Lara Martins, Marta Gago e Diana Costa elogiam exibição e apontam ao Mundial de sub-20
Orgulho, tristeza e demonstração de qualidade. O ambiente na Seleção Nacional de sub-19 era de natural desânimo, mas Portugal saiu do Europeu de consciência tranquila. Lara Martins elogiou a capacidade de reação da equipa, ao recuperar de uma desvantagem de dois golos, e mais um no prolongamento. Agora o pensamento está no Mundial de sub-20, em 2026, também na Polónia.
“A nossa equipa, desde o início deste Europeu, provou que damos sempre tudo nos jogos, com toda a alma. Fomos para cima da França com tudo. A perder 0-2, virámos o jogo, com sacrifício incrível. Estou orgulhosa de toda a equipa. Temos um ano e meio para preparar o Mundial, e isto não acaba aqui. Tenho a certeza de que vamos apanhá-las mais à frente e ganhar”, afirmou a jogadora nacional, ao Canal 11.
Lara Martins destacou a evolução de Portugal ao longo do torneio, com a qualificação para o Mundial a surgir como recompensa. “O Mundial fica para a história. Temos um espírito de grupo incrivel, fomos uma grande equipa. Tenho orgulho em todo o staff. Merecíamos isto. Não conseguíamos impor o nosso futebol contra equipas grandes, mas sabíamos que íamos conseguir. Demonstrámos isso nesta prova. Nem sempre o futebol é justo, caiu para o lado delas, desta vez”, reforçou.

Autora do primeiro golo de Portugal, na marcação de um pontapé de penálti, Marta Gago destacou a exibição da Seleção Nacional. “Defrontámos uma das melhores seleções da Europa. Olhámos olhos nos olhos. Entrámos um pouco receosas, fomos à luta e lutámos até ao fim. Não vamos à final, mas temos de estar orgulhosas do que fizemos hoje. Podia ter caído para qualquer lado. Temos de estar orgulhosas pelos quatro jogos que fizemos. Agora vamos olhar o Mundial de sub-20”, declarou a jogadora, ao Canal 11.

Também com um remate certeiro, Diana Costa ainda alimentou o sonho luso, ao apontar o terceiro golo de Portugal, no prolongamento. A sorte caiu para o lado gaulês, mas não afasta o orgulho pela prestação. “Fica um orgulho imenso. Tenho a certeza de que todos lá em casa, os nossos pais e amigos, e todos os portugueses estão orgulhosos. Ninguém acreditou que pudéssemos chegar até aqui. Merecíamos mais. Vamos pensar que conseguíamos chegar à final. O futebol é assim”, afirmou a avançada, ao Canal 11.
Diana Costa promete mais trabalho por parte desta geração. "Habituámos a ver os portugueses a ver estas exibições. A jogar sem medo. Vamos continuar. Temos muita qualidade", concluiu Diana Costa.