Comissão de Financiamento e Controlo Económico lançada

FPF

Teve lugar a primeira reunião da comissão não permanente da FPF presidida por Joaquim Sousa Marques

A primeira reunião da Comissão Não Permanente de Financiamento do Futebol e Controlo Económico da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) teve lugar, esta terça-feira, na Cidade do Futebol. O órgão consultivo presidido por Joaquim Sousa Marques juntou Vasco Pinho, Diretor Executivo da FPF, Vítor Calado, Frederico Fernandes e Manuel Nunes, Coordenador das Comissões da FPF.

"Queremos perceber qual a realidade atual e apresentar propostas no sentido de melhorar estas matérias tão importantes para a sustentabilidade do futebol, sendo que temos um grande objetivo, que é apresentar no Congresso do Futebol, em janeiro, um raio-x e algumas medidas", explicou Joaquim Sousa Marques, no final, em declarações ao Canal 11. "A ideia é trazer para a mesa da discussão um conjunto de elementos de várias sensibilidades do futebol para que, em conjunto, possamos trabalhar. É preciso chamarmos todas as realidades: as dos clubes, dos grandes aos pequenos, das sociedades desportivas aos clubes distritais; trazer também as Associações de Classe, as Associações Distritais e Regionais. Cada stakeholder tem a sua realidade e precisamos ter uma visão 360 de todas elas, para depois propormos as medidas que pensamos mais adequadas para melhorarmos, para continuarmos a ter êxitos desportivos, porque eles não se fazem sem tratarmos estes temas", detalhou.

A Comissão Não Permanente de Financiamento do Futebol e Controlo Económico volta a reunir no final do mês e, ao longo dos trabalhos, pretende abrir as portas a "peritos" que possam enriquecer a discussão, tal como sucederá com as demais, criadas para dar corpo a um novo modelo de governação da FPF, que privilegia a "inclusão" de todos os sócios federativos na definição do rumo coletivo. "Esta é a realidade das comissões, quer sejam as permanentes ou as não-permanentes: discutirmos os temas mais importantes para o futebol nacional e contribuirmos desta forma para melhorarmos, irmos mais longe, sermos mais fortes e continuarmos nesta senda de êxitos que o futebol português, felizmente, tem tido, nestes últimos anos", resumiu Joaquim Sousa Marques.

Comissões FPF

A FPF, recorde-se, lançou recentemente 19 comissões.  Ao todo, estes grupos de discussão reúnem 65 membros e uma centena de peritos na definição do futuro do futebol nacional, num novo modelo de governação moderno e inclusivo.

Cada uma das comissões - seis delas permanentes - está estruturada sob a orientação de um presidente, com um vice-presidente, um vogal e um número variável de peritos, que representam o universo dos sócios federativos, a fim de assegurar, de forma transversal, a representatividade de toda a comunidade do futebol.

Eis as comissões e os respetivos presidentes:

Comissões Permanentes
Formação de Agentes Desportivos - Pedro Xavier
Assuntos Regulamentares - José Carlos Oliveira
Futebol Jovem e Futebol Não Profissional - Domingos Paciência
Futebol Feminino - Sofia Teles
Futsal e Futebol de Praia - José Fontelas Gomes
Fair Play - Daniel Carriço

Comissões Não Permanentes
Arbitragem - Duarte Gomes
Infraestruturas e Segurança - Pedro Matias
Associações Distritais e Regionais - José Neves
Desenvolvimento Processo de Certificação - Pedro Mil-Homens
Futebol Profissional - Joaquim Ribeiro
Treinadores - José Pereira
Competições de Clubes - Nuno Gomes
Dirigentes - Diamantino Gonçalves
Financiamento e Controlo Económico - Joaquim Sousa Marques
Agentes - Artur Fernandes
Jogadores - Hélder Postiga
Seleções - Humberto Coelho
Saúde - João Pedro Mendonça


;
;
15 de Julho 2025
Foto

Diogo Pinto/FPF

Notícias