Seleção A Futsal Feminino

Espanha vence no primeiro ensaio com Portugal

Futsal Fem. - Seleção A

Jogo de preparação para o Mundial sorriu a Espanha, por 5-3

A Seleção Nacional feminina de futsal perdeu, esta terça-feira, a congénere de Espanha, por 5-3, em Vilalba, Lugo, no primeiro de dois jogos de preparação para o Campeonato do Mundo feminino de futsal, a disputar entre 21 de novembro e 7 de dezembro, nas Filipinas. Portugal esteve a perder uma diferença de três golos, reagiu e fez tremer as adversárias, que venceram no minuto 40, quando estavam à mercê do empate. Janice Silva fez dois golos e assistiu o de Maria Pereira.

Portugal procura, nestes dois jogos, pôr-se à prova em contextos desafiantes e este primeiro ensaio das finalistas ibéricas do Mundial – a Seleção Nacional está no Grupo C, com Tanzânia, Japão e Nova Zelândia; e Espanha o Grupo B, com Tailândia, Colômbia e Canadá – correspondeu à expectativa. Tal como antecipara o selecionador nacional, Espanha impôs um ritmo forte nos primeiros minutos, quis uma entrada sufocante e Portugal aguentou esse ímpeto, com Ana Catarina Pereira a frustrar, por duas vezes, o plano caseiro. Carolina Pereira e Kaká ameaçaram no outro extremo, e foi depois desta última testar a atenção de Elena Pablo que a seleção anfitriã se adiantou no marcador: na recarga a um remate de María Sanz que Ana Catarina Pereira travou, Laura Córdoba fez o 1-0, com seis minutos intensos jogados.

A vantagem espanhola aumentou, aos 13', com Laura Sánchez a aproveitar uma saída em que a bola fugiu à guardiã portuguesa para fazer o 2-0. A equipa nacional mostrou, então, a personalidade que a colocou no palco do Mundial. Janice Silva mostrou-o com garra e classe, com Maria Pereira também em destaque. Do outro lado, a resposta surgiu num pontapé forte de Ale de Paz para o 3-0.

A resistência da Seleção Nacional fixou-se no marcador aos 23', com Janice Silva a assistir Maria Pereira no 3-1. Vane Sotelo fez o 4-1, mas a organização e o talento das atletas portuguesas deram outro rumo à partida. Janice Silva reduziu para 4-2, aos 31'. A resposta espanhola saiu do pé de Irene Córdoba e a intervenção de Maria Odete Rocha, a desviar a bola para a trave, espantou o pavilhão, que pouco depois viu Janice correr para o 4-3, com Portugal solto e leve. Espanha tremeu e o jogo trouxe à flor da pele as virtudes de parte a parte, numa sucessão emocionante. Aos 39', Maria Odete Rocha interceptou o remate rasteiro de Irene Samper e, no minuto 40', com a equipa portuguesa atirada para o empate, Laura Córdoba atirou de longe para a baliza deserta e o pavilhão festejou como se de uma grande final se tratasse. Amanhã, há mais, em As Pontes.

Ficha de jogo
Jogo de preparação
Pavillón Municipal de Deportes de Vilalba (Espanha)

 

1º Árbitro: Mayra Camila Araújo
2º Árbitro: Rubén Ferrero
3º Árbitro: Sérgio López
Cronometrista: Clara Díez

 

ESPANHA 5-3 PORTUGAL (3-0)

 

ESPANHA (cinco inicial): GR Elena Pablo, Mayte Mateo, Peque, Antía Pérez e Irene Córdoba
Jogaram ainda: GR Cris, Laura Córdoba, Ale de Paz, Martita, Irene Samper, María Sanz, Laura Sánchez, Dany, Vane Sotelo
Treinador: Clàudia Pons
Golos: 1-0 Laura Córdoba (6'), 2-0 Laura Sánchez (13'), 3-0 Ale Paz (14'), 4-1 Vane Sotelo (25'), 5-3 Laura Córdoba (40')
Disciplina: cartão amarelo para Ale Paz (26')

PORTUGAL (cinco inicial): GR Ana Catarina Pereira, Inês Matos, Janice Silva, Fifó e Carolina Pedreira
Jogaram ainda: GR Maria Odete Rocha, Helena Nunes, Kaká, Martinha, Kika, Ana Azevedo - cap., Maria Pereira, Raquel Santos, Débora Lavrador
Treinador: Luís Conceição
Golos: 3-1 Maria Pereira (23'), 4-2 Janice Silva (31'), 4-3 Janice Silva (33')
Disciplina: cartão amarelo para Raquel Santos 38'

Programa geral

8 de outubro de 2025 | 4ª feira
19h30: jogo Espanha x Portugal (Pavilhão Municipal de AS Pontes)

9 de outubro | 5ª feira
09h00: partida para o Porto
11h30: chegada ao Porto
13h00: dispensa das atletas

*Horários locais. Em Espanha é mais uma hora do que em Portugal Continental.


;

Notícias