Seleção A

Vitória na Arménia no arranque da qualificação

Seleção A

Portugal começou a resolver cedo e goleou, por 5-0, em Yerevan

Portugal arrancou, com o pé direito, o início da qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026. A Seleção Nacional venceu a Arménia, em Yerevan, por 5-0, no primeiro jogo do grupo F de apuramento. Um triunfo construído na primeira parte, com Portugal a chegar ao intervalo com três golos de vantagem, cortesia de João Félix (10'), Cristiano Ronaldo (21') e João Cancelo (32').

Na segunda parte, dois golos a abrir, por Cristiano Ronaldo (46') e João Félix (61') consumaram a goleada e levaram Portugal a uma gestão da partida até ao minuto final.

A Seleção Nacional AA iniciou, este sábado, a caminhada para o Mundial-2026, com a primeira jornada do grupo F, que, além de Portugal e Arménia, reúne Hungria e República da Irlanda.

Na ficha de jogo, o Selecionador Nacional, Roberto Martínez, escolheu um onze com Diogo Costa na baliza, defesa composta por João Cancelo, Rúben Dias, Gonçalo Inácio e Nuno Mendes. A meio-campo alinharam Vitinha, João Neves e Bruno Fernandes. No ataque, no apoio a Cristiano Ronaldo, jogaram de início Pedro Neto e João Félix.

Antes da partida, cumpriu-se um minuto de silêncio, em memória de André Silva, Diogo Jota e Jorge Costa.

Golo desbloqueou a partida

Após um começo equilibrado, com a Arménia a procurar pressionar alto a primeira fase de construção da Seleção Nacional, Portugal marcou no primeiro remate à baliza. Pedro Neto serviu Cancelo, o lateral trocou as voltas ao lateral arménio e cruzou para a pequena área, com João Félix a cabecear, sem marcação, para o primeiro golo.

A Arménia esboçou uma reação, mas Portugal continuou a pressionar. Aos 21 minutos, simbolicamente o minuto da camisola que envergava Diogo Jota, Pedro Neto descobriu Cristiano Ronaldo dentro da área e o avançado fez o segundo golo. Logo de seguida, 3-0, agora com João Cancelo a marcar de pé esquerdo e a não esquecer Jota nos festejos.

Substituição e golaço!

Ao intervalo, Roberto Martínez trocou Pedro Neto por Trincão, e o jogo começou com mais um golo. E que golo. Remate de fora da área de Cristiano Ronaldo, com o pé direito, com o capitão da Seleção Nacional a fazer o bis. A partir daqui assistiu-se a um domínio completo por parte de Portugal, com bolas ao poste, sucessivas oportunidades de golo e com o resultado a avolumar-se com naturalidade. Aos 63 minutos, foi a vez de João Félix, de calcanhar, bisar na partida.

Com cinco golos de vantagem, Roberto Martínez mexeu na equipa, com Portugal sempre com o controlo e gestão do jogo, sem descurar o ataque. A equipa das Quinas podia ter dilatado o resultado, mas o resultado ficou no 5-0.

Com este resultado, Portugal assume a liderança do grupo F. O próximo encontro de qualificação é já na terça-feira, em Budapeste, com a Hungria.

Recorde aqui o MatchCenter da partida


;
;
6 de Setembro 2025
Foto

Diogo Pinto/FPF

Notícias