#BeActive: Walking Football na FPF Arena

Walking Football

Mais de uma centena de participantes na iniciativa da FPF integrada na #BeActive Semana Europeia do Desporto 2025

FOTOGALERIA

A FPF Arena, em Oeiras, encheu-se de praticantes de Walking Football, na manhã deste domingo. Com idades entre os 50 e os 79 anos, foram mais de uma centena a fintar o dia cinzento e chuvoso imposto pela depressão Gabrielle para alinhar nesta iniciativa, integrada na #BeActive Semana Europeia do Desporto, que contemplou a vertente recreativa e competitiva desta modalidade em expansão.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) voltou a associar-se à #BeActive Semana Europeia do Desporto, uma jornada de promoção do desporto e da atividade física promovida pela Comissão Europeia, desde há uma década. Entre 23 e 30 de setembro, multiplicam-se por toda a Europa os incentivos a um estilo de vida saudável. Em Portugal, o IPDJ agrega as propostas para desafiar o sedentarismo.

Concebido para praticantes a partir dos 50 anos, o Walking Football tem um impacto positivo na qualidade de vida da população sénior. O convívio e a atividade física de baixo impacto aliam-se e juntam aos benefícios do exercício uma fórmula de sucesso para combater o isolamento e a solidão dos idosos. "O desenvolvimento do Walking Football é uma prioridade para o executivo federativo", referiu Horácio Antunes, da Direção da FPF, que deu as boas-vindas às oito equipas que se apresentaram no FPF Arena. "Reflexo dessa aposta é a estreia da vertente competitiva da modalidade, nesta temporada, que vem dar resposta aos anseios dos ex-atletas. A vertente recreativa mantém-se como uma forma de promoção da saúde e da felicidade de uma população particularmente vulnerável. Esta aposta federativa é especialmente relevante num país como o nosso, que tem uma população envelhecida. Estas ações são extremamente gratificantes e a adesão ao Walking Football será cada vez maior, estamos seguros, pois os nossos seniores sentem, cada vez mais, necessidade de conviver e de se movimentarem, deixando a ociosidade em casa e saindo, desperto, para a convivência social, no seu dia-a-dia, na sua localidade e em grandes convívios organizados a nível concelhio e a nível nacional”.

Esta jornada de Walking Football integrada na #BeActive Semana Europeia do Desporto começou com uma explicação das regras, a cargo de André Coelho, que apresentou as vertentes competitiva (59 por cento das inscrições nesta ação) e recreativa (41 por cento). A sessão teórica inspirou grande interesse à plateia, uma vez que esta é a primeira temporada em que a Federação Portuguesa de Futebol está a implementar a vertente competitiva. A especificidade das regras suscitou grande interesse aos participantes.

Depois, foi tempo de praticantes e árbitros – António Marçal, Carlos Fernandes, João Gil e Fernando Correia – entrarem em ação, no FPF Arena. O piso do pavilhão foi dividido em quatro campos e o que se seguiu foi uma jornada de Walking Football no seu melhor: atividade física, convívio, alegria.


;

Notícias