Seleção Nacional de Futebol de Rua a postos para o Mundial de Oslo
A Seleção Nacional de Futebol de Rua foi apresentada oficialmente na Cidade do Futebol, antes de partir para o Campeonato do Mundo de Futebol de Rua, que decorre em Oslo, entre 23 e 30 de agosto. A 20.ª edição da competição reúne 500 atletas de 48 países, numa celebração do desporto enquanto motor de inclusão social.
No encontro com a comunicação social, marcaram presença representantes da FPF, da Associação CAIS e de várias entidades parceiras. Daniel Carriço, membro da Direção da FPF, foi o anfitrião e destacou a ligação duradoura da Federação ao projeto:
“Este é um projeto inspirador da Associação CAIS, ao qual a FPF se associa há vários anos. O Futebol é um espaço de alegria e inclusão, e a responsabilidade social é hoje um pilar essencial da Federação, que se reforçará com a criação da Fundação FPF. Obrigado a todos pelo exemplo inspirador que nos dão todos os dias”, destacou.

Também Gonçalo Santos, coordenador do Projeto Futebol de Rua da Associação CAIS, sublinhou o impacto transformador do desporto:
“Mais de um terço dos praticantes são hoje mulheres, o que reflete o crescimento do Futebol de Rua no feminino e o seu papel na promoção da igualdade de género. Este projeto só é possível graças à colaboração de todas as instituições que estão a nosso lado”, salientou.
Luciano Gonçalves, presidente do Conselho Consultivo do projeto e do Conselho de Arbitragem da FPF, recordou os 15 anos de ligação à iniciativa: “É muito especial ver como este trabalho conjunto se traduz em participações marcantes. Uma palavra também para o árbitro Nuno Mendes, que representará Portugal em Oslo”.

As restantes entidades parceiras reforçaram a importância desta iniciativa. Jorge Miranda, diretor da Fundação Benfica, lembrou que “nenhum outro desporto tem o potencial transformador do Futebol”, elogiando a forma como a CAIS “consegue unir, motivar e criar oportunidades para homens e mulheres”.
Rui Cordeiro, vereador da Câmara Municipal de Lisboa, destacou o compromisso da cidade: “Concretizámos em junho o projeto de um campo para a prática do Futebol de Rua em Chelas, que dará novas oportunidades à comunidade. Continuaremos ao lado da CAIS neste notável projeto”.
Por fim, Conceição Zagalo, presidente da Assembleia Geral da Associação CAIS, sublinhou o carácter deste projeto: “O Futebol marca a vida do nosso país. A CAIS luta todos os dias para que a dignidade humana saia reforçada”.

A equipa nacional, que visitou, esta manhã, a Cidade do Futebol é liderada por Bruno Seco (selecionador desde 2011), com Rafael Santos (team manager) e Nuno Rodrigues (treinador de competências). O estágio final decorre em Lisboa, de 13 a 22 de agosto, em parceria com a Fundação Benfica e com o apoio das Juntas de Freguesia de Benfica e Marvila e da FPF.
Portugal parte para Oslo depois de um quinto lugar alcançado em Seul, em 2024. Desde 2004, a Seleção soma 18 participações em mundiais, um mundialito e um europeu — com vitórias nestes dois últimos. Os melhores resultados em Campeonatos do Mundo foram o 2.º lugar em 2009 e o 3.º em 2015.
Eis os convocados para o Mundial 2025:
- Rúben Costa (PAX Jovem, Beja)
- Alexandra Araújo (O Companheiro, Lisboa)
- Bruno Silva (CRIAR-T, Setúbal)
- Júlio Netto (Adamastor, Viseu)
- Miguel Pereira (CD Navais, Porto)
- Rosa Peixe (NDS, Guarda)
- João Ferreira (Município de Aveiro, Aveiro)
- Tiago Santos (AMDpT, Madeira)