Poveiros vencem São João de Ver por 4-0.
O Varzim goleou, este sábado, o São João de Ver por 4-0, numa partida em que se exibiu a um nível claramente superior, em especial durante a primeira parte. Rodrigo Freitas, em tarde inspirada, esteve em destaque, e assumiu papel determinante no resultado, sendo a principal figura da goleada. O Varzim é líder isolado, com seis pontos, resultado de duas vitórias em outros tantos jogos.

Desde o início, a equipa da Póvoa de Varzim revelou uma atitude ativa e determinada, demonstrando interesse em controlar o jogo e apostar forte no ataque. Os seus jogadores privilegiaram movimentações rápidas e passes incisivos pelos corredores laterais, criando perigo sempre que lhes foi possível. O adversário, por sua vez, mostrou-se muito mais cauteloso, apostando numa defesa que, desde cedo, apresentou fragilidades, e sem capacidade para sair no contra-ataque. O Varzim adiantou-se cedo no marcador, logo aos 9 minutos, na sequência de um erro do guarda-redes Ricardo Benjamim, prontamente aproveitado por Rodrigo Freitas. Apesar de o adversário ter procurado reagir, subindo no terreno, a resposta não foi eficaz e a equipa poveira voltou a ser letal. Aos 25 minutos, Rodrigo Freitas, em excelente plano no lado esquerdo do ataque, trabalhou bem a jogada e serviu, com classe, Rebelo, que finalizou de forma certeira, em diagonal, para o 2-0. Já em cima do intervalo, aos 45’+3, Rodrigo Freitas voltou a ser determinante, ao ser travado em falta na área por Bruno Morais. Na conversão da grande penalidade, Hircane não desperdiçou e fixou o resultado em 3-0, praticamente resolvendo a partida ainda antes do descanso.

Após o intervalo, os visitantes apresentaram uma atitude diferente, elevando um pouco a qualidade do seu jogo. Passaram a atacar mais e melhor, criando perigo logo no recomeço - conseguiram criar duas boas ocasiões. Confirmando essa dinâmica ofensiva, o São João de Ver voltou a estar muito perto do golo, aos 72 minutos, na sequência de um erro defensivo, mas o remate saiu a rasar o poste.
Nesta reta final, o Varzim limitou-se a gerir a confortável vantagem e ainda ampliou o marcador, já em tempo de compensação (90’+1’), por intermédio de Diogo Sequeira, a passe de Clemente. Uma goleada que reflete, em particular, a excelente exibição realizada pelo Varzim na primeira metade, limitando-se a gerir o jogo e o adversário depois do intervalo.
FICHA DE JOGO
VARZIM, 4 SÃO JOÃO VER, 0 ( 3-0 ao intervalo)
Liga 3 Placard, Série A 2025/26
Jornada 2
Estádio Varzim SC
Árbitro: Hugo Silva
Árbitros assistentes: Filipe Correia e Miguel Rodrigues Quarto árbitro: Ruben Cardoso
VARZIM: Pedro Costa, Pimenta (Cap.), Pedro Nuno, Chicāo, Ruben Oliveira, Rodrigo Freitas (Clemente, 63’), Hircane (André Santos, 63’), Martim Boloto (Milhazes, 70’), Rodrigo Rego, Rebelo (Diogo Sequeira, 80’), Luís Oliveira (Daniel Silva, 70’)
Suplentes não utilizados: Pedro Nelson, Renato, Jefinho, Miguel Vila Cova.
Treinador: Álvaro Madureira
Disciplina: cartão amarelo para André Santos (90’+2’), Ruben Oliveira (90’+3’).
SÃO JOÃO VER: Ricardo Benjamim, Joel Serrão (Léo Ca, 46’), Bruno Morais (Miguel Vilela. 75’), Jota, Diogo Barbosa (Cap.), Erick (Araki, 76’), Juninho (Washington, 46’), Pedro Marques, Jessé, Rui Bruno, Joel Monteiro.
Suplentes não utilizados: Bruno Pereira, João Castro, Simões, Valter Gomes, Eduardo Gonçalves.
Treinador: Pedro Lomba
Disciplina: cartão amarelo para Diogo Barbosa (90’+3’), Pedro Marques (90’+3’).
Golos: 1-0 (Rodrigo Freitas, 9’), 2-0 (Rebelo, 25’), 3-0 (Hircane, de penalty, 45’+3’), 4-0 (Diogo Sequeira, 90’+1’).
Homem do jogo
Rodrigo Freitas (Varzim)

Excelente exibição do jovem avançado português, que abriu o marcador com um golo de oportunidade, esteve na origem do segundo ao assinar uma assistência de grande qualidade, e ainda conquistou a grande penalidade que resultou no 3-0. Atuação notável, coroada por uma influência decisiva em todos os momentos-chave do encontro.