Equipa das Quinas apura-se em primeiro lugar do grupo ao vencer a Geórgia por 4-0.
A Seleção Nacional Sub-21 qualificou-se, esta terça-feira, para os quartos de final do Campeonato da Europa, a decorrer na Eslováquia, com um triunfo, por 4-0, frente à Geórgia, na derradeira jornada da fase de grupos. Com este resultado, a equipa orientada por Rui Jorge garantiu o primeiro lugar do Grupo C, com os mesmos sete pontos da França, que venceu a Polónia, por 4-1, mas com melhor diferença de golos.
Depois de um empate a zero, no primeiro duelo, diante da França e da vitória por 5-0 frente à Polónia, bastava um empate para assegurar a passagem à fase seguinte, mas a equipa construiu uma goleada e novamente sem golos sofridos. Portugal volta a entrar em campo, no sábado, para defrontar o segundo classificado do Grupo D, ainda por apurar.

Quanto ao jogo, a primeira parte fica marcada pela expulsão de Lasha Odisharia, logo aos seis minutos, por entrada extremamente agressiva sobre Flávio Nazinho. Até então, pouco ou nada de relevante tinha acontecido no jogo, mas o que se assistiu a partir daí foi a um domínio praticamente total de Portugal, apesar de a Geórgia nunca deixar de, sempre que possível, chegar perto da baliza de Samuel Soares, tendo-o conseguido aos minutos 13' e 43'.
Portugal entrou em campo ciente de que o empate serviria para a qualificação, mas que a vitória podia não ser suficiente para o primeiro lugar, pois no outro jogo do grupo, a França defrontava a Polónia e, em caso de igualdade pontual entre lusos e franceses, prevaleceria a diferença de golos. Por isso, os comandados de Rui Jorge procuraram sempre a baliza adversária, mas sempre com as cautelas necessárias perante uma equipa que, por norma, marca em todos os jogos.
Aos 27' e aos 30', a Equipa das Quinas podia ter festejado e dilatado a vantagem que já tinha obtido devido ao tento apontado por Rodrigo Pinheiro ao minuto 25. O lateral-direito recebeu de Quenda no lado direito da grande área e, de ângulo apertado, rematou para o fundo da baliza, num lance que envolveu também alguma infelicidade do guardião adversário que não conseguiu segurar a bola.

Para a segunda metade, Portugal entrou a controlar as incidências do jogo e a não permitir tantas aproximações à sua baliza. Samuel Soares foi um verdadeiro espectador no segundo tempo, mas foi a entrada de Gustavo Sá que veio agitar ás águas e a ajudar a traduzir a supremacia portuguesa em golos.
Aos 62 minutos, o centrocampista combinou com Geovany Quenda, isolando o extremo para mais um golo neste Europeu. O jovem de 18 anos juntava assim um golo à assistência que tinha conseguido na primeira parte e marcava o tento que o ajudou a, no final da partida, receber a distinção de melhor jogador em campo pela segunda partida consecutiva. Este golo deitou por terra qualquer aspiração georgiana que, com o passar do tempo, começou a ver as hipóteses de qualificação cada vez mais remotas.

Foi, por isso, com alguma naturalidade que a vantagem portuguesa ganhou contornos de goleada nos minutos finais. Primeiro foi Rodrigo Gomes que, assistido por Gustavo Sá, cabeceou para o fundo da baliza, fazendo o 3-0.

Posteriormente, já no final do período de compensação, Henrique Araújo fez o 4-0 de grande penalidade.

FICHA DE JOGO
Campeonato da Europa Sub-21 2025
3.ª Jornada do Grupo D
Sihot Stadium, Trencin
Árbitro: Elchin Masiyev (Azerbaijão)
Árbitros assistentes: Elshad Abdullayev (Azerbaijão) e Parvin Talibov (Azerbaijão)
Quarto árbitro: Sören Storks (Alemanha)
VAR: Dragomir Draganov (Bulgária)
AVAR: Alexis Herrera (Venezuela)
GEÓRGIA 0-4 PORTUGAL (0-1 ao intervalo)
PORTUGAL (11 inicial): Samuel Soares, Rodrigo Pinheiro, Chico Lamba, João Muniz, Flávio Nazinho, Diogo Nascimento, Paulo Bernardo - Cap. (João Marques, 81'), Mateus Fernandes (Gustavo Sá, 61'), Geovany Quenda (Rodrigo Gomes, 81'), Roger Fernandes (Mathias de Amorim, int.) e Tiago Tomás (Henrique Araújo, 67').
Suplentes: Diogo Pinto, João Carvalho, Christian Marques, Lourenço Henriques, Rafael Rodrigues, Pedro Santos, Carlos Borges.
Treinador: Rui Jorge
Golos: Rodrigo Pinheiro (25'), Geovany Quenda (63'), Rodrigo Gomes (87') e Henrique Araujo (90+5’)
Disciplina: cartão amarelo a Roger Fernandes (45+1') e a Mateus Fernandes (57')
GEÓRGIA (11 inicial): Luka Kharatishvili, Irakli Azarov (Saba Mamatsashvili, 67'), Saba Khvadagiani - Cap., Irakli Iakobidze, Giorgi Maisuradze, Otar Mamageishvili (Tornike Morchiladze, 85'), Nodar Lominadze, Gizo Mamageishvili (Irakli Egoyan, 67'), Lasha Odisharia, Giorgi Abuashvili (Vakho Bedoshvili, 51') e Giorgi Kvernadze.
Suplentes: Mikheil Makatsaria, Levani Tandilashvili, Lado Odisvhili, Levan Osikmashvili, Luka Gagnidze, Gabriel Sigua e Vasili Gkordeziani.
Treinador: Ramaz Svanadze
Golos: -
Disciplina: cartão amarelo a Giorgi Kvernadze (53'), a Gizo Mamageishvili (55') e a Nodar Lominadze (72'). cartão vermelho a Lasha Odisharia (6')