Presidente do Sporting esteve no Portugal Football Summit
"O meu pacto é apenas com o clube e em devolver o Sporting CP ao lugar devido. Agora, se fico ou não na história... a melhor equipa do Sporting foi a dos Cinco Violinos, mas possivelmente só 10 por cento dos adeptos é que saberão que o presidente dessa altura se chamava Ribeiro Ferreira", comentou Frederico Varandas, esta quinta-feira no Portugal Football Summit, na entrevista conduzida por Vanda Cipriano, Diretora de Comunicação da SABSEG. Perante a insistência da moderadora, que referiu ser impossível não ter noção de que está a fazer obra, respondeu: "Sim, mas o nome do presidente não é relevante".
Frederico Varandas falou depois das obras de grande dimensão que estão em curso no clube. "Trata-se de um 'game changer' para o Sporting e a primeira fase, do estádio, ainda não está concluída. Faltam ainda, neste ano, os video screens, o sistema de som e de luzes, a um nível que ainda não há em Portugal, e a última fase, até 2028/29, será uma obra muito pesada, de recuperação do Alvaláxia". O presidente do Sporting CP revelou que, "até agora, foram investidos cerca de 50 milhões de euros e serão mais 150 milhões até 2028/29, num total de 200 milhões nas obras no estádio e em Alvaláxia".
O dirigente abordou ainda a questão da centralização dos direitos televisivos. "Os direitos televisivos das ligas domésticas estão a sofrer, vimos isso em Itália, na Suíça e na Bélgica, não será um projeto nada fácil para quem está na Liga, pois os direitos televisivos que estão a valorizar são internacionais, por exemplo, os da Champions League". No entanto, deixou a garantia de que "o Sporting encara este projeto com grande responsabilidade, o que é estar na Liga Centralização e vai apoiar a Liga neste projeto".
Sobre a equipa de futebol, deixou uma garantia: "Não sei se o Sporting CP vai ganhar sempre, mas tenho a certeza de que ou vencemos ou vamos até às decisões finais. A saída de Gyökeres? Aquele grupo sabe que não foi só um jogador que ganhou o campeonato e tem uma ótima oportunidade para o demonstrar. Temos o plantel mais valioso, algo que é factual, e penso que é o plantel com melhores opções".
Questionado sobre o tricampeonato, que escapa aos leões desde 1949, declarou: "Estamos no segundo lugar da Liga exclusivamente por culpa nossa, o nosso treinador e os jogadores sabem-no. Eles acreditam que são o melhor grupo da Liga e sabem que o têm de demonstrar. Eu acredito muito nos nossos jogadores e treinadores, por isso, acredito no tricampeonato".