Triunfo diante de Inglaterra (4-1) coloca Portugal no primeiro lugar do grupo
A Seleção Nacional Feminina Sub-19 venceu, esta quarta-feira, a sua congénere britânica, por 4-1, na segunda ronda do Grupo B do Euro Feminino Sub-19.
Os golos lusos foram apontados por Carolina Santiago (2), Anna Marques e Marta Gago.
Depois de ter perdido com a Espanha na jornada inaugural, por 2-0, a Equipa das Quinas soma, assim, os primeiros três pontos, colocando a formação portuguesa no topo da classificação do agrupamento B, com os Países Baixos a triunfarem diante das espanholas, por 1-0.

Depois da Inglaterra, segue-se o encontro com os Países Baixos na terceira jornada do Grupo B, marcada para o próximo sábado, 21 de junho.
Primeira parte aberta e equilibrada
Foi uma primeira parte aberta e equilibrada, apesar do golo em cima do intervalo de Inglaterra [colocado na própria baliza por Iara Lobo]. As inglesas apostaram cedo num jogo físico e direto, mas nunca conseguiram superiorizar-se a uma Equipa das Quinas compacta a defender e muito atrevida nas transições. Aliás, a oportunidade mais vistosa desse período foi criada pela atacante Carolina Santiago. A jogadora do Valadares Gaia fez tudo bem para inaugurar o marcador a favor das cores nacionais, só que a guarda-redes inglesa estava no sítio certo.

Carolina Santiago volta a ameaçar e marca finalmente
O intervalo e as substituições não beliscaram a intensidade do jogo luso. Pelo contrário, Portugal voltou a surgir com perigo nos domínios britânicos e Carolina Santiago ameaçou novamente com um disparo ao poste. À terceira tentativa, a atacante colocou a bola no fundo das redes britânicas, aos 76 minutos, após assistência soberba de Joana Valente.
Logo depois, aos 78 minutos, Anna Marques deu a melhor sequência a um cruzamento de Diana Costa, operando a reviravolta no marcador.
A pressão alta das comandadas de Marisa Gomes continuava e com uns seis minutos de sonho, a Equipa das Quinas dilatava o resultado para o 3-1, com Marta Gago a converter exemplarmente uma grande penalidade, batendo a guardiã britânica Katie Cox.
Um, dois..Santiago!
E quem faz um faz dois, aos 89 minutos a seleção nacional chegava ao importante quarto golo, com Diana Costa a assistir Carolina Santiago, que isolada e com toda a calma coloca o esférico no fundo das redes inglesas, bisando na partida e tranquilizando ainda mais as jovens internacionais portuguesas.
Foi o segundo triunfo de Portugal frente à Inglaterra no escalão feminino sub-19. O anterior aconteceu num jogo de preparação.

PORTUGAL 4-1 INGLATERRA (0-1 ao intervalo)
Campeonato da Europa Feminino Sub-19 - Polónia 2025
2.ª Jornada do Grupo B
Estádio Tarnobrzeg
Árbitro: Kristina Georgieva (Bulgária)
Árbitros Assistentes: Sandra Nigulis (Estónia) e Zoi Papdopoulo (Grécia)
Quarto Árbitro: Maria Eugenia Soriano (Espanha)
PORTUGAL: Thaís Lima (GR), Iara Lobo, Inês Meninas, Érica Cancelinha (Dária Kaminska, 58'), Francisca Castro; Joana Valente (Rita Cunha, 87'), Marta Gago, Mafalda Mariano -Cap. (Anna Marques, 68'), Matilde Nave (Carolina Tristão 59'); Carolina Santiago e Maísa Correia (Diana Costa, 71').
Suplentes não utilizadas: Nair Pina (GR), Filipa Ribeiro, Luísa Brás, Lara Martins.
Treinador: Marisa Gomes
Disciplina: amarelo mostrado a Érica Cancelinha (36')
INGLATERRA: Katie Cox (GR); Mari Ward, Katie Reid, Lucy Newell, Rachel Maltby (Nelly Las, 83'); Laila Harbert, Alexia Porter; Ava Baker, Erica Parkinson (Madison Earl, 56'), Vivienne Lia (Lauryn Thompson, 71') e Princess Ademiluyi (Jessie Gale, 71').
Suplentes: Eve Annets (GR), Lola Brown, Araya Dennis, Chloe Sarwie, Cecily Wellesley-Smith
Treinador: Lauren Smith
Disciplina: nada a assinalar
Golos: 0-1 por Iara Lobo na p.b. (45'+2); 1-1, por Carolina Santiago (76'); 2-1, por Anna Marques (78'); 3-1, por Marta Gago - GP (82'); 4-1, por Carolina Santiago (89')
