Seleção A Futsal

Triunfo inequívoco no reencontro com a Croácia

Futsal - Seleção A

Portugal venceu a Croácia (7-2) no segundo jogo de preparação entre as equipas em Vila do Conde.

A Seleção Nacional de Futsal voltou a vencer, esta segunda-feira, a Croácia por 7-2 no segundo jogo de preparação entre as equipas em Vila do Conde. 

Num grande momento de apoio e espírito de família, a Seleção Nacional de Futsal jogou com os nomes dos 14 jovens convocados para o Euro Sub-19 nas costas.

FOTOGALERIA

Quanto ao jogo, os primeiros minutos contaram com uma Equipa das Quinas a tentar criar desequilíbrios com a circulação de bola. Depois de uma jogada coletiva extraordinária, com onze passes e muita movimentação, Bruno Maior ganhou o lado esquerdo e fez o passe para Diogo Santos, que fez o 1-0, com o guardião Rozga batido.

A Croácia tentou reagir e obrigou André Correia a uma defesa apertada. Aos 7’, Portugal chegou ao 2-0. Canto de Silvestre, bola para André Coelho, que remata ao segundo poste para Rúben Góis estrear-se a marcar pela Equipa das Quinas. Os croatas tentavam impor o seu ritmo e procuravam apoiar-se no 3-1, através dos possantes pivôs. Portugal ia conseguindo desequilibrar no seguimento das suas jogadas coletivas e André Coelho esteve perto de aumentar a contagem.

O adversário tentou baixar a intensidade, mas a formação lusa ia em busca de mais. Portugal roubou uma bola em zonas adiantadas e Diogo Santos, só com o guardião pela frente, anotou o 3-0. Logo de seguida, Kutchy tem um lance individual pela esquerda, serviu Tiago Brito, mas o capitão atirou ao lado.

Aos 18’, a Croácia teve uma jogada coletiva com a introdução do guarda-redes subido, criou vantagem no corredor e Jurlina, servido pelo pivô, atirou para o 3-1. Logo depois, grande movimentação lusa. Góis assiste Sivestre, mas o remate do ala sai desviado. O resultado não se alterou até ao intervalo.

A Croácia entrou empenhada em reverter a situação e Jelovcic forçou Edu a uma defesa apertada. Logo de seguida, Tomás Paçó, aos 22', bateu o seu oponente pela direita, fletiu para dentro e atirou forte para o 4-1. Portugal ia conseguindo meter ritmo alto no jogo, sempre com grande dinâmica na circulação. Diogo Santos e Kutchy voltaram a ameaçar o golo.

Os croatas aumentaram os níveis de agressividade e foram tentando parar os ataques lusos. Aos 32', Tomás Paçó bisou na partida e fez o 5-1 em mais um remate forte e colocado. No minuto seguinte, Kustura reduziu através de uma bola parada, sendo que Góis estava inspirado e, no lance seguinte, anotou o 6-2. A Croácia chegou cedo à quinta falta e isso reduziu a sua intensidade. 

Aos 37 minutos, Afonso Jesus dilatou para 7-2 a vantagem portuguesa e nem o 5x4 da Croácia nos minutos finais alterou alguma coisa no resultado que pudesse colocar em causa a justiça da vitória portuguesa.

No primeiro embate, disputado no sábado, Portugal derrotou a Croácia por 5-0.

Recorde-se que Portugal prepara a participação para o próximo Campeonato da Europa, que se disputa na Letónia, Lituânia e Eslovénia, entre 20 de janeiro e 7 de fevereiro de 2026. A Equipa das Quinas qualificou-se para a fase final do Euro com um pleno de vitórias na fase de apuramento. O sorteio da fase final do Campeonato da Europa será no dia 24 de outubro.

CONHEÇA AQUI O PLANO DE PREPARAÇÃO PARA O EURO
INFORMAÇÃO DE BILHETES
DOSSIÊ DE IMPRENSA

Ficha de jogo
Jogo de preparação
Pavilhão Municipal de Desportos de Vila do Conde
Vila do Conde

1.º árbitro: Rúben Santos
2.º árbitro: Cristiano Santos
3.º árbitro: José Moreira 
Cronometrista: Eduardo Coelho

PORTUGAL 7-2 CROÁCIA (3-1 ao intervalo)

PORTUGAL (cinco inicial): André Correia, Tomás Paçó, Bruno Maior, Diogo Santos e Pauleta
Jogaram ainda: Edu, , André Coelho, Afonso, Bruno Pinto, Tiago Brito - Cap., Kutchy, Pedro Santos, Rúben Góis e Silvestre
Treinador: Jorge Braz
Golos: Diogo Santos (3' e 13'), Rúben Góis (7' e 33'), Tomás Paçó (22' e 32') e Afonso Jesus (37')
Disciplina: -

CROÁCIA (cinco inicial): Vinko Rozga, Franco Jelovcic - Cap., Kristian Cekol, Luka Peric e Jakov Hrstic
Jogaram ainda: Ante Piplica, Nikola Cizmic, Nikola Gudasic, Duje Kustura, Niko Vukmir, David Barbaric, Josip Jurlina, Romeo SušacMarko Kuraja e Antonio Sekulić
Treinador: Marinko Mavrovic
Golos: Josip Jurlina (18') e Kustura (33')
Disciplina: cartão amarelo a Niko Vukmir (26') e para Antonio Sekulić (29')


;
;
22 de Setembro 2025
Foto

André Sanano/FPF

Notícias