Torneio Lopes da Silva

Lisboa supera Braga e conquista Liga de Platina

Torneio Lopes da Silva

Leiria levou a melhor na Liga de Ouro e Madeira venceu a final da Liga de Prata

A Seleção Distrital Sub-14 da Associação de Futebol de Lisboa sagrou-se campeã da 29.ª edição do Torneio Lopes da Silva, ao vencer a grande final da Liga de Platina, disputada este sábado, no Estádio Municipal Sérgio Conceição, em Taveiro.

A AF Lisboa levou a melhor sobre a AF Braga, conquistando o troféu pela 15.ª vez no seu historial.

O jogo arrancou equilibrado, mas Lisboa começou a fazer pender a balança a partir do quarto de hora e chegou à vantagem já em cima do intervalo. Quando Laurindo Mendonça atirou certeiro, já a história do jogo tinha muito para contar.

Começamos pelo minuto 14: Aladjé Conté esteve muito perto de abrir a contagem, mas Alberto Costa opôs-se com galhardia, oferecendo o corpo à bala, já sem o guardião Francisco Meireles na zona da baliza.

Na sequência desse pontapé de canto, bola na trave, após cabeceamento de um lisboeta, já dentro do minuto 15.

Cinco minutos depois, Conté isolou-se e tentou o golo, mas Francisco Meireles travou o remate e manteve o empate… por mais dois minutos apenas.

Laurindo Mendonça rematou para 1-0, aos 22 minutos, após jogada vistosa de Ruben Tavares, sobre a esquerda, com assistência letal para o golo inaugural.

A AF Braga sentiu o toque, reagiu a preceito e só não empatou aos 26 minutos porque o tiro de Eduardo Ribeiro embateu com estrondo na trave de Martim Martins.

Apesar do susto, Lisboa continuou lançada no ataque e chegou a festejar o 2-0, assinado por Ruben Tavares, mas em posição de fora de jogo, num lance ilegal, prontamente invalidado pela equipa de arbitragem.

A segunda parte arrancou com Braga à procura do empate e Lisboa a aproveitar o espaço concedido para ampliar a vantagem. Ruben Tavares voltou a bailar sobre os adversários, fintando, inclusive, o guardião Francisco Meireles. O 16 lisboeta voltou a ser generoso, oferecendo o golo a Lourenço Almeida: 2-0 aos 38 minutos e ainda com 22 para jogar.

A vantagem tomou outros contornos, três minutos depois, quando Jesus Aquino rematou para o 3-0, garantindo praticamente a vitória lisboeta.      

Depois de várias substituições, o jogo acalmou e só voltou a aquecer quando Ruben Tavares voltou a desequilibrar, com nova assistência para golo, desta vez ‘obrigando’ Jacobo Aparício a marcar, aos 54 minutos.

Jesus Aquino voltou a marcar, já em tempo de compensação, mas a mão-cheia não subiu ao marcador porque o lance acabou invalidado por posição irregular.

O último apito de Gonçalo Santos consagrou a Associação de Futebol de Lisboa como a grande campeã do 29.º Torneio Lopes da Silva, perante um digno finalista vencido, que nunca desistiu e tudo fez para contrariar a supremacia lisboeta. 

A edição deste ano foi organizada pela Associação de Futebol de Coimbra, com ação sediada nos municípios de Cantanhede, Coimbra e Mira, reunindo mais de 400 jovens talentos de todo o país. Consulte aqui o Guia Oficial do Torneio Lopes da Silva 2025.

TORNEIO LOPES DA SILVA
FINAL DA LIGA PLATINA
FICHA DE JOGO

AF LISBOA 4-0 AF BRAGA
Resultado ao intervalo: 1-0

Estádio Municipal Sérgio Conceição, em Taveiro
28 de junho de 2025

Equipa de Arbitragem
Árbitro Principal:
 Gonçalo Santos
Árbitros Auxiliares: Diogo Lopes
Quarto Árbitro: Tiago Leandro e Francisco Afonso
Vídeo-Árbitro: Pedro Silva
Assistente de Vídeo-Árbitro: André Neto

AF Lisboa: Martim Martins (Matvey Volyk, 55'), Leonardo Gori (César Sousa, 55'), Gabriel Paradela, Tomás Moreira (João Rodrigues, 44'), Bernardo Busatori [cap] (Tomás Veríssimo, 44'), Aladje Conté (Igor Ribeiro, 55'), Luís Gonçalves (Jacobo Aparício, 30'), Ruben Tavares (Leonardo Lima, 55'), Laurindo Mendonça, Rodrigo Santos (José Fonseca, 55') e Jesus Aquino.
Suplentes: Lourenço Almeida. 
Selecionador: Marco Guerreiro.
Disciplina: nada a registar. 

AF BRAGA: Francisco Meireles (Francisco Nogueira, 51'), Alberto Costa (Luís Braga, 50'), Eduardo Ribeiro [cap] (Tomás Moreno, 51'), Gabriel Ferreira (Lourenço Santos, 45'), Lourenço Meireles, Diogo Freitas (Samuel Gonçalves, 45') , João Salgado (Martim Silva, 51'), Alessandro Siracusa (Luís Alves, 45'), Martin Ferreira (Diogo Francisco, 45'), Pedro Maltez (Salvador Marques, 51') e Nuno Braga.
Suplentes não-utilizados: nada a registar. 
Selecionador: Luís Manuel
Disciplina: nada a registar. 

Golos: 1-0 Laurindo Mendonça (22'); 2-0 Lourenço Almeida (38'); 3-0 Jesus Aquino (41'); 4-0 Jacobo Aparício (54').


A AF Leiria conquistou a Liga de Ouro

Também em Taveiro, mas antes da grande final da Liga Platina, AF Santarém e AF Leiria defrontaram-se no principal embate da Liga de Ouro, com vantagem para os leirienses: 4-2 no desempate por penáltis, após 1-1 no tempo regulamentar.

No Estádio Municipal de Mira, AF Madeira e AF Ponta Delgada discutem a final da Liga de Prata, que estabelece o 13.º e o 14.º classificados. Os madeirenses levaram a melhor sobre os açorianos, vencendo por 1-0.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

LIGA PLATINA

1.º AF Lisboa
2.º AF Braga
3.º AF Porto
4.º AF Coimbra
5.º AF Aveiro
6.º AF Setúbal

LIGA DE OURO

7.º AF Leiria
8.º AF Santarém
9.º AF Algarve
10.º AF Viseu
11.º AF Beja
12.º AF Vila Real

LIGA DE PRATA

13.º AF Madeira 
14.º AF Ponta Delgada
15.º AF Évora
16.º AF Castelo Branco
17.º AF Viana do Castelo
18.º AF Horta

LIGA DE BRONZE

19.º AF Portalegre
20.º AF Bragança
21.º AF Guarda
22.º AF Angra do Heroísmo

Consulte aqui todos os resultados e as classificações do Torneio Lopes da Silva.


;