Meia-final com gaulesas joga-se esta terça-feira (19h00). Capitã Mafalda Mariano diz que Portugal vai "sem receios"
Portugal defronta, esta terça-feira, a França, nas meias-finais do Campeonato da Europa Feminino Sub-19, que decorre na Polónia. O jogo está marcado para as 19h00 [hora de Lisboa], em Stalowa Wola, e passa em direto no Canal 11.
A Treinadora Marisa Gomes revelou cautela na abordagem do jogo frente às gaulesas, que chegam às meias-finais com um percurso cem por cento vitorioso, mas frisou que a Equipa das Quinas evoluiu muito desde o último confronto com a França [derrota por 4-0 em dezembro de 2024] e quer dar sequência aos bons resultados que tem tido na Polónia.
Já Mafalda Mariano, capitã das Sub-19 lusas, assegurou que o conjunto está confiante e vai sem receios para o embate de terça-feira com as francesas.

A Treinadora Marisa Gomes em discurso direto:
[Perfil da França] "A França é uma equipa muito competitiva. É a única equipa que está nas meias-finais com três vitórias conquistadas na fase de grupos. Tem 11 golos marcados e apenas um sofrido, o que revela o seu poderio. É fisicamente muito dotada, mas, além disso, tem uma diversidade tática que nos pode criar problemas. Tanto joga em 3x4x3 como pode fazer pressão a duas ou a uma. Face ao pouco tempo que temos para recuperar entre jogos, e ao cansaço acumulado, teremos que ter uma capacidade de adaptação muito grande para conseguirmos superar esta França."
[Se Portugal mudou desde o último confronto com as francesas] "Será um jogo diferente. Vimos de uma sucessão de quatro jogos em que o nosso padrão de intervenção foi muito diferente do que o que apresentámos na qualificação, onde tivemos pela frente equipas de Pote 3 e Pote 4. A grande vantagem que poderemos ter em relação à França é que jogámos a fase de grupos do Europeu frente a equipas muito ofensivas e portanto, defensivamente, temos rotinas que a França não tem, porque não foi obrigada a defender nos seus jogos."
[Objetivo da Equipa das Quinas] "Queremos, essencialmente, dar continuidade àquilo que temos vindo a fazer e procurar, dentro das características das nossas jogadoras, contrariar aquilo que é o padrão de jogo e aquilo que deixa a França mais confortável."

A internacional portuguesa Mafalda Mariano em discurso direto:
[Como está a Seleção na véspera da meia-final] "O grupo está muito unido. Toda a gente quer jogar e toda a gente quer aproveitar este momento. Estamos todas muito confiantes."
[Se receiam a invicta França] "Não receamos esta França. Tivemos jogos muito competitivos neste Europeu e conseguimos superar-nos. Temos que olhar sobretudo para nós, fazer o nosso jogo e vamos, certamente, sorrir no final."
[Objetivo de Portugal neste Europeu] "O objetivo que tínhamos para este Europeu era fazer o melhor que pudéssemos. Tudo tem corrido bem mas é claro que queremos continuar a sorrir e chegar à final, é esse agora o objetivo. Não ficaremos satisfeitas se terminarmos por aqui."
[Se acreditava que Portugal iria tão longe] "Sim, porque tivemos uma grande evolução ao longo deste ano. Há muito mérito no nosso trabalho. Merecemos estar aqui."

