Seleção Sub-21

Rui Jorge e Mateus Fernandes querem manter consistência

Seleção Sub-21

Equipa das Quinas trabalhou pela última vez, antes do jogo dos quartos de final do Europeu.

A Seleção Nacional Sub-21 trabalhou pela última vez, na manhã desta sexta-feira, antes do duelo dos quartos-de-final, diante dos Países Baixos, agendado para este sábado, às 17h00. 

Durante a tarde, o Selecionador Nacional Rui Jorge e o internacional português Mateus Fernandes fizeram a antevisão ao encontro. O técnico perspetiva um excelente jogo contra uma equipa que tem marcado muitos golos. "Até agora ninguém teve consistência defensiva para os deixar a zeros. É uma tarefa dura, não é impossível, obviamente, mas sabemos que é difícil. No entanto, a exemplo de todos os jogos anteriores, tentaremos manter a consistência defensiva e tentaremos procurar o golo e fazê-lo, como normalmente fazemos. Também somos uma equipa marcadamente ofensiva, tentamos ser equilibrados. Contra esta equipa não é fácil sê-lo, mas acredito que podemos fazer um bom jogo e será garantidamente um excelente espectáculo", perspetivou.

Rui Jorge revelou o que pretende da sua equipa para este encontro. "Gostava que fossemos perfeitos em todos os aspetos, mas sei que não vai ser possível, por isso espero continuar aquilo que temos feito. Uma equipa a jogar de forma coletiva, a ser inteligente no jogo, a perceber os momentos do jogo, a pensar na baliza adversária claramente e a ser consistente. Mas isso quero eu e querem todos os treinadores. Vamos querer jogar bem e ser seguros", disse.

O Selecionador Nacional perspetiva um jogo equilibrado entre as duas formações e de desfecho imprevisível. "O nosso princípio é sempre o mesmo: tentar ser uma equipa equilibrada de cariz ofensivo. Vamos tentar fazer isso. Quem vai conseguir ser mais forte não sei. Espero que consigamos ser nós, vamos tentar sê-lo, vamos fazer o que temos vindo a fazer para o conseguir, mas depende do que amanhã conseguirmos demonstrar e do que eles consigam demonstrar. Estão duas grandes equipas nuns quartos de final. Vamos ver quem consegue ser melhor", argumentou.

Roger Fernandes está em dúvida para o jogo e Rui Jorge admite uma possível mudança no onze. "O Roger sentiu um problemazinho no treino desta manhã e foi fazer exames. Ainda não temos resultados. Caso não esteja disponível, pode alterar ligeiramente a característica do jogador que jogue nessa posição, mas ainda vamos decidir em relação a isso", explicou.

Portugal teve um dia a mais de descanso do que os Países Baixos, algo que o técnico português considera positivo, mas não está certo de que isso se reflita no encontro. "Pode ter alguma diferença. Prefiro ter os quatro dias do que os três dias que os Países Baixos tiveram. Vamos ver se amanhã se isso se reflete no jogo ou não, mas prefiro ter mais tempo para recuperar nesta altura", considerou.

Antes das declarações de Rui Jorge, Mateus Fernandes falou aos jornalistas e garantiu que estes dias de intervalo foram profícuos a todos os níveis. "Foram dias importantes para nós. Foram três jogos muito bons a todos os níveis, mas acaba por ser importante também descansar um pouco a cabeça, desanuviarmos e convivermos mais um pouco porque isso acaba agora por nos dar ainda mais fome para o próximo jogo. Sabemos que vai ser difícil, num contexto diferente do que temos vindo a apanhar, uma equipa muito parecida à nossa, que gosta de ter bola e explorar os espaços livres. Estamos focados no que podemos fazer, no que temos vindo a trabalhar e o importante é darmos consistência a tudo o que tem vindo a ser feito", afirmou.

Portugal ainda não sofreu golos neste Campeonato da Europa, mas Mateus Fernandes acredita que isso é mérito de um trabalho de há muito tempo e de toda a equipa. "Temos vindo a fazer um trabalho defensivo muito bom desde a fase de qualificação. Somos uma equipa em que os onze jogadores correm para trás e para a frente. É o coletivo que vence os jogos. O importante é termos essa consistência e os jogadores que têm saído do banco também têm ajudado nisso e têm sido determinantes. Vai ser sempre o coletivo a fazer a diferença. Sentimo-nos muito confiantes, sabemos que do outro lado está uma equipa com muita qualidade, mas procuramo-nos focar naquilo que controlamos", defendeu.

Os Países Baixos venceram apenas um dos três encontros da fase de grupos, mas o internacional português não espera facilidades. "Apesar dos resultados menos positivos, os Países Baixos têm criado três, quatro, cinco oportunidades de golo nos jogos que não ganharam. Têm jogadores que já jogam num nível muito elevado, jogadores que já andam nisto há muito tempo e vai ser muito complicado. Qualquer erro nosso pode condicionar o jogo, basta sermos sérios, fazermos o que temos vindo a fazer e sermos consistentes", alertou.

A Equipa das Quinas tem sido alvo de muitos elogios ao longo deste Campeonato da Europa. Contudo, Mateus Fernandes alerta que ainda há espaço para melhorias, numa altura em que os adversários vão-se apresentar cada vez melhores. "Neste último jogo, levámos uma pequena dura ao intervalo, apesar de até estarmos a vencer. No entanto, há muitos detalhes que o espectador não consegue ver, como a intensidade do passe, a velocidade da circulação, o esperar pela bola nos espaços mortos. Isso são detalhes que fazem a diferença e há sempre espaço para melhorar. Não sofremos golos porque temos trabalhado esses pequenos detalhes e isso tem feito a diferença, mas contra equipas com maior qualidade técnica isso vai ser ainda mais importante. A consistência vai ser muito importante neste próximo jogo e acredito que podemos ser muito felizes", considerou.

O centrocampista alerta para a necessidade dos médios portugueses conseguirem jogar bem em espaços curtos. "É muito importante conseguirmos prever o que vai acontecer, termos o mapeamento do campo, saber onde estão os nossos colegas e acelerar o jogo. Quando a bola nos chega, já devemos saber o que temos que fazer. Neste jogo isso vai ser fundamental, temos que ter confiança nos nossos colegas e vai correr bem", concluiu.

Eis a lista final: 

Guarda-redes: Diogo Pinto (Sporting CP), João Carvalho (SC Braga) e Samuel Soares (SL Benfica);

Defesas: Chico Lamba (FC Arouca), Christian Marques (Yverdon Sport FC), Flávio Nazinho (Cercle Brugge KSV), João Muniz (Sporting CP), Lourenço Henriques (Varzim SC), Rafael Rodrigues (AVS), Rodrigo Gomes (Wolves) e Rodrigo Pinheiro (FC Famalicão);

Médios: Diogo Nascimento (FC Vizela), Gustavo Sá (FC Famalicão), João Marques (Gil Vicente FC), Mateus Fernandes (Southampton FC), Mathias de Amorim (FC Famalicão), Paulo Bernardo (Celtic FC) e Pedro Santos (Moreirense FC);

Avançados: Carlos Borges (Wolves), Geovany Quenda (Sporting CP), Henrique Araújo (FC Arouca), Roger Fernandes (SC Braga) e Tiago Tomás (VFL Wolfsburg);

Calendário dos quartos de final*:

21 de junho de 2025
17h00: Portugal x Países Baixos (MSK Zilina Stadium)
20h00: Espanha x Inglaterra (Anton Malatinský Stadium)

22 de junho de 2025
17h00: Dinamarca x França (Tatran Arena)
20h00: Alemanha x Itália (DAC Arena)

*Horários portugueses

Programa geral:*

21 de junho de 2025 | sábado
18h00: Portugal x Países Baixos (MSK Zilina Stadium)

*Os horários apresentados são horários locais. Na Eslováquia é mais uma hora do que em Portugal Continental.
Oportunamente será divulgado o restante programa em fpf.pt.


;