Liga BPI

Empate a uma bola entre Racing e Vitória

Futebol Fem. - Liga BPI

Minhotas estiveram em vantagem mas setubalenses salvaram o ponto

Racing Power e Vitória SC empataram (1-1), este sábado à tarde, num jogo que teve dois golos, bolas na trave, e perigo constante nas duas áreas. No final, o Vitória somou o seu primeiro ponto da época, enquanto o Racing Power manteve intacta a sua invencibilidade.

O jogo arrancou em alta intensidade. Pamela Gonzalez quase inaugurou o marcador (2’) com um forte remate, na grande área, que esbarrou na barra. Sara Brasil respondeu rapidamente (8’), testando a competência de Michaely Bihina - o remate saiu rasteiro, na diagonal, mas a guarda-redes controlou a situação. A partida revelou-se pois aberta e competitiva, logo desde o seu início, com ocasiões para ambos os lados, e com um futebol de qualidade.

O equilíbrio foi, no entanto,  quebrado, quando Pamela Gonzalez se mostrou imprudente, ao agarrar Kaminska na grande área (23’), na sequência de um pontapé de canto. O VAR chamou a atenção para a falta, e a árbitra validou a decisão. Na conversão do penalty, a capitã Betinha não desperdiçou: remate rasteiro para o lado esquerdo, enquanto a guarda-redes se lançou para o lado oposto, fazendo o 1-0.

Com a posse de bola repartida (50% para cada lado), a equipa de Martín procurou reagir com calma à desvantagem, mas só nos minutos finais da primeira parte é que conseguiu criar algum perigo na área da norte-americana Sornpao. Marta Ferreira tentou surpreender com um remate de fora da área (43’), mas a guarda-redes mostrou-se atenta. Logo depois, Pamela Gonzalez, muito ativa, voltou a tentar, mas o seu remate-cruzado foi novamente controlado por Sornpao. O Vitória, por sua vez, geriu a vantagem com eficácia defensiva, mas nunca deixou de procurar o contra-ataque. Num desses lances, Sara Brasil esteve muito perto do golo (38’) - ao ver Bihina adiantada, tentou o chapéu, mas a bola saiu ligeiramente ao lado.

A segunda parte abriu com uma nova ocasião clara para o Racing Power. Shelby High surgiu na área e rematou rasteiro (48’), mas Carolina Pocinho cortou no momento certo, evitando o golo. Perante o assédio ofensivo crescente, o Vitória manteve-se sólido, defendendo com ordem e critério, e respondeu em contra-ataque, sempre com Sara Brasil como referência.

Desta vez, o seu remate saiu por cima ((53’) após uma boa iniciativa. As locais intensificaram a pressão e, no espaço de um minuto, criaram duas oportunidades: Pamela Gonzalez, em boa posição, rematou ao lado (58’), e logo a seguir Marta Ferreira, de novo de cabeça, obrigou Sornpao a segurar com segurança.

O ímpeto das locais acabou, no entanto, por ser controlado pelas vitorianas, que, depois desta fase de maior aperto, voltaram a ameaçar e com insistência. Primeiro, Mia Foster acertou com estrondo na barra (72’);  três minutos depois, foi a vez de Mafalda Mariano, de livre direto, enviar a bola novamente ao ferro.

Pouco depois, Irlanda Lopes surgiu em boa posição, mas o remate saiu a escassos centímetros do alvo. E quando o Vitória parecia crescer no jogo, chegou mesmo o empate: Ticha rematou ao poste (82’) e, na recarga, Montoya mostrou-se implacável, fazendo o 1-1.

Ainda antes do fecho, mais dois bons momentos, um em cada área, mas aí valeu a segurança das guarda-redes.

O empate ajusta-se, num jogo sério e competitivo, e com bons momentos de bom futebol.

FICHA DO JOGO
RACING POWER 1-1 VITÓRIA SC

Ao intervalo: 0-1
LIGA BPI | 3.ª JORNADA 
Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal
27 de setembro de 2025

EQUIPA DE ARBITRAGEM
ÁRBITRO PRINCIPAL: 
Vera Esteves
ÁRBITROS AUXILIARES: Andreia Botelho e Andreia SIlva Miranda
QUARTO ÁRBITRO: Mafalda Bernardino

 

RACING POWER: Michaely Bihina, Beatriz Rodrigues [cap], Ana Nogueira, Shelby High (Meredith Haakenson, 77’), Mariana Rosa (Aitana Montoya, 68’), Ticha (Catarina Realista, 86’), Pamela González, Madalena Marau, Neuza Besugo (Mafalda Barboz, 77’), Inês Gonçalves, Marta Ferreira.
Suplentes não-utilizados: Ana Rita Oliveira, Carla Morera, Íris Ferreira, Dana Benítez, Karla Bermejo.
Treinador: Yerai Martin
Disciplina: Ticha (17’), Pamela Gonzalez (23’), Shelby High (29’), Beatriz (71’).

VITÓRIA: Tiffany Sornpao, Daria Kaminska, Aidan Mcconnell, Bárbara Azevedo (Joana Dantas, 90’+2’), Betinha Silva (Cap.) (Mia Foster, 68’), Carolina Pocinho, Jaime Turrentine, Vanessa Marques, Mafalda Mariano (Maria Salgado, 84’), Sara Brasil (Maria Baleia, 68’), Irlanda Lopes (Maria Gaspar, 84’).
Suplentes não-utilizados: Adriana Rocha, Débora Maciel, Inês Azevedo, Patrícia Teixeira.
Treinador: Ivo Roque
Disciplina: Betinha (11’), Bárbara Azevedo (53’), Carolina Pocinho (57’).

GOLOS: 0-1 Betinha (gp 24’); 1-1 Aitana Montoya (82’).

MULHER DO JOGO
BÁRBARA AZEVEDO (VITÓRIA SC)

Uma exibição segura e inteligente, onde a experiência fez a diferença: sólida a defender e sempre criteriosa a apoiar o ataque.


;
;
27 de Setembro 2025
Foto

FPF

Notícias