Bastante equilíbrio e emoção até final
O Damaiense e o Racing Power empataram (1-1) na 4.ª jornada da Liga BPI, num jogo em que ambas as equipas procuraram e podiam ter chegado à vitória. O resultado permite ao Racing Power segurar (provisoriamente) o lugar que ocupa no pódio.
O Racing Power começou melhor e teve a felicidade de se adiantar cedo no marcador (7’), no aproveitamento de um lançamento comprido de Madalena Marau, intercetado com um corte deficiente, que deixou Aitana Montoya bem colocada para evitar a saída de Amber Lockwood e fazer o golo sem dificuldade. O lance demorou quase 3 minutos a ser validado pelo VAR.

Com dificuldade para se recompor, o Damaiense só conseguiu aproximar-se da baliza de Michaely Bihina aos 25’, quando o carrinho de Lidiane Antunes chegou ligeiramente atrasado para emendar o cruzamento de Maria Malta.
Aos 32’, na melhor jogada da primeira parte, Celien Guns desperdiçou na cara de Bihina um passe mágico de Lidiane em rotação, dando sequência a uma iniciativa individual de Tianna Harris que desequilibrou defensivamente o Racing Power.

Mas foi preciso esperar até aos 45’ para chegar a igualdade, também com um erro defensivo. Maria Malta deu sequência a um lançamento lateral com um remate de muito longe, Bihina defendeu para a frente a bola que lhe ressaltou à frente e Lidiane, na recarga, não perdoou.
Ainda antes do intervalo, isolada por mais um corte aéreo deficiente, Marta Ferreira podia ter reposto a vantagem do Racing Power, caso o remate bem direcionado (45’+2) tivesse saído com mais força.

Na segunda parte, as oportunidades de golo foram menos e menos claras. Aos 68’, Ticha ficou em boa posição para alvejar a baliza de Amber Lockwood, mas atirou à figura. E aos 85’, foi a vez de Tianna Harris atirar forte, de longe, ligeiramente acima da trave de baliza de Bihina.
Mas o lance mais impactante aconteceu já nos descontos (90’+3), quando a capitã damaiense foi desarmada na área e, na sequência de um remate à trave, Inês Gonçalves encostou para aquele que seria o 1-2, caso o VAR não tivesse dado indicação de posição irregular.

FICHA DE JOGO
SF DAMAIENSE 1-1 RACING POWER FC
(1-1 ao intervalo)
Liga BPI
4.ª jornada
Estádio Algarve
Árbitra: Maria Inês Andrade
Árbitras Assistentes: Cristiana Costa e Vera Correia
Quarta árbitra: Sílvia Lizeu
VAR: João Casegas
AVAR: Leonel Ferreira
SF DAMAIENSE: Amber Lockwood; Carla Wilson, Celien Guns (Doly Wabeua, 75’), Carolina Beckert, Lidiane Antunes, Lou Martinet (Inês Moreira, 84’), Sara Cartaxo, Inês Queiroga, Luana Rafael, Tianna Harris [cap] e Maria Malta.
Suplentes não utilizadas: Valaria Zayats, Matilde Rodrigues, Laura Nade, Gabriela Brandão, Mariana Torres e Janine Pinto.
Treinador: Kristján Gudmundsson
Disciplina: amarelo a Amber Lockwood (7’), Lou Martinet (75’) e Tianna Harris (85’).
RACING POWER FC: Michaely Bihina; Pamela Gonzalez, Catarina Realista [cap] (Mariana Rosa, 70’), Ticha, Karla Bermejo (Mafalda Barboz, 80’), Dana Benitez (Meredith Haakenson, 61’), Ana Nogueira, Madalena Marau, Aitana Martinez Montoya (Ezekiel, 70’), Marta Ferreira (Neuza Besugo, 61’) e Inês Gonçalves.
Suplentes não utilizadas: Ana Rita Oliveira, Shelby High, Íris Ferreira e Beatriz Rodrigues.
Treinador: Yerai Martin
Disciplina: amarelo a Dana Benítez (45’+2), Pamela Gonzalez (52’), Ticha (62’), Neuza Besugo (67’) e Madalena Marau (76’).
Golos: 0-1 Aitana Montoya (7’); 1-1 Lidiane Antunes (45’)

MULHER DO JOGO
LIDIANE ANTUNES (DAMAIENSE)
Fez a igualdade (45’) sem grande dificuldade, bastando-lhe, com um toque subtil, evitar a tentativa de recuperação do erro por parte de Michaely Bihina, mas a influência de Lidiane Antunes na partida não se resumiu ao golo (o 3.º nesta edição da liga BPI).
Dotada de técnica superior e inteligência de jogo igualmente invulgar, a camisola 10 damaiense encontra sempre soluções boas para dar sequência às jogadas, mesmo quando a disponibilidade física já não é aquela que lhe permitiu, durante a primeira parte, carregar a equipa às costas para encostar as adversárias atrás.
