Diana Costa e Anna Marques revelam expectativas para a 3.ª ronda do Euro Feminino sub-19.
Cumprido o objetivo da última jornada, o de vencer a Inglaterra [4-1], a Seleção Feminina Sub-19 retormou, esta quinta-feira, a sua rotina habitual de treinos, com os olhos postos no duelo que se avizinha com os Países Baixos.
O jogo está agendado para sábado, às 18h00, e vai passar em direto no Canal 11.
Na antevisão desta partida, que encerrará o Grupo B do Europeu, Diana Costa e Anna Marques alertaram para o poderio da formação neerlandesa mas vincaram a crença num bom desempenho de Portugal.

Diana Costa confessou sentir "uma alegria enorme" quando recorda as duas assistências notáveis que fez no triunfo sobre Inglaterra. Ainda assim, prefere manter o foco no coletivo: "Mais do que o meu desempenho individual, estou feliz por ter ajudado a equipa".
Questionada sobre o momento mais marcante frente às inglesas, escolheu os derradeiros instantes, "quando a árbitra apitou para o final do jogo". "Foi aí que metemos os pés na terra e tomámos consciência de que tínhamos ganhado à Inglaterra por 4-1, alcançando uma das maiores goleadas no Euro e foi muito bom para nós”, explicou a avançada do SL Benfica.

"O nosso grupo está cada vez mais unido e a união também ganha jogos, não é só a qualidade ou o nome da equipa. Sempre disse que Portugal ia surpreender e não vinha aqui só para passar férias. Tenho a certeza de que já surpreendeu muita gente pelo resultado com a Inglaterra”, declarou Diana Costa, com convicção.
Sobre o adversário de sábado, destacou que "vai ser mais um jogo físico". "[As neerlandesas] São muito grandes e possantes, mas se jogarmos com a bola no chão, como jogamos sempre, acho que temos hipótese. É só ir para o jogo como fomos com a Inglaterra. Sem medo de ter a bola, de rematar à baliza e vamos sorrir no final”, desejou..

Anna Marques começou por admitir que ainda está a recompor-se das emoções vividas frente à Inglaterra, ela que marcou o golo que iniciou a reviravolta lusa. "Entrei no autocarro e só assimilei o que aconteceu. Foi um momento incrível! Marcar num Europeu, ajudar a equipa, tudo muito bom", contou a avançada, que marcou 16 golos na época passada, ao serviço do clube alemão VfL Bochum.
Sem esconder a felicidade reinante no conjunto nacional, a atacante alerta para as dificuldades que os Países Baixos podem criar: "Ganhámos o jogo, ficámos todas contentes, mas sabemos que ainda há mais um para jogar e nada está decidido", avisou, argumentando que é preciso "continuar a trabalhar".
"A vitória deu-nos motivação mas sabemos que vamos enfrentar um adversário muito difícil. Vamos dar o nosso melhor e tentar jogar como fizemos contra a Inglaterra", acrescentou a atacante, que já tem a receita para contrariar as neerlandesas: "Temos de ser agressivas na pressão, estar bem a defender, sem medo de jogar no meio-campo delas e rematar à baliza."

Recorde a lista de 20 convocadas:
Guarda-redes: Nair Pina (SC Torreense) e Thaís Lima (SL Benfica)
Defesas: Ana Filipa Ribeiro (Clube Albergaria), Érica Cancelinha (Sporting CP), Iara Lobo (FC Barcelona), Inês Meninas (SL Benfica),
Médias: Ana Rita Cunha (SC Braga), Carolina Tristão (SL Benfica), Dária Kaminska (Sporting CP), Joana Valente (SL Benfica), Mafalda Mariano (SL Benfica), Marta Gago (SL Benfica)
Avançadas: Anna Marques (VLF Bochum 1848), Carolina Santiago (Valadares Gaia), Diana Costa (SL Benfica), Francisca Castro (SC Braga), Lara Martins (SL Benfica), Maísa Correia (Sporting CP), Luísa Brás (FC Metz) e Matilde Nave (Sporting CP)

Programa de atividades da Seleção Nacional**:
19.06.2025 | quinta-feira
18h00 Treino
20.06.2025 | sexta-feira
12h00 Roda de imprensa de antevisão do jogo Países Baixos x Portugal
18h00 Treino
21.06.2025 | sábado
19h00 Jogo Países Baixos vs PORTUGAL, Estádio Mielec
**Os horários deste programa são os locais. Na Polónia é mais uma hora que em Portugal continental