Marcelo Rebelo de Sousa: "Vamos ser melhores no nosso futuro”

Portugal Football Summit

​​​​​​​Presidente da República apadrinhou a cerimónia de abertura, deixando o desafio para quatro dias em que os olhos do Mundo estarão no Arena Portugal: “O futebol tem de se adaptar ao novo tempo"

Marcelo Rebelo de Sousa apadrinhou a cerimónia de abertura do primeiro Portugal Football Summit, começando por dar as boas-vindas a todos para um evento é “único no Mundo”

O Presidente da República confessou que pensou na forma de iniciar o seu discurso no caminho de Belém para o Arena Portugal, recordando os tempos em que, com apenas 24 anos, foi diretor da FPF em representação da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo.

“Nunca mais deixei de ficar ligado ao futebol. E é tão bom ter uma cimeira que olha para o passado, mas olha sobretudo para o futuro. Nós somos ótimos no nosso passado, melhores ainda no nosso presente e vamos ser melhores no nosso futuro”, sublinhou Marcelo Rebelo de Sousa, recordando de pronto grandes figuras do futebol português, desde José Travassos, passando por Eusébio, Luís Figo e Cristiano Ronaldo.

“O tempo em todo o mundo está a acelerar na nossa vida. É mais rápido. O futebol tem de se adaptar ao novo tempo, enquanto competição, organização e indústria. O futebol enquanto paixão. De milhões e biliões, podemos dizer. O tempo exige um futebol diferente. O espaço exige um futebol diferente. Temos uma ocasião para o ano única, que é conquistar os Estados Unidos da América e o Canadá. Temos de os conquistar. Está a faltar-nos essa parte do continente americano”, sinalizou ainda o Presidente da República, referindo-se ao próximo Mundial de 2026 e registando também a necessidade de conquistar outras latitudes, como Ásia e Oceânia para que o futebol seja ainda mais global.

“Portugal é bem escolhido para discutir isto. É bem escolhido porque o tempo que temos para conseguir isto é de hoje até 2030. E em 2030 cá está Portugal, com a Espanha e com Marrocos, para se afirmar no Mundo. O Cristiano Ronaldo é o melhor dos melhores do Mundo. Temos também uma Seleção que é das melhores do Mundo. Temos um futebol em adeptos, em praticantes, em treinadores e não posso deixar de dizer isso, senão o Mourinho mata-me. Também foi uma vez o melhor treinador do Mundo”, juntou Marcelo Rebelo de Sousa entre sorrisos, concluindo: “Nós temos todas as condições para daqui até 2030, já a começar no ano que vem, estarmos na primeira linha do novo tempo e do novo espaço do futebol. É para isso esta cimeira. Em nome de Portugal, aqui venho agradecer-vos. Agradecer o contributo que Portugal uma vez mais dá com excelência para o mundo do futebol.”

 


;

Notícias