Belenenses derrota Atlético CP

Liga 3 Placard

Azuis do Restelo triunfa por 1-0.

O Belenenses venceu, na noite deste domingo, o Atlético por 1-0, graças a um golo de Sambú (76’), no encerramento da 2.ª jornada da Liga 3 Placard. A formação da Cruz de Cristo, que passa a somar quatro pontos, alcançou um triunfo difícil perante um adversário ainda sem pontos, mas que deu boa réplica ao longo de todo o jogo.

Belenenses e Atlético, depois de uma estreia menos conseguida nesta edição da Liga 3, entraram em campo determinados a deixar uma imagem mais consistente das suas ambições na competição. A formação da Cruz de Cristo revelou-se segura e competente na construção do seu jogo, apostando desde os instantes iniciais num futebol ofensivo, intenso e apoiado. Pela frente, o Atlético manteve a sua identidade, procurando equilibrar o desafio com uma postura cautelosa, mas sem abdicar de explorar o ataque, sobretudo através de transições rápidas que criaram alguns bons momentos junto da baliza de Guilherme Oliveira. O primeiro deles começou no pé esquerdo de Nico (14’) - o brasileiro avançou em velocidade e com coragem e, ja na grande área, rematou com força, mas a bola saiu junto ao poste.

O jogo ganhava sobretudo ritmo e, em poucos minutos, surgiram mais duas grandes oportunidades, uma para cada lado. A primeira pertenceu ao Belenenses, quando o guarda-redes Fábio Ferreira brilhou com duas defesas consecutivas (19’), travando primeiro o remate de Afonso Afonso e, na recarga, a tentativa de Eduardo. A resposta surgiu três minutos depois, com Délcio a rematar de forma frontal e a obrigar Guilherme Oliveira a uma intervenção espetacular. A equipa de João Nuno, mais consistente nesta fase, voltou a ameaçar, mas Fábio Ferreira mostrou, de novo, segurança, negando o golo a Rebelo e Eduardo (28’) com duas defesas de alto nível.

Daí até ao intervalo, o jogo perdeu intensidade, com as duas equipas a baixarem o ritmo e a arriscarem menos. Só no minuto 45 é que  voltou a haver perigo, quando Lucas, em remate forte, de pé esquerdo, atirou a bola a rasar o poste da baliza de Fábio Ferreira.

A etapa final deste encontro, entre dois emblemas históricos do futebol português, começou com o Belenenses mais adiantado, a jogar no meio-campo adversário, mas sem conseguir criar perigo efetivo perante um Atlético bem organizado defensivamente. Ainda assim, a melhor ocasião foi da equipa visitante, quando Dinamite apareceu a rematar com perigo (57’), após um bom passe de Herrera, e que obrigou Guilherme Oliveira a uma defesa atenta.

O treinador João Nuno decidiu então  dar um novo fôlego ao setor ofensivo através de várias alterações estratégicas, e a aposta revelou-se acertada. Sambú inaugurou o marcador (76’) com um remate de pé direito, em zona frontal, após um excelente cruzamento de Bandarra e de um alívio incompleto da defensiva adversária. Logo depois, Wilson falhou o remate (81’) e perdeu o oportunidade para reforçar a vantagem. Do lado do Atlético, ainda houve a tentativa de evitar a derrota nos instantes finais, mas as suas investidas acabaram por não resultar - Barandas ainda ameaçou (90’+3’) com um cruzamento-remate, mas Guilherme Oliveira defendeu para canto. Mérito da boa organização e eficácia defensiva da equipa azul.

FICHA DE JOGO

CF BELENENSES, 1  ATLÉTICO CP, 0
( 0-0, ao intervalo)
Liga 3 Placard, Série B 2025/26
Jornada 2

Estádio Nacional do Jamor

Árbitro: João Mendes
Árbitros assistentes: Nelson Andrade e Rui Mendes Quarto árbitro: Paulo Raposo

CF BELENENSES: Guilherme Oliveira, João Machado (M. Bandarra, 46’), Nuno T. (cap.), Afonso Afonso (Wilson, 75’), Lucas, Eduardo (Cuca, 86’), H. Leitão (Sambú, 59’), Diogo P., Morgado (Afonso, 75’), D. Rebelo, César.
Suplentes não utilizados: Bruno Dias, Teixeira, J. Paredes, Camilo.
Treinador: João Nuno
Disciplina: nada a assinalar

ATLÉTICO CP: Fábio Ferreira, Duarte Henriques, Catarino (Barandas, 82’), Nico, Délcio (Okoli, 64’), Joãozinho, Ricardo Dias (David Silva, 82’), Bruno Almeida, Dinamite (Vicente, 82’), Paulinho (Cap.), Herrera (Ruben Marques, 82’).
Suplentes não utilizados: Rodrigo Dias, Fran, Diego.
Treinador: Ricardo Correia
Disciplina: cartão amarelo para Nico (40’), Paulinho (65’).

Golos: 1-0 ( Sambú, 76’).

Homem do jogo

César ( Belenenses)

Destacou-se pelo desempenho defensivo, que constituiu a sua prioridade, cumprindo-o com grande sentido profissional, ao mesmo tempo que soube orientar a equipa na transição para o ataque.


;

Notícias