Caldas vence na Medideira

Liga 3 Placard

Trunfo na Amora por 1-0.

O Caldas surpreendeu o Amora, este sábado à tarde, ao marcar o único golo do encontro (85’) por Miguel Velosa. Ao longo da partida, o Amora apresentou quase sempre um desempenho superior, dominando o jogo e criando as melhores ocasiões, mas a eficácia na finalização acabou por lhe fugir, permitindo que os visitantes conseguissem a vitória nos minutos finais, numa fase em que se mostravam mais fortes graças às substituições efetuadas.O Amora assumiu desde cedo a iniciativa ofensiva na procura do golo. Ainda antes do fecho do primeiro quarto de hora, Diop esteve muito perto de inaugurar o marcador com um remate acrobático, em pontapé de bicicleta, que passou a escassos centímetros do poste — um dos grandes momentos do jogo.

O adversário respondia de forma compacta, fechando bem os caminhos para a sua baliza, mas Pipo ainda ensaiou um remate aos 19 minutos, embora sem consequências. Daí até ao intervalo, o jogo teve praticamente um só sentido: a baliza de Wilson Soares. Nesse período, Diop e Edney Ribeiro assumiram o protagonismo ofensivo. O avançado senegalês esteve novamente em evidência (24’), ao tentar um desvio que só não resultou em golo graças à intervenção atenta de um defesa contrário.

Pouco depois, Edney Ribeiro surgiu em posição perigosa e rematou à malha lateral, numa boa iniciativa individual, voltando a criar perigo já perto do intervalo. Aos 45 minutos, após excelente jogada de Mabuza, surgiu em ótima posição na área, mas o remate saiu fraco, desperdiçando uma ocasião clara.

A falta de eficácia na finalização acabou por penalizar o maior domínio do Amora, que justificava a vantagem ao intervalo, mas não conseguiu materializá-la no marcador.

O Amora regressou do intervalo com uma energia renovada e uma clara aposta no ataque, pressionando desde os primeiros instantes da segunda parte. No espaço de apenas dois minutos, a formação da casa voltou a criar perigo junto da baliza de Wilson Soares, mas sem a eficácia necessária para traduzir o domínio em golos.

Aos 47 minutos, Tiago Correia surgiu em posição favorável, mas não conseguiu dar a melhor sequência à jogada. Logo depois, aos 49 minutos, foi a vez de Edney Ribeiro voltar a dispor de uma boa oportunidade, mas, à semelhança do que já acontecera no primeiro tempo, falhou na finalização.

Este início prometedor reforçou a postura ofensiva do Amora, que manteve a pressão alta, mas continuava a pecar no momento decisivo.

Já na reta final do jogo, fruto das alterações promovidas, o Caldas conseguiu não só equilibrar como em largos  momentos assumiu mesmo o seu controlo. Aos 71 minutos, Duarte Maneta dispôs de uma excelente oportunidade de cabeça, mas Diego Andrade respondeu com uma intervenção de grande nível, negando o golo. Mais tarde, Nuno Januário falhou o ‘chapéu’ por pouco (81’) à entrada da pequena área.

Este período final demonstrou a capacidade do Caldas de reagir e criar perigo, apesar da vantagem inicial do Amora, tornando os minutos finais mais disputados e intensos. Já nos minutos finais, na sua melhor fase do jogo, o Caldas conseguiu desbloquear o marcador. Numa jogada bem delineada por Duarte Maneta, Miguel Velosa concluiu com um excelente golpe de cabeça, garantindo o golo aos 85 minutos, e selou uma vitória difícil. Com esta vitória, o Caldas chega ao primeiro lugar da série B da Liga 3 Placard e com os mesmos pontos (6) do 1. Dezembro.

AMORA, 0 CALDAS, 1 ( 0-0 ao intervalo)

Liga 3 Placard, Série B 2025/26

Jornada 2

Estádio da Medideira
Árbitro: Fá Sanha
Árbitros assistentes: Emanuel Henriques e Filipe Silva Quarto árbitro: Miguel Peres

AMORA: Diego Andrade, Tiago Correia (Miguel Lourenço, 86’), Hugo Firmino (Renzo Trotta, 86’), Mauro Antunes, Mabuza (Guilherme Pinheiro, 62’), Filipe Marques, Tiago Duque (Cap.), Diop, Dino Semedo, Fábio Pala, Edney Ribeiro (Guga, 70’).
Suplentes não utilizados: Iuri Miguel, Wendel Souza, Armandinho, Francisco Caires.
Treinador: Miguel Valença
Disciplina: nada a assinalar

CALDAS: Wilson Soares, Yordy, Zé Ricardo, Pipo (Matheus Palmério, 56’), Pepo, Ricardo Alexandre (Nuno Januário, 68’), Diogo Clemente, Duarte Maneta, João Rodrigues (Cap. (Gonçalo Barreiras, 90’+3’), David Lopes (Rui Carreira, 55’), Zé Gata (Miguel Velosa, 55’).
Suplentes não utilizados: Duarte Almeida, Gonçalo Chaves, Dani Fernandes, Ewandro Santos.
Treinador: José Vala
Disciplina: cartão amarelo para David Lopes (55’), Duarte Maneta (66’), Diogo Clemente (82’), Gonçalo Barreiras (90’+3’ e 90’+6’); cartão vermelho para Gonçalo Barreiras (90’+6’).

Golos: 0-1 (Miguel Velosa, 85’).

Homem do jogo

Miguel Velosa (Caldas)

Miguel Velosa, lançado aos 55 minutos, trouxe uma nova dinâmica ao seu ataque, que, a partir daí, se mostrou mais incisivo e operacional. O seu contributo culminou no golo da vitória (85’), concretizado com um excelente golpe de cabeça.


;

Notícias