Árbitras preparam-se na Cidade do Futebol

Arbitragem

Ação de Reciclagem e Avaliação teve a duração de quatro dias

A Cidade do Futebol recebeu entre quinta-feira e domingo a 1.ª Ação de Reciclagem e Avaliação das árbitras das duas categorias principais, CF1 e CF2, bem como as árbitras assistentes AACF1 e AACF2.

Ao longo destes quatro dias, como é habitual, foram realizadas as provas físicas, bem como os testes escritos e os testes de inglês. Na vertente teórica, depois de apresentado o Diretor Técnico Nacional da Arbitragem, Duarte Gomes, foram explicadas as alterações às Leis de Jogo e feitas as recomendações para a época.

Ao mesmo tempo, foram abordadas questões técnicas, como os incidentes na área de penálti (mão na bola), o trabalho de equipa e o protocolo VAR. O psicólogo que vai trabalhar com o grupo, Joel Teixeira, debruçou-se sobre a gestão emocional do erro, enquanto ao nível do coaching, Sérgio Guerreiro seguiu a temática do mindset e da imagética. Houve ainda trabalhos de grupo sobre diversos temas.

Na sessão de abertura, o presidente do Conselho de Arbitragem, Luciano Gonçalves, falou da responsabilidade deste grupo na arbitragem nacional, deixando notas de confiança num desempenho positivo ao longo da época. A responsável pela arbitragem feminina, Diana Henriques, abordou temas que preocupam diretamente as árbitras, ouvindo as suas preocupações e dando conta de diversos procedimentos. No final, o vice-presidente da Secção de Classificações, Rui Licínio, falou das observações e das classificações, cabendo o encerramento do vice-presidente para a área não profissional, Luís Estrela, que fez um resumo dos trabalhos, deixando igualmente palavras de motivação e confiança para a época.

 


;

Notícias