Seleção A Feminina

Derrota com a Espanha a abrir o Euro 2025

Futebol Fem. - Seleção A

Campeãs do Mundo levaram a melhor

A Seleção Nacional Feminina entrou a perder no Euro 2025, não resistindo à supremacia das campeãs do mundo em título. Espanha venceu por 5-0, num resultado praticamente construído na primeira parte.

No outro jogo do Grupo B, a Itália bateu a Bélgica (1-0). A próxima jornada acontece a 7 de julho, com duelo entre lusas e italianas, em Genebra.

O embate com as campeãs europeias em título aconteceu num dia triste para o futebol português, marcado pela partida de Diogo Jota e André Silva.

A comoção tomou conta do Stade de Suisse ainda antes do jogo, quando milhares de adeptos prestaram tributo a Diogo Jota, exibindo fotografias e cartazes dedicados ao eterno craque de Portugal. Cumpriu-se um Minuto de Silêncio, antes de um desafio durante o qual Portugal e Espanha rendem homenagem a Diogo Jota e a seu irmão, através da utilização de fumos negros.

Quanto ao desafio, as Navegadoras viram a Seleção n.º 2 do Ranking Mundial tomar vantagem no marcador, logo aos dois minutos. Esther González surgiu na cara de Inês Pereira e não facilitou na hora de atirar a contar. Cinco minutos depois, novo revés: Vicky López aumentou para 2-0, tornando a missão lusa ainda mais complicada.

Portugal conseguiu estabilizar o jogo, mas a Espanha quebrou a resistência lusa aos 41 minutos, quando Alexia Putellas furou na área e atirou para 3-0. Pior ainda: dois minutos depois, o Esther González estava no sítio certo para voltar a marcar, assinando o quarto golo, na recarga a um cruzamento-remate de Vicky López, que foi direto do poste esquerdo ao pé direito da colega de equipa.

A segunda parte foi mais calculista e menos intensa, sobretudo porque Portugal conseguiu estancar o poderio ofensivo das adversárias. As selecionadas de Francisco Neto nunca atiraram a toalha ao chão e estiveram perto de reduzir o marcador em duas ocasiões: Ana Capeta atirou a rasar a trave (75') e Andreia Faria testou os reflexos apurados de Adriana Nanclares (90+1). 

Já em tempo de compensação, Cristina Martín-Prieto fechou as contas com o 5-0 final. 

CAMPEONATO DA EUROPA FEMININO
Grupo B | 1.ª jornada
ESPANHA 5-0 PORTUGAL
Resultado ao intervalo: 4-0
Stade de Suisse, Berna

Equipa de Arbitragem
Árbitra Principal:
Iuliana Demetrescu (Roménia).
Árbitras Assistentes: Mihaela Tepusa (Roménia) e Amina Gutschi (Áustria).
Quarta Árbitra: Shona Shukrula (Países Baixos):
Vídeo-Árbitro: Jarred Gillett (Áustria).
Assistente de Vídeo-Árbitro: Sian Massey-Ellis (Inglaterra)

Espanha: Adriana Naclares, Ona Battle (Jana Fernández, 66'), Laia Aleixandri, María Méndez, Olga Carmona, Patri Guijarro, Alexia Putellas [cap], Vicky López (Aitana Bonmatí, 81'), Mariona Caldentey (Cristina Martín-Prieto, 77'), Esther González (Salma Paralluelo, 66') e Clàudia Pina (Athenea Del Castillo, 45').
Suplentes: Esther Sullastres, Cata Coll, Leila Ouahabi, Maite Zubieta, Lucía García e Alba Redondo.
Disciplina: cartão amarelo a Laia Aleixandri (52')

Portugal: Inês Pereira, Diana Gomes, Carole Costa [cap], Fátima Pinto, Beatriz Fonseca (Ana Borges, 45'), Tatiana Pinto, Andreia Jacinto (Ana Seiça, 45'), Andreia Norton (Dolores Silva, 73'), Catarina Amado, Jéssica Silva (Ana Capeta, 68') e Diana Silva (Andreia Faria, 83').
Suplentes: Patrícia Morais, Sierra Cota-Yarde, Carolina Correia, Lúcia Alves, Joana Marchão, Kika Nazareth e Telma Encarnação.
Selecionador Nacional: Francisco Neto.
Disciplina: Nada a registar.

Golos: 1-0 Esther González (2'); 2-0 Vicky López (7'); 3-0 Alexia Putellas (41'); 4-0 Esther González (43'): 5-0 Cristina Martín-Prieto.

ACOMPANHE AQUI TODAS AS INCIDÊNCIAS

O Selecionador Nacional, Francisco Neto, e a capitã Dolores Silva fizeram a antevisão do embate ibérico, a ter lugar no Estádio Wankdorf, em Berna, num desafio que será dirigido pela romena Iuliana Demetrescu. Na segunda-feira, as ‘navegadoras’ jogam contra a Itália, em Genebra, seguindo-se a Bélgica, no dia 11, em Sion.

Apenas os dois primeiros classificados de cada ‘poule’ avançam para os quartos de final.


;
;
3 de Julho 2025
Foto

André Sanano / FPF