Triunfo por 2-0.
O Trofense venceu, na manhã deste sábado, o SC Braga por 2-0, com golos repartidos entre as duas partes: Nuninho inaugurou o marcador (31’) e, já na segunda parte, assistiu Ousmane para o segundo golo, aos 76 minutos. Com este triunfo, a formação da Trofa assume, à condição, a liderança da Série A da Liga 3 Placard, somando agora 4 pontos.

O Trofense apresentou-se consistente, logo de início, privilegiando um futebol dinâmico e bem articulado, e com maior incidência pelas faixas laterais. Do outro lado, o adversário procurou sobretudo fechar os espaços e apostar em transições rápidas, embora sem qualquer eficácia nesta etapa inicial.
Os primeiros sinais de algum perigo pertenceram a Reko: primeiro, aos 8 minutos, com um remate potente, à entrada da área, mas a bola saiu por cima; depois, aos 18 minutos, voltou a criar perigo com um novo remate, mas desta vez a bola saiu muito perto da trave. O Trofense manteve, sempre, a sua postura dominadora, instalando-se no meio-campo adversário, e soube controlar as principais iniciativas ofensivas. Tomás Rocha voltou a criar perigo (25’) com um remate rasteiro, de pé esquerdo, à entrada da área, mas João Carvalho respondeu de forma segura, com uma defesa eficaz.

A consistência ofensiva do Trofense acabou por ser recompensada, aos 31 minutos, quando Nuninho inaugurou o marcador. O avançado aproveitou um erro de João Marques, que atrasou mal a bola para o seu guarda-redes, e não desperdiçou a oportunidade para colocar a sua equipa em vantagem. Pouco depois, aos 35 minutos, Tomás Rocha voltou a estar em destaque numa jogada individual de grande qualidade, em que ultrapassou três adversários, mas João Carvalho respondeu com uma defesa de bom nível, evitando o segundo golo. A vantagem, ao intervalo, justificava-se em absoluto, pois os locais foram sempre muito mais determinados e consistentes nas suas ações.
Na segunda parte, o SC Braga entrou com outra atitude, motivado pela desvantagem no marcador e também pelo menor ímpeto de pressão do adversário. A equipa bracarense passou a ter mais posse de bola e a instalar-se com maior frequência no meio-campo contrário. No entanto, apesar dessa superioridade, apenas territorial, não conseguiu transformar esse ascendente em ocasiões de perigo, perante uma defesa do Trofense sempre sólida e concentrada. Aliás, a equipa do SC Braga não fez um único remate enquadrado à baliza de Nuno Silva.
Na reta final, o Trofense concentrou-se sobretudo em controlar o jogo e o adversário, tarefa que conseguiu cumprir sem grande dificuldade. Ainda assim, voltou a mostrar eficácia ofensiva e, aos 76 minutos, reforçou a vantagem. Nuninho voltou a estar em evidência, desta vez como assistente, ao cruzar rasteiro do lado direito para Ousmane, que, com um remate de pé direito selou o segundo golo. A vitória da equipa da casa justifica-se plenamente, já que foi sempre mais consistente e superior ao longo do encontro.
FICHA DE JOGO
CD TROFENSE, 2 SC BRAGA B, 0 ( 1-0 ao intervalo)
Liga 3 Placard, Série A 2025/26
Jornada 2
Estádio Clube Desportivo Trofense
Árbitro: Carlos Teixeira
Árbitros assistentes: Márcio Ribeiro e Fábio Araújo Quarto árbitro: Hugo Gonçalves
CD TROFENSE: Nuno Silva (Cap.), Miguel Pereira (André Rosa, 46’), F. Saldanha, Diogo Gomes, Gonçalo Cunha, Joel (Edu, 79’), Fábio Borges (Rafael Assis, 65’), Reko (Ousmane, 65’), Tomás Rocha (Ivandro, 46’), Khalid, Nuninho.
Suplentes não utilizados: Rendeiro, Welisson, Nuno Valente, Moussa Diarra.
Treinador: Renato Coimbra
Disciplina: cartão amarelo para Fábio Borges (45’), Reko (59’), Gonçalo Cunha (63’).
SC BRAGA B: João Carvalho, João Matos, Yanis da Rocha, João Lomba, Tiago Ferreira, Nuno Matos (Cap.), Afonso Patrão (Yan Said, 46’), Rodrigo Silva (Francisco França, 65’), João Aragão (Flinto Costa, 69’), Tomás Marques (Guilherme Barbosa, 69’), João Vasconcelos (Afonso Duarte, 73’)
Suplentes não utilizados: Gonçalo Dias, Dinis Gama, Iodé Pascoal, Guilherme Costa.
Treinador: Simão Freitas
Disciplina: cartão amarelo para João Aragão (6’), João Vasconcelos (45’+2’), João Matos (52’), Afonso Duarte (81’).
Golos: 1-0 (Nuninho, 31’), 2-0 (Ousmane, 76’).
Homem do jogo

Nuninho (Trofense)
Com um golo e uma assistência, o avançado rubricou uma exibição de qualidade, assumindo-se como o elemento mais influente e dinamizador do ataque.