Supertaça Feminina de Futsal Placard

Nun'Álvares conquista a Supertaça

Futsal Fem. - Supertaça

Vitória frente ao SL Benfica numa final plena de emoção

GCR Nun’Álvares e SL Benfica, vencedores, respetivamente, da Liga Feminina PLACARD e da Taça de Portugal PLACARD na temporada passada, disputaram, esta quarta-feira, no Pavilhão Multiusos de Gondomar, a Supertaça Feminina de Futsal PLACARD 2025. O encontro apenas ficou decidido após prolongamento, na sequência do grande equilíbrio entre as equipas que na temporada 2024/25 disputaram a final da prova rainha. O Nun’Álvares levantou o primeiro troféu da temporada depois de bater as águias por 3-2.

Os primeiros minutos de jogo ficaram marcados pela expulsão de Ana Catarina, guarda-redes do Benfica, que entrou de forma imprudente sobre a jogadora do Nun’Álvares nas imediações da sua área. A árbitra recorreu às imagens, validou a exclusão da número 1 encarnada e confirmou a falta a favor das campeãs nacionais. Camila Silva encarregou-se da conversão do livre e com um tiro certeiro adiantou a sua equipa no marcador. O conjunto de Fafe esteve perto de ampliar a vantagem nos minutos seguintes, no entanto as finalizações saíram desenquadradas com a baliza.

O Benfica foi crescendo na partida e começou a criar oportunidades que esbarraram nas boas intervenções de Júlia Melz. A guarda-redes do Nun’Álvares adiou, mas não impediu o golo do empate que surgiu ao minuto 14, na sequência de uma bola parada, por intermédio de Janice. Galvanizadas pela igualdade, as águias foram à procura da cambalhota no marcador, conseguida ainda antes do intervalo, aos 17’, num ataque rápido finalizado por Maria Pereira.

A segunda parte voltou a pautar pelo equilíbrio e pela grande procura pelas balizas. As duas equipas protagonizaram várias ocasiões para alterar o resultado, mas o caminho para o golo apenas foi encontrado por Lídia Moreira, nos instantes iniciais do período, após uma boa jogada individual e assistência de Camila Silva. As detentoras do título de campeãs nacionais aumentaram o ritmo, criaram dificuldades às aguias através de constantes associações entre Júlia, Cíntia e Camila, mas o golo não surgiu e as decisões ficaram adiadas para o prolongamento.

Na etapa complementar, Júlia Melz foi figura de destaque com várias defesas cruciais, de grau de dificuldade elevado, que impediram o golo do Benfica e permitiram ao Nun’Álvares continuar a sonhar com o troféu. A um minuto do apito final, Ana Azevedo vestiu capa de heroína e após passe em esforço de Lídia Moreira atirou para o fundo das redes e garantiu o título para o GCR Nun’Álvares.

Assim, o GCR Nun’Álvares conquista pela primeira vez a Supertaça de Futsal Feminino PLACARD, colocando um ponto final nas vitórias consecutivas do seu adversário, o SL Benfica, na competição.

Júlia Melz, guarda-redes do Nun’Álvares, em discurso direto:

“Muito feliz por fazer parte deste grupo. Primeira conquista do ano, um troféu inédito. Vamos à procura de outros títulos, o jogo foi emocionante, não fizemos uma primeira etapa boa, sofremos muito com o forte ataque do Benfica, mas fui feliz com algumas defesas e pude ajudar a equipa. As nossas dinâmicas foram trabalhadas, embora tenha sido em pouco tempo, durante a época vamos aprimorá-las. Parabéns ao Benfica, foi um grande adversário.”

Paulinho Roxo, treinador do Benfica, em discurso direto:

“Fizemos tudo o que estava planeado, mas ficamos muito cedo com cinco faltas e isso condicionou o nosso jogo. Fomos a melhor equipa, não tenho dúvidas disso, tivemos chances claras para resolver, mas não conseguimos. Vamos trabalhar para conseguir títulos e vitórias. Os adeptos podem contar com uma equipa forte este ano. Mérito do Nun’Álvares na vitória, parabéns. Agora temos o campeonato pela frente.”

PRÉMIOS PLACARD

PROGRAMA OFICIAL

FOTOGALERIA

Ficha de jogo:

GCR NUN’ÁLVARES 3 – 2 SL BENFICA (1-2 ao intervalo)

Supertaça Feminina de Futsal Placard
Multiusos de Gondomar

1.ª Árbitra: Filipa Prata
2.ª Árbitra: Rita Ferraz
3.ª Árbitra: Mariana Moreira
Cronometrista: Raquel Santos

GCR NUN’ÁLVARES: Júlia Melz (GR), Lídia Moreira, Jana, Dinha e Camila Silva
Suplentes: Maria Odete (GR), Ana Azevedo (CAP.), Ana Pires, Beatriz Fonseca, Belinha, Joana Moreira, Mayara Almeida, Kaká e Inês Gomes
Treinador: Paulo Tavares
Disciplina: Cartão amarelo para Jana (20’), Lídia Moreira (29’) e Kaká (31’)

SL BENFICA: Ana Catarina (GR), Maria Pereira, Janice, Fifó e Raquel Santos
Suplentes: Alexandra Melo (GR), Bruna Carolina, Inês Fernandes (CAP.), Sara Ferreira, Madalena Frederique, Inês Matos, Angélica, Ana Oliveira e Sofia Calheiros
Treinador: Paulinho Roxo
Disciplina: Cartão amarelo para Janice (26’) e Inês Fernandes (36’) e cartão vermelho para Ana Catarina (3’)

Golos: 1-0 por Camila Silva (3’), 1-1 por Janice (14’), 1-2 por Maria Pereira (17’), 2-2 por Lídia Moreira (24’), 3-2 por Ana Morgado (50’)


;

Notícias