Qualificação arranca em Barcelos

Seleção Sub-21

Equipa das Quinas recebe Azerbaijão a 5 de setembro. Segue-se deslocação à Escócia a 9 de setembro.

A Seleção Nacional sub-21 arranca a sua Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa 2027, no próximo dia 5 de setembro, diante do Azerbaijão, no Estádio Cidade de Barcelos (19h30), sendo que, após a partida, deslocar-se-á até Motherwell, para defrontar a Escócia, no Fir Park Stadium (19h00), quatro dias depois.

A Equipa das Quinas prepara-se para disputar o apuramento para o próximo Europeu da categoria, estando presente no grupo B, juntamente com as congéneres da Chéquia, Bulgária, Escócia, Azerbaijão e Gibraltar.

A formação azeri será a primeira adversária dos comandados de Luís Freire, que cumprirá igualmente, o seu jogo inaugural enquanto Selecionador Nacional Sub-21.

Esta partida marca ainda o regresso ao Minho, mais concretamente à região de Barcelos, num recinto de boas memórias recentes para a Equipa das Quinas. Trata-se da terceira fase de qualificação consecutiva em que a Seleção Nacional de Sub-21 se desloca ao Estádio Cidade de Barcelos, depois de no último apuramento (para o Euro 2025) ter vencido a Bielorrússia por esclarecedores 6-1 e de na qualificação para o Europeu 2023 ter derrotado a Grécia, por 2-1.

O presidente da AF Braga, Manuel Machado, mostrou-se extremamente orgulhoso e satisfeito por mais uma caminhada da Equipa das Quinas passar pelo distrito. "É com enorme orgulho que a Associação de Futebol de Braga volta a receber um jogo oficial da Seleção Nacional Sub-21, no Estádio Cidade de Barcelos, no dia 5 de setembro, frente à Seleção do Azerbaijão. Este será o primeiro desafio da nossa Seleção na fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2027 e é uma honra para o nosso distrito fazer parte do arranque deste novo ciclo competitivo. É também motivo de grande satisfação destacar que esta será já a terceira fase de qualificação consecutiva em que os Sub-21 disputam pelo menos um encontro oficial na nossa região, o que demonstra, de forma clara, a confiança da Federação Portuguesa de Futebol na capacidade organizativa da AF Braga, nos seus clubes, nas suas infraestruturas e, acima de tudo, na paixão que os nossos adeptos têm pelo futebol. Agradecemos à FPF esta escolha e renovamos o nosso compromisso de continuar a trabalhar para valorizar e promover o futebol, em todas as suas vertentes. Convidamos desde já todos os barcelenses e amantes do futebol a encherem o Estádio Cidade de Barcelos e a apoiarem a nossa Seleção rumo a mais uma qualificação de sucesso."

Azerbaijão como primeiro teste

O primeiro encontro desta dupla jornada e da fase de qualificação será diante do Azerbaijão, um adversário que a Equipa das Quinas já não defronta desde 2014. A partida está agendada para dia 5 de setembro, pelas 19h30.

Trata-se do quinto encontro entre os escalões de sub-21 das duas nações, sendo que todos eles terminaram com vitória portuguesa. 

HISTÓRICO DIANTE DO AZERBAIJÃO

Segundo compromisso diante da Escócia em Motherwell

Quatro dias depois, segue-se novo compromisso de qualificação, mas diante da Escócia, no Fir Park Stadium, em Motherwell, pelas 19h00. 

Tratar-se-á do nono encontro entre as duas seleções, sendo que o primeiro remonta à década de 70, num torneio de Toulon disputado por equipas de Sub-21. Nos oito encontros já disputados, Portugal soma quatro vitórias, contra três da Escócia e um empate, sendo que o último embate entre os dois conjuntos aconteceu em 2012, com um triunfo por 3-2, para a Equipa das Quinas.

HISTÓRICO COM A ESCÓCIA


;

Notícias