Seleção falha as meias

Futebol Praia - Seleção A

Reação de Mário Narciso à derrota com Itália

A Seleção Nacional de Futebol de Praia A perdeu, esta quarta-feira, com a congénere de Itália, por 6-3, na 2ª Jornada da Superfinal da Liga Europeia, em Viareggio (Itália).

Portugal, atual campeão europeu, entrou nesta etapa final a perder com a Bielorrússia, defrontando ainda no encerramento da fase de grupos a equipa da França, esta sexta-feira, às 13h00 portuguesas. Com duas derrotas na prova, Portugal falha o apuramento para as meias-finais do certame.

Os transalpinos voltam a receber os melhores das areias, com Viareggio a ser o palco escolhido. A comuna italiana da região da Toscana, província de Lucca, com cerca de 63.000 habitantes, recebe as aspirações das oito nações, de 9 a 14 de setembro.

Espanha, Suíça, Ucrânia e Dinamarca completam o Grupo B, com as duas melhores posicionadas de cada agrupamento a prosseguirem para as semifinais da competição, marcadas para sábado, com o jogo do título, onde se decidirá quem levantará o tão desejado troféu de campeão europeu, está agendado para domingo, às 17h00 portuguesas.

Quanto ao jogo, ambas as equipas entraram muito expectantes, analisando os movimentos de cada uma , com a primeira grande oportunidade a cair para o lado português. Corria o minuto oito e após uma defesa Casapieri a um remate de Rodrigo Pinhal, a bola caiu nos pés de Tim, que a menos de um metro da linha de golo não conseguiu encostar face à forte pressão do defesa italiano.

Com um terreno muito pesado devido às fortes chuvas que se faz sentir nesta região da Toscana, o jogo aéreo era o mais indicado, com Casapieri a estudar bem a lição. Já quando tudo indicava que os atletas iriam para o primeiro descanso empatados, o guardião da "squadra azzurra" conduziu o esférico no ar até ao centro do terreno e disparou um forte míssil para o 1-0 da equipa da casa, sem hipóteses de defesa para Pedro Mano.

Aos cinco minutos do segundo período a Equipa das Quinas conseguia igualar o marcador, com Vasco Gonçalves a cobrar exemplarmente um livre direto do lado direito do terreno, fazendo assim o primeiro da conta lusa e seu primeiro golo ao serviço de Portugal. Os anfitriões nem deixavam respirar e logo na bola de saída voltaram a ficar em vantagem, com um golo de Tommaso Fazzini. Aos nove minutos os transalpinos aumentaram a conta, com Josep Junior a aproveitar um avanço de Mano para picar o esférico para a baliza lusitana.

O 3-1 continua no marcador e Portugal entra no terceiro e derradeiro período a jogar a permanência na luta pela passagem à próxima fase com um só pensamento: só a vitória interessa. O conjunto nacional entrou melhor, criando diversas chances de golo, mas a bola teimava em não entrar. No entanto, aos dez minutos e contra a corrente do encontro foram os transalpinos a faturar, com Tommaso Fazzini a aproveitar uma desatenção do guardião português. Na bola de saída, Bê serve o irmão, para Léo, de primeira chutar para o golo. A seleção italiana quase que copiou a receita e voltou a marcar da bola de saída, por intermédio de Josep Junior. Aos 11 minutos, Léo Martins bisa na partida, para no minuto seguinte Luca Remedi sentenciar o duelo, colocando a formação de Mário Narciso de fora da luta pelo título.

O Selecionador Nacional, Mário Narciso, em discurso direto:

“Aconteceu aquilo no jogo que estávamos à espera, uma Itália com muita vontade perante o seu público, com muito entusiasmo, com forças redobradas por isso mesmo. Não é um desprestígio para nós perder com esta equipa. De qualquer forma, existem aspetos que temos de melhorar pois falhamos que vínhamos prevenidos para isso, mas sabemos que nem sempre as coisas acontecem como programamos. Há que dar os parabéns à Itália e continuarmos a trabalhar porque temos muito a melhorar.”

França: “Um jogo que temos de ganhar, um jogo de muita importância para a classificação. Temos de nos preparar para ganhar na sexta-feira.”

“A França é uma equipa que está bastante melhor do que há uns anos atrás, temos de estar preparados e ir com tudo para vencer esse jogo.”

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

Ficha de Jogo

Superfinal da Liga Europeia
Viareggio, Itália
2ª Jornada
Grupo A

ITÁLIA - PORTUGAL

1ºÁrbitro: Lukasz Ostrowski (POL)
2ºÁrbitro: Vladimir Tashkov (BUL)
3ºÁrbitro: Vitalij Gomolko (LTA)
Cronometrista: Malte Gerhardt (GER)

1ºP: 1-0
2ºP: 3-1
3ºP: 6-3

ITÁLIA  (cinco inicial): Leandro Casapieri (GR), Josep Junior, Francesco Fabio Sciacca - cap., Ovidio Alla e Samuele Sassari
Jogaram ainda: Gean Pietro (GR), Matteo Santini, Luca Remedi, Amir Shalabi, Gianmarco Genovali, Tommaso Fazzini e Alessandro Remedi
Selecionador Nacional: Emiliano Del Duca

PORTUGAL (cinco inicial):  Pedro Mano (GR), Rui Coimbra - cap., André Lourenço, Bê Martins e Léo Martins
Jogaram ainda: Diogo Dias (GR), Bernardo Lopes, Duarte Algarvio, João Cabral, Rodrigo Pinhal, Vasco Gonçalves e Tim 
Selecionador Nacional: Mário Narciso

Golos: 1-0, Leandro Casapieri (12', 1ºP); 1-1, Vasco Gonçalves (5', 2ºP); 2-1, Tommaso Fazzini (5', 2ºP); 3-1, Josep Junior (9', 2ºP); 4-1, Tommaso Fazzini (10', 3ºP); 4-2, Léo Martins (10', 3ºP); 5-2, Josep Junior (10', 3ºP); 5-3, Léo Martins (11', 3'P); 6-3, Luca Remedi (12', 3ºP)

Programa Geral:

11 de setembro | quinta-feira
13h00 - Treino Oficial - Viareggio

12 de setembro | sexta-feira
14h00 - Jogo: Portugal x França - Viareggio

13 de setembro | sábado
A definir

14 de setembro | domingo
A definir

Os horários são locias. Em Itália é mais uma hora que em Portugal Continental


;
;
10 de Setembro 2025
Foto

BSW

Notícias