nesse ano ouvi falar da Women in Football. Posso dizer que os últimos dez anos foram fantásticos. É uma comunidade em que podemos partilhar histórias e encontrar soluções para os problemas. E agora sinto que tenho o poder de fazer pressão para que haja mais inclusão. A nossa organização dá formação e cria novas oportunidades para as mulheres, trabalhando com os decisores políticos”, destaca.


;

Notícias