Seleção A Futebol Praia

Alan Cavalcanti: "temos de jogar para ganhar"

Futebol Praia Fem. - Seleção A

Joana Flores pensa jogo a jogo até ao ambicionado título

A Seleção Nacional Feminina de Futebol de Praia deu continuidade, esta quinta-feira, com os trabalhos, tendo em vista o segundo jogo da fase de grupos, da Superfinal da Liga Europeia.

Em Viareggio, a Equipa das Quinas já está apurada para as meias-finais da Superfinal da Liga Europeia, enfrentando agora a Polónia, esta sexta-feira, às 11h45 portuguesas, num encontro que decidirá qual dos dois conjuntos se apurará como líder do Grupo A, com Suíça a terminar esta etapa inicial da prova com zero pontos, após duas derrotas com portuguesas e polacas. Espanha, Ucrânia e Itália a integrarem o outro agrupamento.

As comandadas de Alan Cavalcanti ambicionam a conquista inédita do título europeu após dois segundos lugares consecutivos (2023 e 2024), viajando rumo a esta comuna italiana da região da Toscana, província de Lucca, com cerca de 63.000 habitantes, com vontade e determinação de escrever um novo capítulo na história do futebol de praia feminino português, com as polacas a serem as atuais campeãs europeias.

O Selecionador Nacional convocou 12 jogadoras para este importante momento competitivo.

Esta quinta-feira, o timoneiro da seleção lusa e a fixo Joana Flores realizaram a antevisão do encontro da 2ª Jornada da fase de grupos, em declarações ao fpf.pt.

Alan Cavalcanti, Selecionador Nacional, em discurso direto:

“A dificuldade é a parte física. A Polónia é uma seleção muito boa fisicamente, a areia está muito pesada e, por isso, essa será a maior dificuldade. Temos de ter paciência, estar taticamente muito bem organizada, para não termos confronto físico com a Polónia.”

“Falar de ser primeiro ou segundo, já estamos classificados , lógico que ser primeiro é sempre melhor , pois teoricamente encontramos a seleção mais fraca, mas entendo que temos de jogar para ganhar, não só com a Polónia, mas também com qualquer seleção. O objetivo é ser campeão, então não temos de escolher o adversário.”

“Como a Espanha se diz teoricamente mais forte, mas se olharmos para o ano passado, nós chegamos à final a ganhar à Espanha na meia-final. O nosso objetivo é ganhar todos os jogos, correr bem, para no outro lado terem mais medo de nós, do que o contrário.”

Joana Flores, internacional portuguesa, em discurso direto:

“Claro que é sempre bom sabermos que já estamos nas meias-finais, primeiro objetivo está concluído, mas ainda temos o jogo de amanhã, claro que queremos sempre ganhar. O nosso objetivo é vencer em todos os jogos, seja de que forma for, independentemente das condições do campo já sabemos que será um duelo muito combativo. A Polónia por si só já é uma equipa muito física, mas nós temos as nossas armas, temos o nosso conceito de jogo que poderá ser trabalhado e aperfeiçoado a cada jogo.”

“Penso que amanhã ser mais um jogo mata-mata, onde queremos mesmo vencer e será importante vencer e entrar para a próxima fase com uma vitória.”

“Agora é passo a passo, cada jogo tem a sua importância, mas o próximo é sempre mais importante, porque é aí que estamos mais perto da final, será importante vencer amanhã independentemente do outro grupo. A nossa mentalidade é alcançar a final, conquistarmos o tão desejado troféu, é isso que nos move e nos tem movido a época inteira ao nível da seleção.”

Eis a lista de convocadas:

Guarda-redes: Jamila Marreiros (AD Pastéis da Bola) e  Lara Silva (ACD Sótão)
Fixo: Ema Toscano (ACD Sótão), Joana Flores (ACD Sótão)
Ala: Andreia Silva (AD Pastéis da Bola), Cristiana Costa (AD Pastéis da Bola),  Inês Cruz (ACD Sótão) e Joana Meira (AD Pastéis da Bola)
Pivot: Beatriz Tristão (AD Pastéis da Bola), Carolina Ferreira (ACD Sótão), Joana Vasco (ACD Sótão) e Marta Simões (Mr. Football Academy)

Programação Geral

11 de setembro | quinta-feira
12h15 - Treino Oficial

12 de setembro | sexta-feira
12h45 - Jogo: Portugal x Polónia

13 de setembro | sábado
A definir

14 de setembro | domingo
A definir

Os horários são locais. Em Itália é mais uma hora que em Portugal Continental


;
;
11 de Setembro 2025
Foto

Diogo Pinto / FPF

Notícias