Campeãs europeias de Futebol de Praia homenageadas. Terceiro titulo em sete meses de mandato de Pedro Proença
O título europeu feminino de Futebol de Praia já está na Cidade do Futebol. A Seleção Nacional feminina de Futebol de Praia foi recebida, esta terça-feira, na sede da Federação Portuguesa de Futebol, numa cerimónia que contou com as presenças de Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, de Margarida Balseiro Lopes, ministra da Cultura, Juventude e do Desporto, e de Pedro Dias, secretário de Estado do Desporto.
As campeãs europeias foram recebidas, também, pela Seleção Nacional AA de Futsal, pelos sub-19 de Futsal, e pelos sub-15, as três seleções que se encontram em estágio na Cidade do Futebol, assim como os selecionadores nacionais Roberto Martínez, Luís Freire e Jorge Braz, pelos funcionários da Cidade do Futebol. Além do troféu da Liga Europeia, também as jogadoras distinguidas individualmente em Viareggio exibiram os troféus: Joana Flores (melhor marcadora), Jamila Marreiros (melhor guarda-redes) e Inês Cruz (melhor jogadora).
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, destacou a conquista inédita da Liga Europeia feminina de Futebol de Praia, o terceiro título internacional desta Direção em sete meses, depois das conquistas da Liga das Nações e do Europeu de sub-17.
“Queria-vos dizer que é uma alegria e uma honra ser presidente da Federação Portuguesa de Futebol. Em sete meses são três títulos internacionais. Responsabilidade dos clubes, das Associações Distritais e Regionais, das Associações de Classe, do próprio Governo que nos dá todas as condições para que isto aconteça. Responsabilidade dos profissionais da Federação Portuguesa de Futebol, mas mais acimade tudo por aquilo que esta Seleção fez pela capacidade que têm de transcender nos momentos mais difíceis”, afirmou o líder federativo.

Pedro Proença anunciou que o investimento no Futebol de Praia, por parte da Direção, é para continuar, com um espaço exclusivo na Cidade do Futebol. “Quero dizer-vos, enquanto presidente da Federação, que vamos continuar a investir no Futebol de Praia. É um eixo estratégico do que queremos fazer. É um sonho antigo da FPF, e, dentro da Cidade do Futebol, teremos uma infraestrutura para que a prática do Futebol de Praia possa acontecer dentro da nossa casa”, revelou o presidente da Federação Portuguesa de Futebol.
A concluir a intervenção, o líder federativo mostrou-se confiante em mais títulos. “E digo sem receios. Isto não é uma crença, é uma convicção, alavancada em todos os atletas, dirigentes, movimento associativo e em todos os clubes. Nós somos Portugal, habituem-se, vamos continuar a ganhar”, concluiu Pedro Proença.
Ministra orgulhosa
Margarida Balseiro Lopes, ministra da Cultura, Juventude e do Desporto, ressalvou a importância e o simbolismo da conquista europeia.“Estou muito feliz por três razões. Primeiro por que este é um momento histórico, inédito. Cabe-me agradecer às nossas campeãs, ao selecionador por terem levado as cores de Portugal ao mais alto nível”, referiu a governante.
Margarida Balseiro Lopes elencou mais duas razões para a importância da vitória na Liga Europeia. “A segunda razão da felicidade é por que o que fizeram engradece o desporto em Portugal, mas, sobretudo, o futebol feminino. Não posso deixar de reconhecer o papel extraordinário que a Federação Portuguesa de Futebol tem tido em valorizar o desporto feminino. A aposta que a FPF faz no futebol feminino tem um efeito multiplicador para as outras modalidades”, continuou a ministra, apontando a terceira razão:
“Não têm noção da importância deste título que olham para vocês e veem que o céu é um limite e que as instituições estão ao lado das mulheres em Portugal, também no desporto feminino. Estou profundamente orgulhosa”, concluiu a Margarida Balseiro Lopes, a quem foi ofertada uma camisola assinada por todas as jogadoras.

Alan e Jamila agradecem
Eleita melhor guarda-redes do torneio, Jamila Marreiros não esqueceu todas as jogadoras que participaram na campanha. “Agradecemos a todas as jogadoras que fizeram parte deste processo, não apenas as que estão aqui. Agradecer a todos os clubes pelo esforço. Somos campeãs da Europa e queremos muito mais”, declarou a guarda-redes.
Alan Calvacanti, selecionador nacional, agradeceu a presença de Pedro Proença em Itália. “Agradeço à Federação por nos apoiar sempre. Agradeço ao presidente por ter ido a Itália, aumenta a responsabilidade, mas ganhar é muito bom!”, vincou o treinador.
