Seleção Nacional vence Espanha, por 3-2, sagrando-se campeã europeia pela segunda vez consecutiva
A Seleção Nacional de Futsal Sub-19 venceu, este domingo,a sua congénere espanhola, por 3-2, na Final do Campeonato da Europa de Futsal do escalão, que decorre em Chișinău (Moldávia).
Portugal revalida o título conquistado em 2023, em Porec (Croácia), depois de vencer a Espanha numa final eletrizante, por 6-2. Por seu turno, o conjunto espanhol, vencedor das duas primeiras edições do torneio, em 2019 (Riga/Letónia), e em 2022, (Jaén/Espanha), quer recuperar o troféu.
Todas as jogadas e emoções desta final ibérica, que conta com a presença do presidente da FPF, Pedro Proença, vão passar em direto no Canal 11.
MEDIA GUIDE
GUIA UEFA PARA O EURO 2025

Espanhóis em vantagem ao intervalo
A primeira parte foi muito intensa e disputada a um ritmo alto pelas duas seleções. Aos 14 minutos, a formação espanhola conseguiu colocar-se em vantagem num remate rasteiro de Ruano, mas Portugal não baixou os braços, recompôs-se do 'golpe' espanhol e esteve muito perto de empatar perto do intervalo, com Rodrigo Monteiro a rematar ligeiramente ao lado.

Simão Cordeiro reduz após 'golo contra a corrente'
Portugal regressou à quadra disposto a chegar aos golos, mas na fase em que criou mais perigo e ganhou ascendente, os espanhóis voltaram a marcar. Num golo 'contra a corrente', Nacho Olivares dilatou a vantagem espanhola para 0-2.
Em resposta, os portugueses subiram ainda mais e levaram os adversários a errar. No minuto 31, Portugal conseguiu finalmente encontrar o caminho para a baliza espanhola: a bola ressaltou em Ruano e sobrou para Simão Cordeiro, que nao hesitou em atirar para o 1-2.
Risco total vale prolongamento
O jogo ofensivo de Portugal acentuou-se ainda mais e o empate concretizou-se quando os comandados de José Luís Mendes começaram a arriscaram tudo, já em 5x4. A dois minutos do fim, Tiago Rodrigues empatou finalmente os acontecimentos, após uma tentativa de Rodrigo Monteiro, que bateu nos ferros. Assim, as decisões passaram para o prolongamento.
E quando tudo indicava que as decisões iriam para as grandes penalidades, Eduardo Tchuda resolve e marca o terceiro lusitano, o golo do bi-campeonato europeu.
internacional Sub-19, Rodrigo Monteiro, em discurso direto:
"Esta medalha sabe-nos muito bem. Acreditamos que tinhas que ser nosso, e a perder 2-0 lutamos, lutamos e lutamos, sempre muito unidos desde o início, conseguimos virar o jogo e ser Portugal.
Nós sabíamos que éramos melhores que eles. Soubemos manter a calma que o mister, algo que o mister tanto nos pediu e acabamos por conseguir jogar o nosso futsal e ser felizes.
Conseguir este troféu que é muito importante para mim, mas não conseguiria alcançar nada sem este grupo fantástico, que me deu tanto."
Treinador Nacional, José Luis Mendes, em discurso direto:
"É um resultado muito justo porque fomos superiores a Espanha. Eu estou muito feliz, por eles gostarem de os ver assim.
Faz amanhã 6 semanas que nos concentramos, não é fácil mas eles foram fantásticos, o processo foi muito bom, foi uma evolução excelente e deixa-me muito satisfeito a forma como reagimos à adversidade. Queria agradecer também a este público excecional e aos clubes destes jovens."
Ficha de jogo
Campeonato da Europa de Futsal Sub-19 2025
Final
Chișinău Arena
Chișinău (Moldávia)
Árbitros: Viktor Bugeko (Moldávia) e Grigori Ošomkov (Estónia)
Terceiro árbitro: Arttu Kyynaeraeinen (Finlândia)
Cronometrista: Hakan Tezcan (Turquia)
PORTUGAL 3-2 ESPANHA
PORTUGAL (Cinco inicial): GR Eurico Cunha, Martim Castela, Renato Almeida, Tiago Rodrigues e Rodrigo Monteiro
Suplentes: GR Diogo Carrera - cap., Afonso Mourinha, António Pereira, Leo Injai, Diogo Sousa, Simão Cordeiro, Miguel Malhão, Eduardo Tchuda e Tomás Nogueira.
Treinador: José Luís Mendes
Golos: 1-2 por Simão Cordeiro (30')
Disciplina:
ESPANHA (Cinco inicial): GR Javi Bule, Antonio Añasco, Nacho Olivares, Miquel González e Miguel Lahoz
Suplentes: GR Iker Abad, Unai Izquierdo, Roger Garcia, Pablo Guti, Ruano, Martinez-Ollivares Cap., Pol López, David Fernandez e Pedro Altaba
Treinador: Albert Canillas
Golos: 0-1 por Ruano (14'); 0-2 por Nacho Olivares (29'); 3-2, Eduardo Tchuda (49')
Disciplina: amarelo mostrado a Antonio Añasco (5')